Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CURRÍCULO DE PERNAMBUCO: UMA ANÁLISE PROPOSITIVA DO TRATO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: LUTAS, CURÍCULO, EDUCAÇÃO FÍSICA, JOGOS DE OPOSIÇÃO Comunicação Oral (CO) ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
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O CURRÍCULO DE PERNAMBUCO É UM DOCUMENTO QUE VISA SISTEMATIZAR O ENSINO SUPERANDO O CARÁTER EXCLUSIVAMENTE TEÓRICO DA BNCC, TRAZENDO DIRETRIZES PROPOSITIVAS COM O OBJETIVO DE OFERTAR UM ENSINO DE QUALIDADE LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A REALIDADE COLETIVA VIVENCIADA NO ESTADO DE PERNAMBUCO E POTENCIALIZANDO A FORMAÇÃO HUMANA. A ABORDAGEM DAS LUTAS NO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO TRAZ OS SEGUINTES OBJETOS DE CONHECIMENTO 1) LUTAS DO CONTEXTO COMUNITÁRIO E REGIONAL; 2) LUTAS DE MATRIZ INDÍGENA E AFRICANA; 3) LUTAS DO BRASIL; E 4) LUTAS DO MUNDO. PROBLEMA DE PESQUISA: SURGE ENTÃO A NECESSIDADE DE SISTEMATIZAÇÃO DO TRATO DAS LUTAS NO AMBIENTE ESCOLAR TENDO COMO PONTO DE PARTIDA OS OBJETOS DE CONHECIMENTOS DEFINIDOS ANTERIORMENTE, O CURRÍCULO DE PERNAMBUCO INSERE O CONTEÚDO LUTAS APENAS A PARTIR DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SUA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, ENTRETANTO, A PARTIR DE PESQUISAS REALIZADAS FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO A PARTIR DO 1° ANO. METODOLOGIA: O PRESENTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE CONSISTE EM UMA PESQUISA EM MATERIAIS JÁ EXISTENTES, POSSIBILITANDO UMA INVESTIGAÇÃO MAIS AMPLA DO QUE AQUELA QUE PODERIA SER PESQUISADA DIRETAMENTE. TEM CUNHO QUALITATIVO QUE VIABILIZA EXAMINAR AS QUESTÕES METODOLÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS SEM SE LIMITAR A TRADUZIR OS RESULTADOS ENCONTRADOS EM DADOS NUMÉRICOS. A ESTRATÉGIA DE BUSCA SE DEU A PARTIR DOS SEGUINTES CRITÉRIOS: PERIÓDICOS PERTENCENTES AO WEBQUALIS(CAPES) A1~B4 QUE TRATASSEM PEDAGOGICAMENTE O ENSINO DAS LUTAS E TIVESSEM SEU IDIOMA DE ORIGEM EM PORTUGUÊS (BR), FORAM UTILIZADOS NA PESQUISA ARTIGOS DE 10 PERIÓDICOS, LIVROS E DISSERTAÇÕES DE MESTRADO. A ANÁLISE DE DADOS SE DEU DE FORMA SISTÊMICA, ATRAVÉS DE UM PROCESSO CONSTITUÍDO POR 1) PRÉ-ANÁLISE; 2) EXPLORAÇÃO DO MATERIAL; E 3) TRATAMENTO DOS RESULTADOS. REFERENCIAL TEÓRICO: COMPREENDENDO O AMBIENTE ESCOLAR ENQUANTO UM ESPAÇO QUE VIABILIZA A APROPRIAÇÃO DE SABERES QUE IRÃO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES ENQUANTO INDIVÍDUOS QUE VENHAM EXERCER A CIDADANIA COM VALORES DEMOCRÁTICOS, DE FORMA CRÍTICA E AUTÔNOMA ATRAVÉS DE UM CONHECIMENTO SOCIALMENTE PRODUZIDO E ACUMULADO HISTORICAMENTE, EMERGE A EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATRAVÉS DAS UNIDADES TEMÁTICAS COMPOSTAS POR ELEMENTOS DA CULTURA CORPORAL PROPOSTAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR -BNCC (GINÁSTICA, JOGOS, DANÇA, LUTAS E ESPORTES E PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA.) POSSIBILITA AOS ESTUDANTES VIVENCIAS EM DIFERENTES PRÁTICAS CORPORAIS. O TRATO DO CONTEÚDO LUTAS NA ESCOLA, CONTEXTUALIZADO EM DIFERENTES ASPECTOS (POLÍTICOS, ECONÔMICOS, SOCIAIS, HISTÓRICOS, ESTÉTICOS, FILOSÓFICOS E ETC.) POSSIBILITA A APROPRIAÇÃO DE SABERES QUE CONTRIBUIRÃO COM A CONSTRUÇÃO CRÍTICA DE CONHECIMENTOS, VALORES, ATITUDES, FATOS E PROCEDIMENTOS QUE AUXILIARÃO NA AMPLIAÇÃO DE SUAS VISÕES DE MUNDO. A PRINCIPAL ESTRATÉGIA METODOLÓGICA UTILIZADA PARA O TRATO DAS LUTAS CORPORAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS SÃO OS JOGOS DE OPOSIÇÃO QUE SE CARACTERIZAM COMO UMA ATIVIDADE LÚDICA QUE ENVOLVE O CONFRONTO DE DUPLAS OU GRUPOS, NA QUAL CADA PARTICIPANTE TEM A INTENÇÃO DE VENCER (SEM VALORIZAR O CONTEXTO DE COMPETIÇÃO, A FIM DE NÃO EXCLUIR OS “PERDEDORES”) IMPONDO-SE AO OPONENTE ATRAVÉS DA TÁTICA OU DO FÍSICO RESPEITANDO AS REGRAS PRÉ-ESTABELECIDAS E GARANTINDO A SUA SEGURANÇA E A DE SEU OPONENTE, SEM PERDER DE VISTA O CARÁTER LÚDICO E PRAZEROSO DA ATIVIDADE. RESULTADOS E DISCUSSÕES: INICIANDO O DEBATE REFERENTE A PROPOSIÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS, O CURRÍCULO DE PERNAMBUCO SUGERE QUE A PARTIR DO 3 ° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SEJAM INTRODUZIDOS ATRAVÉS DE JOGOS DE OPOSIÇÃO AS LUTAS DE MATRIZES AFRICANAS E INDÍGENAS. ENTRETANTO, ESSE CONTEÚDO PODE SER INTRODUZIDO A PARTIR DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO NA UNIDADE DE JOGOS, TENDO COMO MÉTODO DE SISTEMATIZAÇÃO AS DIMENSÕES DO CONTEÚDO: DIMENSÃO CONCEITUAL; DIMENSÃO PROCEDIMENTAL; DIMENSÃO ATITUDINAL, ONDE NA DIMENSÃO CONCEITUAL OS ALUNOS SE APROPRIARÃO DOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM AS LUTAS, COMO HISTÓRICO, RITUAIS, CRENÇAS E PRINCIPAIS REGRAS. NA DIMENSÃO PROCEDIMENTAL A ÊNFASE SERÁ NOS JOGOS DE OPOSIÇÃO QUE ESTARÃO ALINHADOS COM O OBJETO DE CONHECIMENTO PROPOSTO NESSA ETAPA DE ENSINO RESPEITANDO A ETAPA DE DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES, NESSA FASE DEVE SER INCENTIVADA TAMBÉM A CRIAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES ONDE OS MESMOS CRIARÃO SEUS JOGOS E SUAS REGRAS. NA DIMENSÃO ATITUDINAL DEVE SER DESENVOLVIDO NOS JOGOS CRIADOS/ ADAPTADOS PELOS ALUNOS, A INTENÇÃO DE PREVENIR ATITUDES DE DESLEALDADE POR MEIO DAS PROIBIÇÕES CONTIDAS EM SEUS JOGOS, PARA DEMONSTRAR O RESPEITO, À ÉTICA AO ESPORTE E INIBIÇÃO DA VIOLÊNCIA. ESSA ABORDAGEM UTILIZANDO OS JOGOS DE OPOSIÇÃO SE ESTENDEM POR TODA ETAPA DOS ANOS INICIAIS TENDO A POSSIBILIDADE DE SE ESTENDER TAMBÉM PARA A ETAPA DOS ANOS FINAIS. NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESIGNADOS SÃO LUTAS DO BRASIL E LUTAS DO MUNDO, TENDO COMO PONTO INICIAL A CAPOEIRA, SEGUIDO DA HUKA-HUKA, LUTA MARAJOARA E JIU-JITSU BRASILEIRO. AS PROPOSIÇÕES REFERENTES AO TRATO DESSAS LUTAS SE BASEIAM NA RIQUEZA HISTÓRICO-CULTURAL DAS MESMAS, APROPRIANDO-SE DE RECURSOS PARA DEBATE DE TEMAS TRANSVERSAIS A PRÁTICA DAS LUTAS COMO PROBLEMATIZAÇÃO DE PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO, SOCIAIS, ÉTNICO-RACIAIS NO UNIVERSO DAS LUTAS CORPORAIS. UTILIZANDO COMO RECURSO PRÁTICO OS FUNDAMENTOS DAS LUTAS, DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO CONTEXTUALIZADOS NOS FUNDAMENTOS DA LUTA E NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS PARA A PRÁTICA CORPORAL. OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SÃO FINALIZADOS COM OS CONTEÚDOS REFERENTES A LUTAS DO MUNDO COMO JIU-JITSU, CARATÊ, ARTES MARCIAIS MISTAS (MMA), TAEKWONDO, MUAYTHAI, BOXE ENTRE OUTRAS. FUNDAMENTADA EM SUA RIQUEZA HISTÓRICA VISANDO COMPREENDER O CONTEXTO HISTÓRICO DE SUAS ORIGENS E TRANSFORMAÇÕES, RELAÇÕES MIDIÁTICAS E ESPORTIVIZAÇÃO. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O CONTEÚDO LUTAS CORPORAIS APRESENTA UMA VASTA GAMA DE POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ SE INTERCALANDO COM OS OUTROS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL E ARTICULANDO DISCUSSÕES PERTINENTES À SOCIEDADE ATRAVÉS DE TEMAS TRANSVERSAIS. UTILIZANDO DE UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO POSSIBILITA UMA INSERÇÃO DESDE OS ANOS INICIAIS POSSIBILITANDO AO ESTUDANTE DIVERSIFICADAS VIVENCIAS CORPORAIS DESDE O INICIO DA FORMAÇÃO, TORNANDO A VIVENCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA SIGNIFICATIVA E TRANSFORMADORA, SUPERANDO LIMITES E BARREIRAS QUE AINDA PERMEIAM A PRÁTICA PROFISSIONAL E QUE LIMITAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

RESUMO JUSTIFICATIVA: O PRESENTE ESTUDO SURGE A PARTIR DA NECESSIDADE DO APROFUNDAMENTO NOS DEBATES REFERENTES AS LUTAS CORPORAIS, POPULARMENTE DEFINIDAS COMO LUTAS. O TERMO LUTAS CARREGA CONSIGO UMA GRANDE VARIEDADE DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS, O ABORDADO NESSE TRABALHO, REFERE-SE AO CONTEXTO DOS EMBATES FÍSICOS/CORPORAIS EM QUE OS OPONENTES DEVEM SER SUBJUGADOS ATRAVÉS DE TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE DESEQUILÍBRIO, CONTUSÃO E IMOBILIZAÇÃO COMBINANDO AÇÕES DE ATAQUE E DEFESA. OBJETIVO: ESTA PESQUISA EMERGE COM O OBJETIVO DE ANALISAR, DISCUTIR E PROPOR AÇÕES DE INTERVENÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA LITERATURA PRODUZIDA NA ÁREA E DAS DIRETRIZES PROPOSTAS NO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO, DOCUMENTO ELABORADO NO ESTADO A PARTIR DE OUTROS DOCUMENTOS CONSTRUÍDOS NACIONALMENTE SENDO ELES: PARÂMETROS CURRICULARES DE PERNAMBUCO – PCPE (2012); DIRETRIZES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA – DCN (2013); BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (2017). O CURRÍCULO DE PERNAMBUCO É UM DOCUMENTO QUE VISA SISTEMATIZAR O ENSINO SUPERANDO O CARÁTER EXCLUSIVAMENTE TEÓRICO DA BNCC, TRAZENDO DIRETRIZES PROPOSITIVAS COM O OBJETIVO DE OFERTAR UM ENSINO DE QUALIDADE LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A REALIDADE COLETIVA VIVENCIADA NO ESTADO DE PERNAMBUCO E POTENCIALIZANDO A FORMAÇÃO HUMANA. A ABORDAGEM DAS LUTAS NO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO TRAZ OS SEGUINTES OBJETOS DE CONHECIMENTO 1) LUTAS DO CONTEXTO COMUNITÁRIO E REGIONAL; 2) LUTAS DE MATRIZ INDÍGENA E AFRICANA; 3) LUTAS DO BRASIL; E 4) LUTAS DO MUNDO. PROBLEMA DE PESQUISA: SURGE ENTÃO A NECESSIDADE DE SISTEMATIZAÇÃO DO TRATO DAS LUTAS NO AMBIENTE ESCOLAR TENDO COMO PONTO DE PARTIDA OS OBJETOS DE CONHECIMENTOS DEFINIDOS ANTERIORMENTE, O CURRÍCULO DE PERNAMBUCO INSERE O CONTEÚDO LUTAS APENAS A PARTIR DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SUA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, ENTRETANTO, A PARTIR DE PESQUISAS REALIZADAS FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO A PARTIR DO 1° ANO. METODOLOGIA: O PRESENTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE CONSISTE EM UMA PESQUISA EM MATERIAIS JÁ EXISTENTES, POSSIBILITANDO UMA INVESTIGAÇÃO MAIS AMPLA DO QUE AQUELA QUE PODERIA SER PESQUISADA DIRETAMENTE. TEM CUNHO QUALITATIVO QUE VIABILIZA EXAMINAR AS QUESTÕES METODOLÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS SEM SE LIMITAR A TRADUZIR OS RESULTADOS ENCONTRADOS EM DADOS NUMÉRICOS. A ESTRATÉGIA DE BUSCA SE DEU A PARTIR DOS SEGUINTES CRITÉRIOS: PERIÓDICOS PERTENCENTES AO WEBQUALIS(CAPES) A1~B4 QUE TRATASSEM PEDAGOGICAMENTE O ENSINO DAS LUTAS E TIVESSEM SEU IDIOMA DE ORIGEM EM PORTUGUÊS (BR), FORAM UTILIZADOS NA PESQUISA ARTIGOS DE 10 PERIÓDICOS, LIVROS E DISSERTAÇÕES DE MESTRADO. A ANÁLISE DE DADOS SE DEU DE FORMA SISTÊMICA, ATRAVÉS DE UM PROCESSO CONSTITUÍDO POR 1) PRÉ-ANÁLISE; 2) EXPLORAÇÃO DO MATERIAL; E 3) TRATAMENTO DOS RESULTADOS. REFERENCIAL TEÓRICO: COMPREENDENDO O AMBIENTE ESCOLAR ENQUANTO UM ESPAÇO QUE VIABILIZA A APROPRIAÇÃO DE SABERES QUE IRÃO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES ENQUANTO INDIVÍDUOS QUE VENHAM EXERCER A CIDADANIA COM VALORES DEMOCRÁTICOS, DE FORMA CRÍTICA E AUTÔNOMA ATRAVÉS DE UM CONHECIMENTO SOCIALMENTE PRODUZIDO E ACUMULADO HISTORICAMENTE, EMERGE A EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATRAVÉS DAS UNIDADES TEMÁTICAS COMPOSTAS POR ELEMENTOS DA CULTURA CORPORAL PROPOSTAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR -BNCC (GINÁSTICA, JOGOS, DANÇA, LUTAS E ESPORTES E PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA.) POSSIBILITA AOS ESTUDANTES VIVENCIAS EM DIFERENTES PRÁTICAS CORPORAIS. O TRATO DO CONTEÚDO LUTAS NA ESCOLA, CONTEXTUALIZADO EM DIFERENTES ASPECTOS (POLÍTICOS, ECONÔMICOS, SOCIAIS, HISTÓRICOS, ESTÉTICOS, FILOSÓFICOS E ETC.) POSSIBILITA A APROPRIAÇÃO DE SABERES QUE CONTRIBUIRÃO COM A CONSTRUÇÃO CRÍTICA DE CONHECIMENTOS, VALORES, ATITUDES, FATOS E PROCEDIMENTOS QUE AUXILIARÃO NA AMPLIAÇÃO DE SUAS VISÕES DE MUNDO. A PRINCIPAL ESTRATÉGIA METODOLÓGICA UTILIZADA PARA O TRATO DAS LUTAS CORPORAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS SÃO OS JOGOS DE OPOSIÇÃO QUE SE CARACTERIZAM COMO UMA ATIVIDADE LÚDICA QUE ENVOLVE O CONFRONTO DE DUPLAS OU GRUPOS, NA QUAL CADA PARTICIPANTE TEM A INTENÇÃO DE VENCER (SEM VALORIZAR O CONTEXTO DE COMPETIÇÃO, A FIM DE NÃO EXCLUIR OS “PERDEDORES”) IMPONDO-SE AO OPONENTE ATRAVÉS DA TÁTICA OU DO FÍSICO RESPEITANDO AS REGRAS PRÉ-ESTABELECIDAS E GARANTINDO A SUA SEGURANÇA E A DE SEU OPONENTE, SEM PERDER DE VISTA O CARÁTER LÚDICO E PRAZEROSO DA ATIVIDADE. RESULTADOS E DISCUSSÕES: INICIANDO O DEBATE REFERENTE A PROPOSIÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS, O CURRÍCULO DE PERNAMBUCO SUGERE QUE A PARTIR DO 3 ° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SEJAM INTRODUZIDOS ATRAVÉS DE JOGOS DE OPOSIÇÃO AS LUTAS DE MATRIZES AFRICANAS E INDÍGENAS. ENTRETANTO, ESSE CONTEÚDO PODE SER INTRODUZIDO A PARTIR DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO NA UNIDADE DE JOGOS, TENDO COMO MÉTODO DE SISTEMATIZAÇÃO AS DIMENSÕES DO CONTEÚDO: DIMENSÃO CONCEITUAL; DIMENSÃO PROCEDIMENTAL; DIMENSÃO ATITUDINAL, ONDE NA DIMENSÃO CONCEITUAL OS ALUNOS SE APROPRIARÃO DOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM AS LUTAS, COMO HISTÓRICO, RITUAIS, CRENÇAS E PRINCIPAIS REGRAS. NA DIMENSÃO PROCEDIMENTAL A ÊNFASE SERÁ NOS JOGOS DE OPOSIÇÃO QUE ESTARÃO ALINHADOS COM O OBJETO DE CONHECIMENTO PROPOSTO NESSA ETAPA DE ENSINO RESPEITANDO A ETAPA DE DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES, NESSA FASE DEVE SER INCENTIVADA TAMBÉM A CRIAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES ONDE OS MESMOS CRIARÃO SEUS JOGOS E SUAS REGRAS. NA DIMENSÃO ATITUDINAL DEVE SER DESENVOLVIDO NOS JOGOS CRIADOS/ ADAPTADOS PELOS ALUNOS, A INTENÇÃO DE PREVENIR ATITUDES DE DESLEALDADE POR MEIO DAS PROIBIÇÕES CONTIDAS EM SEUS JOGOS, PARA DEMONSTRAR O RESPEITO, À ÉTICA AO ESPORTE E INIBIÇÃO DA VIOLÊNCIA. ESSA ABORDAGEM UTILIZANDO OS JOGOS DE OPOSIÇÃO SE ESTENDEM POR TODA ETAPA DOS ANOS INICIAIS TENDO A POSSIBILIDADE DE SE ESTENDER TAMBÉM PARA A ETAPA DOS ANOS FINAIS. NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESIGNADOS SÃO LUTAS DO BRASIL E LUTAS DO MUNDO, TENDO COMO PONTO INICIAL A CAPOEIRA, SEGUIDO DA HUKA-HUKA, LUTA MARAJOARA E JIU-JITSU BRASILEIRO. AS PROPOSIÇÕES REFERENTES AO TRATO DESSAS LUTAS SE BASEIAM NA RIQUEZA HISTÓRICO-CULTURAL DAS MESMAS, APROPRIANDO-SE DE RECURSOS PARA DEBATE DE TEMAS TRANSVERSAIS A PRÁTICA DAS LUTAS COMO PROBLEMATIZAÇÃO DE PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO, SOCIAIS, ÉTNICO-RACIAIS NO UNIVERSO DAS LUTAS CORPORAIS. UTILIZANDO COMO RECURSO PRÁTICO OS FUNDAMENTOS DAS LUTAS, DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO CONTEXTUALIZADOS NOS FUNDAMENTOS DA LUTA E NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS PARA A PRÁTICA CORPORAL. OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SÃO FINALIZADOS COM OS CONTEÚDOS REFERENTES A LUTAS DO MUNDO COMO JIU-JITSU, CARATÊ, ARTES MARCIAIS MISTAS (MMA), TAEKWONDO, MUAYTHAI, BOXE ENTRE OUTRAS. FUNDAMENTADA EM SUA RIQUEZA HISTÓRICA VISANDO COMPREENDER O CONTEXTO HISTÓRICO DE SUAS ORIGENS E TRANSFORMAÇÕES, RELAÇÕES MIDIÁTICAS E ESPORTIVIZAÇÃO. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O CONTEÚDO LUTAS CORPORAIS APRESENTA UMA VASTA GAMA DE POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ SE INTERCALANDO COM OS OUTROS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL E ARTICULANDO DISCUSSÕES PERTINENTES À SOCIEDADE ATRAVÉS DE TEMAS TRANSVERSAIS. UTILIZANDO DE UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO POSSIBILITA UMA INSERÇÃO DESDE OS ANOS INICIAIS POSSIBILITANDO AO ESTUDANTE DIVERSIFICADAS VIVENCIAS CORPORAIS DESDE O INICIO DA FORMAÇÃO, TORNANDO A VIVENCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA SIGNIFICATIVA E TRANSFORMADORA, SUPERANDO LIMITES E BARREIRAS QUE AINDA PERMEIAM A PRÁTICA PROFISSIONAL E QUE LIMITAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

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