O PRESENTE TRABALHO SINTETIZA UM ESTUDO DE CASO ACERCA DAS PLATAFORMAS VIRTUAIS UTILIZADAS DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ (PR), ACOMPANHANDO AULAS GRAVADAS E ROTEIRIZADAS (INCLUSO, MATERIAL DE APOIO) DE CIÊNCIAS (ENSINO FUNDAMENTAL) E BIOLOGIA (ENSINO MÉDIO). APRESENTA UMA CRÍTICA SOBRE AS LIMITAÇÕES DAS PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS VIRTUAIS, APONTANDO OS IMPACTOS DO ERE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESSE TRABALHO FEZ PARTE DAS ATIVIDADES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO BIOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É UM IMPORTANTE INTERVALO FORMATIVO PARA AS LICENCIATURAS E PARA A APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADES E ESCOLAS E PARA A CONSOLIDAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS FUTUROS PROFESSORES, INCLUSIVE, COM A OBSERVAÇÃO CRÍTICA DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO ENSINO, NO CASO EM QUESTÃO, DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.