NESTE TRABALHO APRESENTAMOS UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE RACIOCÍNIO LÓGICO, ENTENDIDA COMO UMA OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO MAIS COMPLETA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS, CONTRIBUINDO PARA A CAPACIDADE DO ALUNO EM IDENTIFICAR UMAS DAS MAIORES VULNERABILIDADES DA INTERNET, AS FAKE NEWS. TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO RACIOCÍNIO LÓGICO E AS FAKE NEWS, EM QUE PROPOMOS TESTES COM EXEMPLOS REAIS DE NOTÍCIAS ON-LINE, PARA VERIFICAR SE OS ALUNOS SÃO CAPAZES DE IDENTIFICAR SE UMA NOTÍCIA É FALSA. DESSE MODO, PROMOVEMOS O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE COMO MEDIDA DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO, AO ACESSO E À PROPAGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS. ADEMAIS, REALIZAMOS UMA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS PARTICIPANTES DO REFERIDO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA FRENTE AOS DIFERENTES EXERCÍCIOS DE LÓGICA PROPOSICIONAL E DE VALIDADE DE ARGUMENTOS.