O TRABALHO APRESENTADO RELATA UMA OFICINA REALIZADA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO, TAL EVENTO OCORREU DE FORMA VIRTUAL DEVIDO À PANDEMIA QUE O MUNDO ENFRENTA. VISANDO DESMISTIFICAR AS PÓS-VERDADES ENVOLVENDO AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CORONAVÍRUS, FOI ESCOLHIDO DISCUTIR O FUNCIONAMENTO DO TERMÔMETRO INFRAVERMELHO, DO PORQUE O SEU USO NÃO CAUSA DANOS À SAÚDE, E COMO ISSO PODE IMPACTAR NA MEDIÇÃO DE TEMPERATURA EM LOCAIS PÚBLICOS. COMO PARTE DO TRABALHO, FOI DESENVOLVIDO UM BREVE MATERIAL PARA LEITURA POSTERIOR ÀS APRESENTAÇÕES E PARA LIVRE DISTRIBUIÇÃO PELAS ESCOLAS E PROFESSORES SUPERVISORES. O OBJETIVO FOI ABRANGER CONTEÚDOS INTERDISCIPLINARES E COM CARÁTER TRANSVERSAL, CONTEMPLANDO ASSUNTOS DE FÍSICA E QUÍMICA, RELACIONANDO TAL CONHECIMENTO AO FENÔMENO DA PANDEMIA, QUE ATINGE A VIDA DE TODOS. POR FIM, VALE RESSALTAR QUE AS OFICINAS FORAM REALIZADAS COM O INTUITO PURAMENTE EDUCACIONAL, SEM CARÁTER AVALIATIVO E COM RETORNO INFORMAL, POR MEIO DE SOLUÇÃO DE DÚVIDAS.