NO ÂMBITO ESCOLAR É IMPRESCINDÍVEL A EXISTÊNCIA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA QUE PROMOVA UM AMBIENTE COLETIVO, PARTICIPATIVO PARA DESENVOLVER UM TRABALHO COMPROMETIDO COM O PROGRESSO DO ALUNO EM SUA TOTALIDADE, DIANTE DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS, FORMULAMOS OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: COMO A GESTÃO DA CRECHE, ORGANIZA SEU TRABALHO EM FUNÇÃO DAS URGÊNCIAS, MOMENTOS DE FORMAÇÃO, REUNIÕES COM OS PAIS, ENTRE OUTRAS RESPONSABILIDADES NUMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA? CONFORME DETERMINA O ORDENAMENTO JURÍDICO DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 (BRASIL, 2019) E PASSANDO PELA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9.394/96 (LDB) A GESTÃO DEMOCRÁTICA É UM PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO. E COMO AFIRMAM PAMPLONA, HONORATO E CALDEIRA (2013, P. 5): “A ESCOLA DEMOCRÁTICA É AQUELA EM QUE OS SEUS PARTICIPANTES, TANTO OS DA COMUNIDADE INTERNA QUANTO OS DA EXTERNA, ESTÃO COLETIVAMENTE ORGANIZADOS E COMPROMETIDOS COM A PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS”. NA ESCOLA PESQUISADA, O CORPO GESTOR MANTÉM UMA EXCELENTE RELAÇÃO ENTRE SI, COM A COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA, E TODOS POSSUEM VEZ E VOZ NA INSTITUIÇÃO. O TRABALHO DESENVOLVIDO É MUITO BEM ARTICULADO, E REFLETE ÓTIMOS FRUTOS NA ESCOLA, CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO PESSOAL DO PÚBLICO QUE ATENDE, RECONHECENDO-OS COMO SUJEITOS DE DIREITOS. FICOU EVIDENTE QUE A GESTÃO POSSUI CARÁTER DEMOCRÁTICO, TRABALHANDO COM BASE NOS PRINCÍPIOS DA COLETIVIDADE E PARTICIPAÇÃO, NUM CONTEXTO COM DIÁLOGO, SEMPRE MANTENDO UM AMBIENTE DE TRABALHO HARMONIOSO E COM FOCO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS.