ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR O CONSELHO DE CLASSE COMO INSTÂNCIA COLEGIADA QUE PROMOVE A ARTICULAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES, ESTUDOS E REFLEXÕES FEITOS NA ESCOLA-CAMPO, ONDE SOMOS RESIDENTES DO PROGRAMA DE EXTENSÃO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP. PARA TANTO, METODOLOGICAMENTE, REALIZAMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DIALOGANDO COM AUTORES QUE NOS AUXILIASSEM A REFLETIR SOBRE AS OBSERVAÇÕES E ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES QUE REALIZAMOS NA ESCOLA-CAMPO POR MEIO DO PRP. BUSCAMOS EM LIVROS E ARTIGOS O AMPARO PARA AS DISCUSSÕES SOBRE O CONSELHO DE CLASSE E O TRABALHO DO PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA. NESSE CAMINHO, DIALOGAMOS INTENSAMENTE COM DALBEN (2006; 2014) E MULLER (2008), QUE ENTENDEM ESTA INSTÂNCIA COLEGIADA COMO UM ESPAÇO IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS. TRABALHAMOS TAMBÉM, COM OS CONCEITOS FREIRIANOS DE DIALOGICIDADE E ESCUTA QUE COMPREENDEMOS SER ESSENCIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE. LIMA (2007) E GADOTTI (2004) PROBLEMATIZAM A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DO LEGADO DE PAULO FREIRE (1921-1997) E NOS AUXILIAM A PENSAR A ESCOLA E O TRABALHO DOCENTE A PARTIR DESSES PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS. DISCORREMOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9394/96 A GESTÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PASSOU A PAUTAR-SE NOS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS, O QUE RESULTOU EM MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DAS ESCOLAS, COM VISTAS A CONSTRUIR UMA ESCOLA PERMEADA DE COLETIVIDADE E INCLUSÃO. COM O INTUITO DE EFETIVAR A GESTÃO DEMOCRÁTICA SE CONSTITUEM AS INSTÂNCIAS COLEGIADAS. UMA DESTAS INSTÂNCIAS É O CONSELHO DE CLASSE, ÓRGÃO COLEGIADO QUE TRATA DOS ASSUNTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS,
AMPARADO PELO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E PELO REGIMENTO ESCOLAR. TRATA-SE DO MOMENTO EM QUE
PROFESSORES, EQUIPE PEDAGÓGICA E DIREÇÃO SE REÚNEM PARA DISCUTIR E AVALIAR AS AÇÕES EDUCACIONAIS E
INDICAR ALTERNATIVAS QUE BUSQUEM GARANTIR E EFETIVAR MELHORIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOS ESTUDANTES, SENDO UM ESPAÇO DE REFLEXÃO PEDAGÓGICA, ONDE TODOS OS SUJEITOS DO PROCESSO
EDUCATIVO, DE FORMA COLETIVA, DISCUTEM ALTERNATIVAS E PROPÕEM AÇÕES QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA
RESOLVER AS NECESSIDADES E DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS. MAS, NÃO SOMENTE SOBRE O ALUNO, O
CONSELHO DE CLASSE TAMBÉM DEVE SER ORGANIZADO COM VISTAS A OPORTUNIZAR UMA ANÁLISE CRÍTICA DA REALIDADE EDUCACIONAL E DA PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA. DESTACAMOS QUE PARA O CONSELHO DE CLASSE ATINGIR DE FATO AS CARACTERÍSTICAS JÁ CITADAS, A ESCOLA E SUA EQUIPE PRECISAM ESTAR REALMENTE COMPROMETIDAS COM A EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, FAZENDO DO CONSELHO DE CLASSE UM AMBIENTE PERMEADO PELO DIÁLOGO, POIS SOMENTE ASSIM É POSSÍVEL CUMPRIR COM OS OBJETIVOS DESTA INSTÂNCIA COLEGIADA QUE É REFLETIR, DISCUTIR E REORGANIZAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTAS AO APRENDIZADO. BUSCAMOS ENTENDER TAMBÉM MAIS A FUNDO O QUE OS DOCUMENTOS DA ESCOLA-CAMPO E DO MUNICÍPIO DE
MARINGÁ APRESENTAM SOBRE ESSA INSTÂNCIA, PARA ISSO, RECORREMOS AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, REGIMENTO ESCOLAR E A LEI COMPLEMENTAR Nº 1019 DE 15 DE MAIO, DE 2015. AO OBSERVARMOS A CONFIGURAÇÃO E OS OBJETIVOS DO CONSELHO DE CLASSE, PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA E DO DIÁLOGO ENTRE OS PARTICIPANTES, CONCEITOS ESTES QUE SÃO NORTEADORES DA TEORIA DE PAULO FREIRE PARA PENSARMOS O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA. APRENDEMOS COM OS ESTUDOS SOBRE PAULO FREIRE QUE O
DIÁLOGO, O RESPEITO COM OS OUTROS E O CONSTANTE EXERCÍCIO DE SE DISPOR EM ENSINAR E APRENDER, SÃO AÇÕES FUNDAMENTAIS PARA UM CONSELHO DE CLASSE ORGANIZADO COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. COMPREENDEMOS COM O ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES NA ESCOLA-CAMPO E COM OS ESTUDOS REALIZADOS QUE SÃO NECESSÁRIOS UM TRABALHO COLETIVO, COMPROMISSADO, ÉTICO E ÁRDUO PARA QUE A ESCOLA DESEMPENHE SUA FUNÇÃO SOCIAL DE MANEIRA SATISFATÓRIA E CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS AUTÔNOMOS E CRÍTICOS. APRENDEMOS QUE O CONSELHO DE CLASSE PODE SE CONSTITUIR EM UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E ESCUTA PARA ORGANIZAR O TRABALHO PEDAGÓGICO COMPROMISSADO COM UMA RELAÇÃO DEMOCRÁTICA E ENRIQUECEDORA ENTRE SEUS PARTICIPANTES, NO INTUITO DE REORGANIZAR E APERFEIÇOAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.