A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É BASEADA NA PRÁTICA EDUCACIONAL E TEM O COMPROMISSO DE FORMAR CIDADÃOS
AMBIENTALMENTE CONSCIENTES. ESTE TRABALHO OBJETIVOU RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL, OBTIDAS POR MEIO DE AÇÕES OCORRIDAS DURANTE A APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO DO
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA APLICADAS EM TURMAS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. O
PROJETO BUSCOU PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAR OS ALUNOS SOBRE A PREVENÇÃO E
CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, POR MEIO DA PRODUÇÃO DE MAPAS MENTAIS PELOS MESMOS COM BASE NO
CONHECIMENTO PRÉVIO QUE ELES CONTINHAM. OBSERVOU-SE UM RESULTADO POSITIVO NA APLICAÇÃO,
PRINCIPALMENTE EM DECORRÊNCIA DA DIVERSIDADE DE TEMÁTICAS QUE OS ALUNOS ABORDARAM NOS MAPAS MENTAIS,
QUE ESTAVAM RELACIONADAS À SUSTENTABILIDADE, IMPACTOS AMBIENTAIS E AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS. A VARIAÇÃO
DAS TEMÁTICAS MOSTROU QUE OS ALUNOS POSSUEM UM VASTO CONHECIMENTO PRÉVIO ACERCA DO TEMA, MOSTRANDO
QUE A APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS, QUE VISEM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS, CONTRIBUEM PARA A MELHOR
COMPREENSÃO SOBRE A INTERAÇÃO HUMANA COM O MEIO AMBIENTE DE FORMA HARMONIOSA E AS CONSEQUÊNCIAS
DAS AÇÕES HUMANAS DEIXADAS NA NATUREZA.