O ANO DE 2020 FOI MARCADO PELO INÍCIO DA PANDEMIA DA COVID-19, CAUSADA PELO VÍRUS
SARS-COV-2, E NA TENTATIVA DE CONTER A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS FORAM CRIADAS MEDIDAS QUE
INCLUÍAM O ISOLAMENTO SOCIAL E O FECHAMENTO DE SETORES NÃO ESSENCIAIS, ENTRE ELES AS ESCOLAS.
PARA DAR CONTINUIDADE AO ENSINO, FOI IMPLEMENTADA A MODALIDADE DE ENSINO REMOTO, NO ENTANTO,
HOUVE REDUÇÃO NO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES ESCOLARES. A PESQUISA FOI REALIZADA
NUMA ESCOLA PÚBLICA DO EXTREMO NORTE DO TOCANTINS, COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE DIVERSOS FATORES ESTÃO RELACIONADOS A REDUÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS
ALUNOS NAS AULAS, COMO A DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET E A DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS, ALÉM DO
POUCO ACESSO A MATERIAIS DE ESTUDO E A INADEQUAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTUDO, TUDO ISSO ALIADO AO
ISOLAMENTO SOCIAL E OS EFEITOS NA ROTINA DOS ALUNOS.