O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84859 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 1002 "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19 OCORREU O FECHAMENTO DE VÁRIOS SETORES NO INTUITO DE CONTER A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS, INCLUINDO OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE TODOS OS NÍVEIS. ISSO OCASIONOU QUE AS ATIVIDADES ESCOLARES PASSASSEM A SER OFERTADAS NO FORMATO REMOTO PARA QUE OS ESTUDANTES NÃO FICASSEM SEM ACESSO AO ENSINO. NESSE CONTEXTO ESTÁ A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), QUE OFERECEU, E AINDA OFERECE, DISCIPLINAS NESSE FORMATO. EM 2020, A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, PERTENCENTE A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT), DA REFERIDA INSTITUIÇÃO, FOI OFERTADA NESSE FORMATO. AS ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA FORAM REALIZADAS DE FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA, EM UMA TURMA QUE INGRESSOU NO CURSO SUPRACITADO EM 2020, TENDO UMA PARTE DA CARGA HORÁRIA DESTINADA AO ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO, DE AULAS REALIZADAS POR ESTAGIÁRIOS. ISSO JUSTIFICA ESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO GERAL: OBSERVAR E ANALISAR AS ATIVIDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS DE FORMA REMOTA PARA ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ DO ESTADO DO PARÁ (BRASIL), POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REQUEREM, CADA VEZ MAIS, A ASSOCIAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES COM SITUAÇÕES DO DIA A DIA DOS ESTUDANTES. DESTACA-SE QUE ISSO VALE NÃO SOMENTE PARA O FORMATO PRESENCIAL, MAS TAMBÉM PARA O FORMATO REMOTO. DESTACAM-SE OS SEGUINTES AUTORES QUE FUNDAMENTAM TEORICAMENTE ESTE ESTUDO: CALLEJA (2008), POMPEO (2013), SANTOS, ROSA E SOUSA (2020), SOUZA JÚNIOR (2020), CAZAL (2021) E DIAS (2021). A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, DE ACORDO COM MINAYO (2007). OS REGISTROS FORAM FEITOS EM DIÁRIOS DE BORDO A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DE AULAS SÍNCRONAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DE FORMA ASSÍNCRONA, PELOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA FAMAT/UNIFESSPA, DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. TODAS AS AULAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET. OS PARTICIPANTES DAS AULAS OBSERVADAS FORAM DOZE ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA, DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, DO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS ENCONTRADOS, VALE DESTACAR QUE AS AULAS OBSERVADAS E ANALISADAS FORAM PLANEJADAS DE ACORDO COM ALGUMAS UNIDADES TEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), A SABER: NÚMEROS, ÁLGEBRA E GEOMETRIA. ANTES DO INÍCIO DE CADA AULA, OS ESTAGIÁRIOS ENVIAVAM O LINK, QUE PERMITIA O ACESSO AO GOOGLE MEET, ONDE ERAM REALIZADAS AS ATIVIDADES SÍNCRONAS. TAMBÉM FOI CRIADO UM GRUPO NO APLICATIVO WHATSAPP PARA QUE TODOS OS PARTICIPANTES OBTIVESSEM INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES. O USO DESSES RECURSOS FOI EVOLUINDO EM CADA AULA, POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS E DOS ESTUDANTES. NA UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS FORAM TRABALHADOS OS SEGUINTES CONTEÚDOS: NOÇÃO DE CONJUNTO; PROPRIEDADES, CONDIÇÕES E CONJUNTOS; IGUALDADE DE CONJUNTOS; CONJUNTOS VAZIO, UNITÁRIO E UNIVERSO; SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO; CONJUNTO DAS PARTES; COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO; OPERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS; E CONJUNTOS NUMÉRICOS. NAS AULAS, OS ALUNOS PUDERAM INTERPRETAR E RESOLVER QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS E SITUAÇÕES-PROBLEMAS ENVOLVENDO ESSES CONTEÚDOS E, DESSA FORMA, PUDERAM COMPREENDÊ-LOS MELHOR. NA UNIDADE TEMÁTICA ÁLGEBRA, OS CONTEÚDOS FORAM: PRINCÍPIO DA MULTIPLICAÇÃO OU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM; PERMUTAÇÕES SIMPLES E FATORIAL DE UM NÚMERO; ARRANJOS SIMPLES; COMBINAÇÕES SIMPLES E PERMUTAÇÕES COM REPETIÇÃO. TAL COMO OCORREU NA UNIDADE TEMÁTICA ANTERIOR, OS ESTAGIÁRIOS BUSCARAM ENVOLVER ESSES CONTEÚDOS EM SITUAÇÕES-PROBLEMAS CONTEXTUALIZADAS, VISANDO POSSIBILITAR A COMPREENSÃO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. AOS POUCOS OS ALUNOS IAM CONSEGUINDO ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE AS UNIDADES TEMÁTICAS, A PARTIR DA CONDUÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS. NA UNIDADE TEMÁTICA GEOMETRIA FORAM EXPLORADOS OS SEGUINTES CONTEÚDOS: IDEIA INTUITIVA DE ÁREA; REGIÃO QUADRADA UNITÁRIA; ÁREA DA REGIÃO QUADRADA; ÁREA DA REGIÃO RETANGULAR; ÁREA DA REGIÃO LIMITADA POR UM PARALELOGRAMO; ÁREA DA REGIÃO TRIANGULAR; ÁREA DA REGIÃO LIMITADA POR UM TRAPÉZIO; ÁREA DA REGIÃO LIMITADA POR UM LOSANGO; ÁREA DA REGIÃO LIMITADA POR UM HEXÁGONO REGULAR; ÁREA DE UMA REGIÃO LIMITADA POR UM POLÍGONO REGULAR; E ÁREA DO CÍRCULO. OBSERVOU-SE QUE OS ESTAGIÁRIOS BUSCARAM CONSTANTE INTERAÇÃO COM OS ALUNOS, UTILIZANDO PARA ESSE FIM UMA LINGUAGEM BEM INFORMAL E COMPREENSÍVEL DURANTE AS AULAS. E, É CLARO, SEMPRE DEMONSTRANDO DOMÍNIO DO CONTEÚDO MATEMÁTICO, FATOR OBSERVADO EM TODAS AULAS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, OBSERVOU-SE QUE A EXPERIÊNCIA DE AULAS DE ESTÁGIO NO FORMATO REMOTO FOI PERMEADA POR DESAFIOS E APRENDIZAGENS. AOS ESTAGIÁRIOS FOI PROPORCIONADO A POSSIBILIDADE DE UM OUTRO OLHAR SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, DEMANDANDO E ENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE INICIATIVA E DE CRIATIVIDADE. QUANTO AOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA, PARTICIPANTES DESSA TURMA, RESSALTA-SE QUE A PRINCIPAL CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS PODE TER SIDO A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE DAQUELAS QUE ESTAVAM HABITUADOS NO PRESENCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "AULAS REMOTAS, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1002_22102021122638.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIANE DOS SANTOS CIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA ELIANE" "autor_email" => "mariaeliane@unifesspa.edu" "autor_ies" => "UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84859 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 1002 "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19 OCORREU O FECHAMENTO DE VÁRIOS SETORES NO INTUITO DE CONTER A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS, INCLUINDO OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE TODOS OS NÍVEIS. ISSO OCASIONOU QUE AS ATIVIDADES ESCOLARES PASSASSEM A SER OFERTADAS NO FORMATO REMOTO PARA QUE OS ESTUDANTES NÃO FICASSEM SEM ACESSO AO ENSINO. NESSE CONTEXTO ESTÁ A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), QUE OFERECEU, E AINDA OFERECE, DISCIPLINAS NESSE FORMATO. EM 2020, A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, PERTENCENTE A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT), DA REFERIDA INSTITUIÇÃO, FOI OFERTADA NESSE FORMATO. AS ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA FORAM REALIZADAS DE FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA, EM UMA TURMA QUE INGRESSOU NO CURSO SUPRACITADO EM 2020, TENDO UMA PARTE DA CARGA HORÁRIA DESTINADA AO ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO, DE AULAS REALIZADAS POR ESTAGIÁRIOS. ISSO JUSTIFICA ESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO GERAL: OBSERVAR E ANALISAR AS ATIVIDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS DE FORMA REMOTA PARA ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ DO ESTADO DO PARÁ (BRASIL), POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REQUEREM, CADA VEZ MAIS, A ASSOCIAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES COM SITUAÇÕES DO DIA A DIA DOS ESTUDANTES. DESTACA-SE QUE ISSO VALE NÃO SOMENTE PARA O FORMATO PRESENCIAL, MAS TAMBÉM PARA O FORMATO REMOTO. DESTACAM-SE OS SEGUINTES AUTORES QUE FUNDAMENTAM TEORICAMENTE ESTE ESTUDO: CALLEJA (2008), POMPEO (2013), SANTOS, ROSA E SOUSA (2020), SOUZA JÚNIOR (2020), CAZAL (2021) E DIAS (2021). A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, DE ACORDO COM MINAYO (2007). OS REGISTROS FORAM FEITOS EM DIÁRIOS DE BORDO A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DE AULAS SÍNCRONAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DE FORMA ASSÍNCRONA, PELOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA FAMAT/UNIFESSPA, DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. TODAS AS AULAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET. OS PARTICIPANTES DAS AULAS OBSERVADAS FORAM DOZE ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA, DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, DO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS ENCONTRADOS, VALE DESTACAR QUE AS AULAS OBSERVADAS E ANALISADAS FORAM PLANEJADAS DE ACORDO COM ALGUMAS UNIDADES TEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), A SABER: NÚMEROS, ÁLGEBRA E GEOMETRIA. ANTES DO INÍCIO DE CADA AULA, OS ESTAGIÁRIOS ENVIAVAM O LINK, QUE PERMITIA O ACESSO AO GOOGLE MEET, ONDE ERAM REALIZADAS AS ATIVIDADES SÍNCRONAS. TAMBÉM FOI CRIADO UM GRUPO NO APLICATIVO WHATSAPP PARA QUE TODOS OS PARTICIPANTES OBTIVESSEM INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES. O USO DESSES RECURSOS FOI EVOLUINDO EM CADA AULA, POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS E DOS ESTUDANTES. NA UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS FORAM TRABALHADOS OS SEGUINTES CONTEÚDOS: NOÇÃO DE CONJUNTO; PROPRIEDADES, CONDIÇÕES E CONJUNTOS; IGUALDADE DE CONJUNTOS; CONJUNTOS VAZIO, UNITÁRIO E UNIVERSO; SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO; CONJUNTO DAS PARTES; COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO; OPERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS; E CONJUNTOS NUMÉRICOS. NAS AULAS, OS ALUNOS PUDERAM INTERPRETAR E RESOLVER QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS E SITUAÇÕES-PROBLEMAS ENVOLVENDO ESSES CONTEÚDOS E, DESSA FORMA, PUDERAM COMPREENDÊ-LOS MELHOR. NA UNIDADE TEMÁTICA ÁLGEBRA, OS CONTEÚDOS FORAM: PRINCÍPIO DA MULTIPLICAÇÃO OU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM; PERMUTAÇÕES SIMPLES E FATORIAL DE UM NÚMERO; ARRANJOS SIMPLES; COMBINAÇÕES SIMPLES E PERMUTAÇÕES COM REPETIÇÃO. TAL COMO OCORREU NA UNIDADE TEMÁTICA ANTERIOR, OS ESTAGIÁRIOS BUSCARAM ENVOLVER ESSES CONTEÚDOS EM SITUAÇÕES-PROBLEMAS CONTEXTUALIZADAS, VISANDO POSSIBILITAR A COMPREENSÃO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. AOS POUCOS OS ALUNOS IAM CONSEGUINDO ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE AS UNIDADES TEMÁTICAS, A PARTIR DA CONDUÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS. NA UNIDADE TEMÁTICA GEOMETRIA FORAM EXPLORADOS OS SEGUINTES CONTEÚDOS: IDEIA INTUITIVA DE ÁREA; REGIÃO QUADRADA UNITÁRIA; ÁREA DA REGIÃO QUADRADA; ÁREA DA REGIÃO RETANGULAR; ÁREA DA REGIÃO LIMITADA POR UM PARALELOGRAMO; ÁREA DA REGIÃO TRIANGULAR; ÁREA DA REGIÃO LIMITADA POR UM TRAPÉZIO; ÁREA DA REGIÃO LIMITADA POR UM LOSANGO; ÁREA DA REGIÃO LIMITADA POR UM HEXÁGONO REGULAR; ÁREA DE UMA REGIÃO LIMITADA POR UM POLÍGONO REGULAR; E ÁREA DO CÍRCULO. OBSERVOU-SE QUE OS ESTAGIÁRIOS BUSCARAM CONSTANTE INTERAÇÃO COM OS ALUNOS, UTILIZANDO PARA ESSE FIM UMA LINGUAGEM BEM INFORMAL E COMPREENSÍVEL DURANTE AS AULAS. E, É CLARO, SEMPRE DEMONSTRANDO DOMÍNIO DO CONTEÚDO MATEMÁTICO, FATOR OBSERVADO EM TODAS AULAS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, OBSERVOU-SE QUE A EXPERIÊNCIA DE AULAS DE ESTÁGIO NO FORMATO REMOTO FOI PERMEADA POR DESAFIOS E APRENDIZAGENS. AOS ESTAGIÁRIOS FOI PROPORCIONADO A POSSIBILIDADE DE UM OUTRO OLHAR SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, DEMANDANDO E ENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE INICIATIVA E DE CRIATIVIDADE. QUANTO AOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA, PARTICIPANTES DESSA TURMA, RESSALTA-SE QUE A PRINCIPAL CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS PODE TER SIDO A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE DAQUELAS QUE ESTAVAM HABITUADOS NO PRESENCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "AULAS REMOTAS, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1002_22102021122638.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIANE DOS SANTOS CIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA ELIANE" "autor_email" => "mariaeliane@unifesspa.edu" "autor_ies" => "UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }