O TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA QUE FOI ELABORADA E MINISTRADA, DE FORMA REMOTA, PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NO COLÉGIO ESTADUAL BRASÍLIO ITIBERÊ, MARINGÁ (PR), COMO ATIVIDADE INTEGRANTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA (CAPES), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM). O CONTEÚDO BASE DA AULA FOI DENTRO DO TEMA “AS GRANDES NAVEGAÇÕES”. O OBJETIVO FOI PROBLEMATIZAR O CONTATO ENTRE OS PORTUGUESES COM OS INDIANOS DENTRO DO CONTEXTO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES DOS SÉCULOS XV A XVII. COMO FONTE PRIMÁRIA, UTILIZAMOS PARA ELABORAR A AULA, A CARTA ESCRITA PELO REI DE PORTUGAL D. MANUEL PARA O SAMORIM DE CALICUTE NO ANO DE 1500, ANALISADA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA HISTÓRIA PÓS-MODERNA. O OBJETIVO FOI ABORDAR CONTEÚDOS RELACIONADOS À HISTÓRIA ASIÁTICA. A METODOLOGIA CONSISTIU NA REALIZAÇÃO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E LEVANTAMENTO DE SITES NACIONAIS E ESTRANGEIROS, SOBRE A HISTÓRIA DA ÍNDIA, DENTRE OS QUAIS DESTACAMOS O SITE DE ACERVO ACADÊMICO SHODHGANGA. COMO RESULTADO IDENTIFICAMOS A FALTA DE PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE A TEMÁTICA E O POUCO ESPAÇO EM QUE CONTEÚDOS RELACIONADOS COM O CONTINENTE ASIÁTICO POSSUEM DENTRO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE HISTÓRIA (BNCC). APESAR DOS PROBLEMAS, DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DA REALIDADE REMOTA DE ENSINO, FOI UMA EXPERIÊNCIA PROVEITOSA, TANTO PARA O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA AULA COMO PARA A APLICAÇÃO DA AULA EM SI COM AS TURMAS.