O PRESENTE TRABALHO VERSA A RESPEITO DE UMA AULA QUE FOI ELABORADA E MINISTRADA, DE FORMA REMOTA, PARA ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DO COLÉGIO ESTADUAL BRASÍLIO ITIBERÊ, LOCALIZADO EM MARINGÁ - PR, COMO ATIVIDADE INTEGRANTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA (CAPES), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM). INSERIDA NO TEMA DA TRANSIÇÃO DO PERÍODO IMPERIAL BRASILEIRO PARA O REPUBLICANO, O OBJETIVO DA AULA FOI APRESENTAR AOS ESTUDANTES UMA FORMA NÃO-FACTUAL DE NARRAR OS ACONTECIMENTOS DESTE MOMENTO HISTÓRICO, VISANDO EXPOR A COMPOSIÇÃO SIMBÓLICA DA REPÚBLICA, BEM COMO OS EMBATES CRIADOS EM TORNO DELA. PARA ISSO, UTILIZAMOS COMO OBJETO AS PRINCIPAIS DATAS COMEMORATIVAS, OS PRINCIPAIS INDIVÍDUOS DO CENÁRIO POLÍTICO DA ÉPOCA, A BANDEIRA NACIONAL E O HINO. A METODOLOGIA CONSISTIU NO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DO TEMA, QUE SE MOSTROU EXTREMAMENTE PRESENTE NOS DEBATES ACADÊMICOS, MAS POUCO DEMOSTRADO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONCRETAS, CONSTATANDO A DIFERENÇA QUE SE ENCONTRA ENTRE A ACADEMIA E O “CHÃO DA ESCOLA”. APESAR DAS DIFICULDADES IMPOSTAS PELA REALIDADE REMOTA DE ENSINO, A EXPERIÊNCIA SE MOSTROU MUITO PROFÍCUA, TANTO PARA A PREPARAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE QUANTO PARA A PARTE PRÁTICA DE APLICAÇÃO PARA A TURMA.