Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ANÁLISE COMBINATÓRIA.

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ANÁLISE COMBINATÓRIA, RESULTADOS DA APLICAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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DURANTE A SUA APLICA??O FOI ADOTADA A METODOLOGIA DO ENSINO H?BRIDO, EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO COVID-19, SENDO A SALA DIVIDIDA EM DUAS TURMAS, A E B, E INTERMEDIADA PELOS APLICATIVOS CENTRO DE M?DIAS/S?O PAULO E MEET, POR ONDE, PODE-SE COMPARTILHAR TELAS PREPARADAS EM SLIDES PELO APLICATIVO POWER POINT, E, OS ALUNOS NA CONDI??O REMOTA, PUDERAM ACOMPANHARA A AULA E EXPOR SEUS QUESTIONAMENTOS. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI APRIMORAR O RACIOC?NIO L?GICO DOS ESTUDANTES ATRAV?S DA AN?LISE DE POSSIBILIDADES E COMBINA??ES DE UMA VARI?VEL. A ESCOLHA DESTA TEM?TICA SE DEVE AO BAIXO APROVEITAMENTO DOS ALUNOS NA S?RIE/ANO ANTERIOR, DE FORMA QUE, ELA SE TORNOU UMA HABILIDADE DE RETOMADA AOS ESTUDANTES NO ANO DE 2021. ASSIM, OS OBJETIVOS SECUND?RIOS FORAM LEVAR OS ESTUDANTES A ?COMPREENDER OS RACIOC?NIOS COMBINAT?RIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO NA RESOLU??O DE SITUA??ES-PROBLEMA DE CONTAGEM INDIRETA DO N?MERO DE POSSIBILIDADES DE OCORR?NCIA DE UM EVENTO? E ?SABER CALCULAR PROBABILIDADES DE EVENTOS EM DIFERENTES SITUA??ES-PROBLEMA, RECORRENDO A RACIOC?NIOS COMBINAT?RIOS GERAIS, SEM A NECESSIDADE DE APLICA??O DE F?RMULAS ESPEC?FICAS? (EFAPE, 2021, P.09). ANTES DE INICIARMOS O DESENVOLVIMENTO DESTA SEQU?NCIA DID?TICA, TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DE UMA AULA COM A PROFESSORA KARLA E REALIZAR UM PRIMEIRO MOVIMENTO DE OBSERVA??O DE AULA, CONDI??O FUNDAMENTAL POIS APRESENTAMOS O OBJETIVO DO PROJETO PIBID AOS ESTUDANTES, AL?M DE CONHECERMOS UM POUCO MAIS A REALIDADE DA SALA DE AULA, O QUE PERMITIU TER MAIOR PROPRIEDADE PARA PREPARAR O MATERIAL A SER APLICADO NAS AULAS SUBSEQUENTES. A ELABORA??O DO MATERIAL SEGUIU COMO REFER?NCIA O LIVRO ?MATEM?TICA CI?NCIA E APLICA??ES?, DE GELSON IEZZI (2016), POR SUA EXPOSI??O DID?TICA E A CLAREZA AO APRESENTAR OS CONCEITOS E PELO CONJUNTO DE EXERC?CIOS REFLEXIVOS. 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NESTE MOMENTO PUDEMOS REALMENTE VERIFICAR QUE ESTA HABILIDADE N?O FOI CONTEMPLADA NO ANO ANTERIOR, E DESTE MODO, PLANEJAMOS TRABALHAR ELA EM SUA TOTALIDADE. INICIAMOS ENT?O A EXPLICA??O DO PRINC?PIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, COM EXEMPLOS SIMPLES E DID?TICOS, UTILIZANDO DIAGRAMA DA ?RVORE (O QUAL ELES TINHAM UM BOM CONHECIMENTO PR?VIO) E DEPOIS EXPLICAMOS COMO FACILITAR OS C?LCULOS SEM PRECISAR DO DIAGRAMA. OS ALUNOS FIZERAM EXERC?CIOS E N?O TIVERAM DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO. LOGO AP?S INICIAMOS EXERC?CIOS EM QUE HAVIA RESTRI??ES, COMO POR EXEMPLO NA MONTAGEM DE N?MEROS COM ALGARISMO DE FINAL PAR OU ?MPAR, N?O COME?AR UM N?MERO COM O ALGARISMO ZERO, ALGARISMOS DISTINTOS, ENTRE OUTRAS. NESTA ETAPA NOTAMOS QUE SENTIRAM UM POUCO DE DIFICULDADE, POR?M, AP?S ENTENDEREM A L?GICA DO EXERC?CIO, CONSEGUIRAM DESENVOLV?-LOS DE MANEIRA SATISFAT?RIA. EM CONTINUIDADE, FOI DADA A EXPLICA??O DE FATORIAL, O QUAL ELES TAMB?M N?O TIVERAM DIFICULDADES EM SEU ENTENDIMENTO E EXECU??O. PARTIMOS PARA OS EXERC?CIOS MAIS ELABORADOS, E INTRODUZIMOS O CONTE?DO ANAGRAMAS, E PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO, UTILIZAMOS O NOME DOS PR?PRIOS ALUNOS PARA EXPLICAR A DIFEREN?A ENTRE ANAGRAMAS SEM E COM ELEMENTOS REPETIDOS. A SEGUIR, COLOCAMOS RESTRI??ES NOS ANAGRAMAS, COMO POR EXEMPLO FIXAR UMA OU MAIS LETRAS. EXPLICAMOS ENT?O QUE PODER?AMOS FAZER PERMUTA??O, ARRANJO E COMBINA??O SIMPLES UTILIZANDO F?RMULAS, POR?M, COMO J? HAVIAM APRENDIDO SEM F?RMULAS, UTILIZANDO APENAS O RACIOC?NIO L?GICO, ELES PUDERAM OPTAR EM N?O AS UTILIZAR. OUTRO ASSUNTO IMPORTANTE FOI ARRANJO COM REPETI??O, QUE ? MUITO UTILIZADO PARA SABER A QUANTIDADE DE COMBINA??ES DE PLACAS DE CARROS OU DE N?MEROS DE TELEFONES. PARA FINALIZAR A SEQU?NCIA DID?TICA, APLICAMOS PARA OS ALUNOS DESTA SALA UMA AVALIA??O EM FORMA DE PROVA ABERTA, NO QUAL CONSEGUIMOS COLHER RESULTADOS IMPORTANTES, TAIS COMO AS PRINCIPAIS FACILIDADES E DIFICULDADES NO ASSUNTO PROPOSTO, AS HABILIDADES CONTEMPLADAS E N?O CONTEMPLADAS, OS POSS?VEIS MOTIVOS PARA TAIS RESULTADOS, AS HABILIDADES QUE DEVER?O SER RETOMADAS, ENTRE OUTROS, ASSIM OS RESULTADOS FORAM APRESENTADOS ATRAV?S DE DADOS E GR?FICOS ESTAT?STICOS."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR OS RESULTADOS PR?TICOS DA APLICA??O DE UMA SEQU?NCIA DID?TICA, DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA ESTADUAL, NA CIDADE DE FRANCA/SP. O ARTIGO ? RESULTADO DE UM PROJETO DESENVOLVIDO POR DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA DO CENTRO UNIVERSIT?RIO DE FRANCA (UNI-FACEF) EM PARCERIA COM O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID) NO ANO DE 2021. A SEQU?NCIA DID?TICA FOI ELABORADA PELOS ALUNOS MARCOS RODRIGUES; OT?VIO FRANCISCONI E ANDR? PEIXOTO, SOB A SUPERVIS?O DA PROFESSORA KARLA KISS R. FERREIRA E APLICADA PARA UMA TURMA DA TERCEIRA S?RIE DO ENSINO M?DIO NA ESCOLA ESTADUAL JOS? PINHEIRO DE LACERDA - CAPIT?O. DURANTE A SUA APLICA??O FOI ADOTADA A METODOLOGIA DO ENSINO H?BRIDO, EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO COVID-19, SENDO A SALA DIVIDIDA EM DUAS TURMAS, A E B, E INTERMEDIADA PELOS APLICATIVOS CENTRO DE M?DIAS/S?O PAULO E MEET, POR ONDE, PODE-SE COMPARTILHAR TELAS PREPARADAS EM SLIDES PELO APLICATIVO POWER POINT, E, OS ALUNOS NA CONDI??O REMOTA, PUDERAM ACOMPANHARA A AULA E EXPOR SEUS QUESTIONAMENTOS. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI APRIMORAR O RACIOC?NIO L?GICO DOS ESTUDANTES ATRAV?S DA AN?LISE DE POSSIBILIDADES E COMBINA??ES DE UMA VARI?VEL. A ESCOLHA DESTA TEM?TICA SE DEVE AO BAIXO APROVEITAMENTO DOS ALUNOS NA S?RIE/ANO ANTERIOR, DE FORMA QUE, ELA SE TORNOU UMA HABILIDADE DE RETOMADA AOS ESTUDANTES NO ANO DE 2021. ASSIM, OS OBJETIVOS SECUND?RIOS FORAM LEVAR OS ESTUDANTES A ?COMPREENDER OS RACIOC?NIOS COMBINAT?RIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO NA RESOLU??O DE SITUA??ES-PROBLEMA DE CONTAGEM INDIRETA DO N?MERO DE POSSIBILIDADES DE OCORR?NCIA DE UM EVENTO? 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NESTE MOMENTO PUDEMOS REALMENTE VERIFICAR QUE ESTA HABILIDADE N?O FOI CONTEMPLADA NO ANO ANTERIOR, E DESTE MODO, PLANEJAMOS TRABALHAR ELA EM SUA TOTALIDADE. INICIAMOS ENT?O A EXPLICA??O DO PRINC?PIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, COM EXEMPLOS SIMPLES E DID?TICOS, UTILIZANDO DIAGRAMA DA ?RVORE (O QUAL ELES TINHAM UM BOM CONHECIMENTO PR?VIO) E DEPOIS EXPLICAMOS COMO FACILITAR OS C?LCULOS SEM PRECISAR DO DIAGRAMA. OS ALUNOS FIZERAM EXERC?CIOS E N?O TIVERAM DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO. LOGO AP?S INICIAMOS EXERC?CIOS EM QUE HAVIA RESTRI??ES, COMO POR EXEMPLO NA MONTAGEM DE N?MEROS COM ALGARISMO DE FINAL PAR OU ?MPAR, N?O COME?AR UM N?MERO COM O ALGARISMO ZERO, ALGARISMOS DISTINTOS, ENTRE OUTRAS. NESTA ETAPA NOTAMOS QUE SENTIRAM UM POUCO DE DIFICULDADE, POR?M, AP?S ENTENDEREM A L?GICA DO EXERC?CIO, CONSEGUIRAM DESENVOLV?-LOS DE MANEIRA SATISFAT?RIA. EM CONTINUIDADE, FOI DADA A EXPLICA??O DE FATORIAL, O QUAL ELES TAMB?M N?O TIVERAM DIFICULDADES EM SEU ENTENDIMENTO E EXECU??O. PARTIMOS PARA OS EXERC?CIOS MAIS ELABORADOS, E INTRODUZIMOS O CONTE?DO ANAGRAMAS, E PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO, UTILIZAMOS O NOME DOS PR?PRIOS ALUNOS PARA EXPLICAR A DIFEREN?A ENTRE ANAGRAMAS SEM E COM ELEMENTOS REPETIDOS. A SEGUIR, COLOCAMOS RESTRI??ES NOS ANAGRAMAS, COMO POR EXEMPLO FIXAR UMA OU MAIS LETRAS. EXPLICAMOS ENT?O QUE PODER?AMOS FAZER PERMUTA??O, ARRANJO E COMBINA??O SIMPLES UTILIZANDO F?RMULAS, POR?M, COMO J? HAVIAM APRENDIDO SEM F?RMULAS, UTILIZANDO APENAS O RACIOC?NIO L?GICO, ELES PUDERAM OPTAR EM N?O AS UTILIZAR. OUTRO ASSUNTO IMPORTANTE FOI ARRANJO COM REPETI??O, QUE ? MUITO UTILIZADO PARA SABER A QUANTIDADE DE COMBINA??ES DE PLACAS DE CARROS OU DE N?MEROS DE TELEFONES. PARA FINALIZAR A SEQU?NCIA DID?TICA, APLICAMOS PARA OS ALUNOS DESTA SALA UMA AVALIA??O EM FORMA DE PROVA ABERTA, NO QUAL CONSEGUIMOS COLHER RESULTADOS IMPORTANTES, TAIS COMO AS PRINCIPAIS FACILIDADES E DIFICULDADES NO ASSUNTO PROPOSTO, AS HABILIDADES CONTEMPLADAS E N?O CONTEMPLADAS, OS POSS?VEIS MOTIVOS PARA TAIS RESULTADOS, AS HABILIDADES QUE DEVER?O SER RETOMADAS, ENTRE OUTROS, ASSIM OS RESULTADOS FORAM APRESENTADOS ATRAV?S DE DADOS E GR?FICOS ESTAT?STICOS.

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