Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO HÍBRIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: ALGUMAS METODOLOGIAS

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NAS OFICINAS, FORAM PROMOVIDAS DISCUSSÕES EM TORNO DESSES QUATRO EIXOS DE MODO QUE A PRODUÇÃO FOSSE APLICADA EM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS PLATAFORMAS DO GOOGLE SALA DE AULA E GOOGLE MEET JUNTO AOS ESTUDANTES DO CEU EMEF CASA BLANCA, ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO. PARA O TRABALHO FORMATIVO, FORAM FORMADOS QUATRO GRUPOS DE LICENCIANDOS, ORIENTADOS PELOS QUATRO PROFESSORES NA EQUIPE DE COORDENAÇÃO. A PRIMEIRA FORMAÇÃO ADOTOU, COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC, BRASIL, 2018). TRATOU-SE DA ANÁLISE CRÍTICA DOS PARÂMETROS E DIRETRIZES CURRICULARES PROPOSTOS E COM FOCO NA TRANSPOSIÇÃO PARA AS AULAS DE PORTUGUÊS NO ENSINO REMOTO, DEPOIS HÍBRIDO E, ATUALMENTE, PRESENCIAL. O FOCO DO TRABALHO FOI ANALISAR A PRESENÇA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS DENTRO DA BNCC E SUA ESTRUTURA DESDE AS QUATRO GRANDES ÁREAS DO CONHECIMENTO. A SEGUNDA FORMAÇÃO TEVE COMO TEMA OS LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS E ADOTOU COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O ARTIGO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: AS MUITAS FACETAS.” (SOARES, 2004). O FOCO FOI O DE REFLETIR COMO IR ALÉM DA ALFABETIZAÇÃO E TRABALHAR COM O LETRAMENTO TRAZ O TRABALHO DA VARIEDADE DOS TEXTOS DE ACORDO COM A SUA ESFERA DE CIRCULAÇÃO E CONHECIMENTO E A PARTICIPAÇÃO ATIVA NAS PRÁTICAS SOCIAIS. A TERCEIRA FORMAÇÃO TEVE COMO TEMA O ENSINO DE GRAMÁTICA E TOMOU COMO BASE O LIVRO GRAMÁTICA, VARIAÇÃO E ENSINO (VIEIRA (ORG.), 2017). A PARTIR DESSA OFICINA, FOI DESCONSTRUÍDA A IDEIA DE QUE ENSINAR LÍNGUA SIGNIFICA ENSINAR GRAMÁTICA. NESSA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA, FORAM PROPOSTAS PRÁTICAS PARA AS AULAS DE PORTUGUÊS VOLTADAS PARA A REFLEXÃO DA LÍNGUA EM USO. A QUARTA E ÚLTIMA FORMAÇÃO TEVE COMO TEMA O ENSINO DA ESCRITA E ADOTOU, ENTRE OUTROS, O LIVRO HISTÓRIA SOCIOPOLÍTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA (FARACO, 2016). 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DESSE MODO, NUMA RELAÇÃO CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS, OS LICENCIANDOS E PROFESSORES SUPERVISORES ERAM FORMADOS, E APLICAVAM AS NOVAS CONCEPÇÕES APREENDIDAS NO DIA-A-DIA DO ENSINO DE PORTUGUÊS POR MEIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS, PARTICIPANDO ATIVAMENTE DO PROCESSO DE ENSINO COM OS ESTUDANTES DO CEU. A PARTIR DESSE TRABALHO DESENVOLVIDO AO LONGO DE 18 MESES, OS RESULTADOS QUE MERECEM DESTAQUE SÃO CINCO: 1) FORMAÇÕES E AS OFICINAS PROPORCIONARAM DEBATES E PRODUÇÕES DE ATIVIDADES QUE PUDERAM SER APLICADAS, PELOS LICENCIANDOS E PELOS PROFESSORES SUPERVISORES, NOS CONTEÚDOS TRABALHADOS COM AS TURMAS DO CEU; 2) USO DAS PLATAFORMAS ON-LINE MOSTROU NOVOS MODOS DE GESTÃO DE TEMPO E ESPAÇO E COMO SUPERAR A FALTA DO MONITORAMENTO FACE A FACE; 3) ENTREGA DE TABLETS PARA OS ALUNOS PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO MAIS DE UM ANO APÓS O INÍCIO DA PANDEMIA PERPETUOU PROBLEMAS DE ACESSO ÀS PLATAFORMAS ONLINE QUE AFETAM, DE MANEIRA GERAL, A PERIFERIA DA CIDADE; 4) USO DAS PLATAFORMAS ON-LINE RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO CONTRA ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS EM COMENTÁRIOS DE VIOLÊNCIA QUE FICARAM MAIS FREQUENTES NO ESPAÇO DO CHAT; 5) ENSINO HÍBRIDO LEVOU À DIFICULDADE EM MANTER UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES E À SOBRECARGA DOS PROFESSORES. PODEMOS FINALMENTE CONSIDERAR QUE O SUBPROJETO APRESENTOU PROPOSTAS DIDÁTICAS COMO RESPOSTA ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS DURANTE O ENSINO REMOTO E HÍBRIDO, DE MANEIRA A INSERIR OS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E A INTERAÇÃO LICENCIANDOS/PROFESSORES E ALUNOS EM FORMATO INOVADOR, COM UMA METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O SUBPROJETO LÍNGUA PORTUGUESA DO CURSO DE LETRAS DA FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMEÇOU A SER PLANEJADO NO FIM DO ANO DE 2019 COM O PROPÓSITO DE INGRESSAR NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). DA NOITE PARA O DIA, ENTRETANTO, FOMOS SUBMETIDOS ÀS CONDIÇÕES DE ISOLAMENTO SOCIAL REQUERIDAS PELA PANDEMIA DO COVID-19. A PARTIR DESSA SITUAÇÃO DE CRISE SANITÁRIA E POLÍTICO-SOCIAL, ESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE REINVENÇÃO DAS METODOLOGIAS, BUSCANDO ADEQUAR-SE A ESSE NOVO MOMENTO PANDÊMICO. PARA TANTO, ADOTAMOS ALGUNS PROCEDIMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS: A) FORMAÇÃO CONJUNTA, ORIENTADA PELOS PROFESSORES COORDENADORES, COM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS PROFESSORES SUPERVISORES E LICENCIANDOS POR MEIO DE DOIS TIPOS DE OFICINAS METODOLÓGICA E TEMÁTICAS. NAS OFICINAS, FORAM PROMOVIDAS DISCUSSÕES EM TORNO DESSES QUATRO EIXOS DE MODO QUE A PRODUÇÃO FOSSE APLICADA EM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS PLATAFORMAS DO GOOGLE SALA DE AULA E GOOGLE MEET JUNTO AOS ESTUDANTES DO CEU EMEF CASA BLANCA, ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO. PARA O TRABALHO FORMATIVO, FORAM FORMADOS QUATRO GRUPOS DE LICENCIANDOS, ORIENTADOS PELOS QUATRO PROFESSORES NA EQUIPE DE COORDENAÇÃO. A PRIMEIRA FORMAÇÃO ADOTOU, COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC, BRASIL, 2018). TRATOU-SE DA ANÁLISE CRÍTICA DOS PARÂMETROS E DIRETRIZES CURRICULARES PROPOSTOS E COM FOCO NA TRANSPOSIÇÃO PARA AS AULAS DE PORTUGUÊS NO ENSINO REMOTO, DEPOIS HÍBRIDO E, ATUALMENTE, PRESENCIAL. O FOCO DO TRABALHO FOI ANALISAR A PRESENÇA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS DENTRO DA BNCC E SUA ESTRUTURA DESDE AS QUATRO GRANDES ÁREAS DO CONHECIMENTO. A SEGUNDA FORMAÇÃO TEVE COMO TEMA OS LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS E ADOTOU COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O ARTIGO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: AS MUITAS FACETAS.” (SOARES, 2004). O FOCO FOI O DE REFLETIR COMO IR ALÉM DA ALFABETIZAÇÃO E TRABALHAR COM O LETRAMENTO TRAZ O TRABALHO DA VARIEDADE DOS TEXTOS DE ACORDO COM A SUA ESFERA DE CIRCULAÇÃO E CONHECIMENTO E A PARTICIPAÇÃO ATIVA NAS PRÁTICAS SOCIAIS. A TERCEIRA FORMAÇÃO TEVE COMO TEMA O ENSINO DE GRAMÁTICA E TOMOU COMO BASE O LIVRO GRAMÁTICA, VARIAÇÃO E ENSINO (VIEIRA (ORG.), 2017). A PARTIR DESSA OFICINA, FOI DESCONSTRUÍDA A IDEIA DE QUE ENSINAR LÍNGUA SIGNIFICA ENSINAR GRAMÁTICA. NESSA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA, FORAM PROPOSTAS PRÁTICAS PARA AS AULAS DE PORTUGUÊS VOLTADAS PARA A REFLEXÃO DA LÍNGUA EM USO. A QUARTA E ÚLTIMA FORMAÇÃO TEVE COMO TEMA O ENSINO DA ESCRITA E ADOTOU, ENTRE OUTROS, O LIVRO HISTÓRIA SOCIOPOLÍTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA (FARACO, 2016). O FOCO FOI O ENSINO DA ORTOGRAFIA, SUA AQUISIÇÃO E O DESNÍVEL ENTRE A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O ATO DA ESCRITA CONVENCIONADA, QUE JUSTIFICA OS ERROS ORTOGRÁFICOS. EM RELAÇÃO ÀS OFICINAS “METODOLOGIA”, UM MOMENTO INAUGURAL EM QUE LICENCIANDOS, PROFESSORES SUPERVISORES E COORDENADORES ESTAVAM REUNIDOS NA REFLEXÃO ACERCA DE COMO FAZER UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004); EM SEGUIDA AS DISCUSSÕES EM TORNO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DO MATERIAL PRODUZIDO PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO TRILHAS DE APRENDIZAGENS (2020). NAS OFICINAS TEMÁTICAS, OS PROFESSORES COORDENADORES ORGANIZARAM CICLOS DE QUATRO OFICINAS. DE MODO SIMULTÂNEO, A OFICINA “GÊNEROS” ABORDOU OS VÁRIOS GÊNEROS DO DISCURSO, EM PARTICULAR, OS ARGUMENTATIVOS E TEVE, COMO BASE TEÓRICA, O ENSAIO OS GÊNEROS DO DISCURSO (BAKHTIN, 2016). O FOCO FOI DISCUTIR OS GÊNEROS ARGUMENTATIVOS, COLETAR CORPUS REPRESENTANTES DOS DIFERENTES GÊNEROS E ANALISÁ-LOS JUSTAMENTE COM A ANÁLISE DO ENSINO DOS GÊNEROS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS. AO FINAL, OS LICENCIANDOS PRODUZIRAM PROPOSTAS DIDÁTICAS DE DIFERENTES GÊNEROS DO DISCURSO. A OFICINA “LÉXICO” ABORDOU O ENSINO DE ELEMENTOS LÉXICO-GRAMATICAIS E TEVE, COMO FOCO, O ARTIGO “THE ROLE OF VOCABULARY TEACHING” (RICHARDS, 1976). O DESTAQUE DO TRABALHO DE LÉXICO E DE GRAMÁTICA SE DETEVE NOS TEXTOS ESCRITOS, CONSIDERANDO SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. COMO RESULTADO, OS LICENCIANDOS PRODUZIRAM ATIVIDADES LÉXICO-GRAMATICAIS PARTINDO DE UM TEXTO REAL. A OFICINA “ORTOGRAFIA” DIZ RESPEITO À ESCRITA TENDO COMO BASE O LIVRO O TEXTO NA SALA DE AULA (GERALDI, 1999), MAIS PARTICULARMENTE, O CAPÍTULO “ESCRITA, USO DA ESCRITA E AVALIAÇÃO” DE GERALDI. O OBJETIVO FOI PROPOR UMA NOVA FORMA DE OLHAR PARA O TEXTO ESCRITO DO ALUNO, ENTENDENDO OS FENÔMENOS ALI PRESENTES, SEM CORRIGIR IMEDIATAMENTE. OS LICENCIANDOS DESCREVERAM, MINUCIOSAMENTE, MANUSCRITOS DE ALUNOS E REALIZARAM UMA TABELA QUANTITATIVA COM AS DIFICULDADES DOS ALUNOS PARA TRABALHAR COM ELAS EM SALA DE AULA. A OFICINA “ARGUMENTAÇÃO” TEVE COMO TEMA O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E BASEOU-SE, PRINCIPALMENTE, NO ARTIGO “O TRABALHO COM ARGUMENTAÇÃO EM AMBIENTES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DESAFIO PERSISTENTE” (LEITÃO, 2012). O FOCO FOI ESTUDAR OS COMPONENTES DE UM ARGUMENTO (TESE, RAZÕES, GARANTIA, BASE, MODALIZAÇÃO E RESERVA) E O ESTUDO DAS PROVAS RETÓRICAS (LOGOS, ETHOS E PATHOS). HOUVE A DISCUSSÃO DE COMO A ARGUMENTAÇÃO ESTÁ PRESENTE EM DIFERENTES CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, O QUE RENDEU A PRODUÇÃO DE UM PODCAST PELOS LICENCIANDOS. DESSE MODO, NUMA RELAÇÃO CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS, OS LICENCIANDOS E PROFESSORES SUPERVISORES ERAM FORMADOS, E APLICAVAM AS NOVAS CONCEPÇÕES APREENDIDAS NO DIA-A-DIA DO ENSINO DE PORTUGUÊS POR MEIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS, PARTICIPANDO ATIVAMENTE DO PROCESSO DE ENSINO COM OS ESTUDANTES DO CEU. A PARTIR DESSE TRABALHO DESENVOLVIDO AO LONGO DE 18 MESES, OS RESULTADOS QUE MERECEM DESTAQUE SÃO CINCO: 1) FORMAÇÕES E AS OFICINAS PROPORCIONARAM DEBATES E PRODUÇÕES DE ATIVIDADES QUE PUDERAM SER APLICADAS, PELOS LICENCIANDOS E PELOS PROFESSORES SUPERVISORES, NOS CONTEÚDOS TRABALHADOS COM AS TURMAS DO CEU; 2) USO DAS PLATAFORMAS ON-LINE MOSTROU NOVOS MODOS DE GESTÃO DE TEMPO E ESPAÇO E COMO SUPERAR A FALTA DO MONITORAMENTO FACE A FACE; 3) ENTREGA DE TABLETS PARA OS ALUNOS PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO MAIS DE UM ANO APÓS O INÍCIO DA PANDEMIA PERPETUOU PROBLEMAS DE ACESSO ÀS PLATAFORMAS ONLINE QUE AFETAM, DE MANEIRA GERAL, A PERIFERIA DA CIDADE; 4) USO DAS PLATAFORMAS ON-LINE RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO CONTRA ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS EM COMENTÁRIOS DE VIOLÊNCIA QUE FICARAM MAIS FREQUENTES NO ESPAÇO DO CHAT; 5) ENSINO HÍBRIDO LEVOU À DIFICULDADE EM MANTER UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES E À SOBRECARGA DOS PROFESSORES. PODEMOS FINALMENTE CONSIDERAR QUE O SUBPROJETO APRESENTOU PROPOSTAS DIDÁTICAS COMO RESPOSTA ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS DURANTE O ENSINO REMOTO E HÍBRIDO, DE MANEIRA A INSERIR OS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E A INTERAÇÃO LICENCIANDOS/PROFESSORES E ALUNOS EM FORMATO INOVADOR, COM UMA METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM.

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