Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PANDEMICO DA COVID-19: ANÁLISE DO CADERNO DE ATIVIDADE DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇÚ/PA

Palavra-chaves: CADERNOS AVALIATIVOS, GEOGRAFIA, ENSINO REMOTO, TÉCNICAS DE ENSINO, Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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LOGO, ALUNOS E PROFESSORES TIVERAM QUE SE ADAPTAR ÀS AULAS A DISTÂNCIA PARA DAR CONTINUIDADE AO ENSINO FAZENDO USO DE DIVERSOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, PORÉM, A MAIORIA DAS ESCOLAS NÃO POSSUEM A INFRAESTRUTURA PARA IMPLEMENTAR O ENSINO À DISTÂNCIA E GRANDE PARTE DOS PROFESSORES NÃO ESTÃO CAPACITADOS OU FAMILIARIZADOS COM O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO SE ADAPTAR AO QUE É CONSIDERADO “NOVO NORMAL”. COM ISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O DESEMPENHO DOS CADERNOS DE ATIVIDADES APLICADOS POR PROFESSORES AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO. A ESCOLA PROFESSORA MARIA ODETE BARBOSA MARVÃO USOU COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO OS “CADERNOS AVALIATIVOS”, NELE CONTÉM TODAS AS DISCIPLINAS DO ENSINO BÁSICO, NO QUAL OS PROFESSORES FAZEM UMA PEQUENA INTRODUÇÃO DO CONTEÚDO PROPOSTO E LOGO EM SEGUIDA ELABORAM QUESTÕES AVALIATIVAS, DESSE MODO AVALIA-SE O DESEMPENHO DO ALUNO E LHE ATRIBUEM NOTA PARA PASSAR DE ANO, PORÉM, HÁ UMA PROBLEMÁTICA QUANTO A VERACIDADE DAS RESPOSTAS, POIS EM MUITOS CASOS SÃO OS FAMILIARES OU AMIGOS PRÓXIMOS QUE REALIZAM A RESOLUÇÃO DOS CADERNOS. ESSA É A NOVA REALIDADE QUE OS DOCENTES E DISCENTES ENFRENTAM, MANIFESTANDO-SE CADA VEZ MAIS O QUÃO ESTE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NÃO ESTAVA PRESENTE NOS PLANOS DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, PORÉM, FOI INSTITUÍDO PARA QUE DE ALGUMA FORMA PUDESSE DIMINUIR OS DANOS QUE ESTE MOMENTO PANDÊMICO CAUSA/CAUSOU AO ENSINO-APRENDIZAGEM. POR TANTO, ESTA PESQUISA REVELA AS DEFICIÊNCIAS DESSE MÉTODO E AS DESIGUALDADES VIVENCIADAS PELOS ALUNOS, E O QUÃO NOVA ESSA METODOLOGIA DE ENSINO EMERGENCIAL É PARA OS PROFESSORES. A FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO ACABA POR INVIABILIZAR AINDA MAIS O ACESSO À EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA. O BRASIL ENFRENTA GRAVES PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO, E A FALTA DE INVESTIMENTO É UMA DELAS. A PESQUISA EM QUESTÃO TEM COMO FINALIDADE IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS E PROFESSORES DURANTE ESSE PERÍODO DE RESTRIÇÕES SOCIAIS E MIGRAÇÃO DO MODELO PRESENCIAL PARA O REMOTO. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS ESTRUTURADOS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES, BUSCANDO IDENTIFICAR QUAIS FORAM AS PERCEPÇÕES DE AMBOS DURANTE ESSE PERÍODO. POR TANTO, FORAM APLICADOS OS QUESTIONÁRIOS A 5 (CINCO) PROFESSORES DE GEOGRAFIA DESTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A 5 (CINCO) ALUNOS DO NONO ANO, ONDE PRETENDEU-SE IDENTIFICAR DINÂMICAS INTERACIONAIS ENTRE EDUCANDOS-DISCENTES NESTE MÉTODO DE EAD ADOTADO NO PERÍODO PANDÊMICO, E SE OS PILARES DA EDUCAÇÃO ESTAVAM SENDO SEGUIDOS QUANTO AO APRENDIZADO. A ANÁLISE DOS DADOS FOI ALCANÇADA ENGLOBANDO A ESCALA DE LIKERT, QUE CONSIDERA SE AS RESPOSTAS SÃO MUITO SATISFATÓRIAS, SATISFATÓRIAS E INSATISFATÓRIAS, FAZENDO USO METODOLOGICAMENTE DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA/QUALITATIVA, NO QUAL OS RESULTADOS DA ANÁLISE DESSES INDICADORES FORAM TABULADOS E SISTEMATIZADOS, TRAZENDO À TONA O DÉFICIT ACERCA DESTE MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, DESDE A QUALIDADE DAS IMPRESSÕES A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS. COM OS RESULTADOS, NOTA-SE QUE A QUALIDADE DOS CADERNOS AVALIATIVOS NÃO É ALGO QUE AGRADA OS DISCENTES POIS DIFICULTA O ENTENDIMENTO DOS TEMAS, TENDO EM VISTA QUE, OS ALUNOS NÃO POSSUEM UM AMBIENTE APROPRIADO PARA A APRENDIZAGEM, TORNANDO ASSIM, MAIS COMPLEXA A ASSIMILAÇÃO DE CONHECIMENTO, SENDO QUE NO ENSINO PRESENCIAL JÁ SE OBSERVAVA A DIFICULDADE DO PROFESSOR NO ATO DE LECIONAR E A CARÊNCIA DE CONCENTRAÇÃO POR PARTE DO EDUCANDO, NESSE MOMENTO PRESENTE COM O MÉTODO DE EAD, AGRAVOU-SE AINDA MAIS OS RESULTADOS. TODAVIA, O ENSINO ESCOLAR É UMA VALIOSA FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO DIRETAMENTE LIGADA AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E CULTURAL É ATRAVÉS DELA QUE UM CIDADÃO SE TORNA MAIS CRÍTICO, TEM MAIS OPORTUNIDADES DE EMPREGO E MELHORIA NA SUA PRÓPRIA QUALIDADE DE VIDA.  LOGO, QUANDO ANALISAMOS AS DIMENSÕES QUE A EDUCAÇÃO PODE CAUSAR NA SOCIEDADE, CHEGAMOS À CONCLUSÃO QUE ELA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS ATUANTES. ALÉM DISSO, O PROFESSOR TEM PAPEL CENTRAL NA EDUCAÇÃO E PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS, ELE DEVE APRENDER A CONHECER A REALIDADE DO ALUNO, DA SUA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE EM QUE A ESCOLA E ESTES ESTUDANTES ESTÃO INSERIDOS, MOSTRANDO-LHES COMO PÔR EM PRÁTICA O QUE FOI ENSINADO NA SALA DE AULA. \r\n
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ALÉM DISSO, O PROFESSOR TEM PAPEL CENTRAL NA EDUCAÇÃO E PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS, ELE DEVE APRENDER A CONHECER A REALIDADE DO ALUNO, DA SUA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE EM QUE A ESCOLA E ESTES ESTUDANTES ESTÃO INSERIDOS, MOSTRANDO-LHES COMO PÔR EM PRÁTICA O QUE FOI ENSINADO NA SALA DE AULA. \r\n
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NO CONTEXTO DA COVID-19, DOENÇA DESCOBERTA NA CHINA APÓS CASOS REGISTRADOS EM DEZEMBRO DE 2019 PELO NOVO CORONAVÍRUS, CUJO NOME CIENTIFICO É SARS-COV-2. DEVIDO AO SEU ALTO PODER DE TRANSMISSÃO, EM APENAS TRÊS MESES FOI DECLARADA A PANDEMIA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). ISTO É, TIVEMOS UMA TRANSFORMAÇÃO NA MANEIRA COMO VIVEMOS EM SOCIEDADE. ESSAS MUDANÇAS FORAM DE EXTREMA NECESSIDADE PARA QUE PUDÉSSEMOS NOS PROTEGER DO VÍRUS E AS TAXAS DE INFECÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS DIMINUÍSSEM. NA SOCIEDADE BRASILEIRA, AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, DEVIDO À QUARENTENA COMO PRECAUÇÃO PARA REDUZIR A TRANSMISSÃO DO VÍRUS, ENCERRARAM AS AULAS PRESENCIAIS. COM ISSO, HOUVE O CONGELAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS PROVOCANDO MUDANÇAS NAS ATIVIDADES ESCOLARES ATRAVÉS DO USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS, E UTILIZOU-SE A PRÁTICA DE ENSINO A DISTÂNCIA EMERGENCIAL. LOGO, ALUNOS E PROFESSORES TIVERAM QUE SE ADAPTAR ÀS AULAS A DISTÂNCIA PARA DAR CONTINUIDADE AO ENSINO FAZENDO USO DE DIVERSOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, PORÉM, A MAIORIA DAS ESCOLAS NÃO POSSUEM A INFRAESTRUTURA PARA IMPLEMENTAR O ENSINO À DISTÂNCIA E GRANDE PARTE DOS PROFESSORES NÃO ESTÃO CAPACITADOS OU FAMILIARIZADOS COM O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO SE ADAPTAR AO QUE É CONSIDERADO “NOVO NORMAL”. COM ISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O DESEMPENHO DOS CADERNOS DE ATIVIDADES APLICADOS POR PROFESSORES AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO. A ESCOLA PROFESSORA MARIA ODETE BARBOSA MARVÃO USOU COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO OS “CADERNOS AVALIATIVOS”, NELE CONTÉM TODAS AS DISCIPLINAS DO ENSINO BÁSICO, NO QUAL OS PROFESSORES FAZEM UMA PEQUENA INTRODUÇÃO DO CONTEÚDO PROPOSTO E LOGO EM SEGUIDA ELABORAM QUESTÕES AVALIATIVAS, DESSE MODO AVALIA-SE O DESEMPENHO DO ALUNO E LHE ATRIBUEM NOTA PARA PASSAR DE ANO, PORÉM, HÁ UMA PROBLEMÁTICA QUANTO A VERACIDADE DAS RESPOSTAS, POIS EM MUITOS CASOS SÃO OS FAMILIARES OU AMIGOS PRÓXIMOS QUE REALIZAM A RESOLUÇÃO DOS CADERNOS. ESSA É A NOVA REALIDADE QUE OS DOCENTES E DISCENTES ENFRENTAM, MANIFESTANDO-SE CADA VEZ MAIS O QUÃO ESTE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NÃO ESTAVA PRESENTE NOS PLANOS DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, PORÉM, FOI INSTITUÍDO PARA QUE DE ALGUMA FORMA PUDESSE DIMINUIR OS DANOS QUE ESTE MOMENTO PANDÊMICO CAUSA/CAUSOU AO ENSINO-APRENDIZAGEM. POR TANTO, ESTA PESQUISA REVELA AS DEFICIÊNCIAS DESSE MÉTODO E AS DESIGUALDADES VIVENCIADAS PELOS ALUNOS, E O QUÃO NOVA ESSA METODOLOGIA DE ENSINO EMERGENCIAL É PARA OS PROFESSORES. A FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO ACABA POR INVIABILIZAR AINDA MAIS O ACESSO À EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA. O BRASIL ENFRENTA GRAVES PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO, E A FALTA DE INVESTIMENTO É UMA DELAS. A PESQUISA EM QUESTÃO TEM COMO FINALIDADE IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS E PROFESSORES DURANTE ESSE PERÍODO DE RESTRIÇÕES SOCIAIS E MIGRAÇÃO DO MODELO PRESENCIAL PARA O REMOTO. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS ESTRUTURADOS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES, BUSCANDO IDENTIFICAR QUAIS FORAM AS PERCEPÇÕES DE AMBOS DURANTE ESSE PERÍODO. 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