O PRESENTE TRABALHO APRESENTA O PAPEL IMPORTANTE QUE A CIÊNCIA TEM E TEVE NA SOCIEDADE, VISTO QUE POR MEIO DELA AS GERAÇÕES PASSADAS PUDERAM APERFEIÇOAR SEUS MÉTODOS E INSTRUMENTOS ALÉM DO DOMÍNIO DO FOGO. TOMANDO ISSO COMO BASE, A TEMÁTICA DESTE TRABALHO PROCUROU DESENVOLVER UMA ABORDAGEM ACERCA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA, BUSCANDO COMPREENDER FENÔMENOS E PROCESSOS NAS DIVERSAS ÁREAS DO ENSINO COMO NA TEMÁTICA RELACIONADA A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS, SENDO QUE POR MEIO DESTA PODE-SE RELACIONAR E CONTEXTUALIZAR VÁRIOS MOMENTOS IMPORTANTES PARA A VIDA DE TODA HUMANIDADE.
A PARTIR DESSA TEMÁTICA, ESTA PESQUISA APRESENTOU COMO QUESTÃO PROBLEMA: COMO TRABALHAR A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE CONTEÚDOS QUE VISAM COMPLEMENTAR O PLANO DE ESTUDO TUTORADO DE MINAS GERAIS? E QUAL A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DESTES CONTEÚDOS E QUAIS SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO? TENDO EM VISTA ESTA QUESTÃO E PARA MELHOR COMPREENSÃO E APRIMORAMENTO DA MESMA, BUSCOU-SE ALCANÇAR OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) AVALIAR A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS CONTEÚDOS COMPLEMENTARES DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO; 2) ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DOS CONTEÚDOS QUE COMPÕEM A UNIDADE TEMÁTICA PROPOSTA, SENDO APLICADA COM BASE NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA; 3) VERIFICAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO; 4) AVERIGUAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DO ENSINO REMOTO. CONSEQUENTEMENTE, ESTA PESQUISA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUE SE FEZ NECESSÁRIA A APLICAÇÃO DE UM FORMULÁRIO ONLINE, JUNTAMENTE COM APRESENTAÇÃO DE UM MURAL DIGITAL DA PLATAFORMA PADLET, QUE NO QUAL APRESENTOU OS CONTEÚDOS SOBRE A ORIGEM E A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS VEICULADOS A QUARTA SEMANA DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO E COM INTUITO AUXILIAR OS ALUNOS DO 3° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SITUADA NA CIDADE DE DIAMANTINA. PARA A APLICAÇÃO DOS DEVIDOS INSTRUMENTOS CITADOS, A PESQUISA ENCONTROU-SE FUNDAMENTADA NA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD), CARACTERIZADA COM ATIVIDADES DE LEITURA, DE ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS. DIANTE DISSO, A SD DESTA PESQUISA BASEOU NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, SENDO O 1° MOMENTO QUE CONSISTIU NA PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO, COM APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS PRESENTES NO MURAL DIGITAL PADLET, COMO NA APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS; PODCAST; IMAGENS A FIM DE MELHOR COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES TANTO PARA A RESOLUÇÃO DO FORMULÁRIO QUANTO PARA A INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS PRESENTES NO PLANO DE ESTUDO TUTORADO. PARA O 2° MOMENTO, OS ESTUDANTES, APÓS A APRESENTAÇÃO DAS DEVIDAS FERRAMENTAS DE AUXÍLIO JÁ CITADAS, TIVERAM QUE ENTRAR NO LINK DISPONÍVEL NO GOOGLE CLASSROOM DA TURMA, E COMEÇAR A REALIZAR AS QUESTÕES PROPOSTAS NO FORMULÁRIO SOBRE A HISTÓRIA E ORIGEM DA VIDA, E A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS E OS SEUS DOMÍNIOS DE FORMA QUE EM MEIO A ESSE FORMULÁRIO, ELES TIVERAM QUE RESPONDER QUESTÕES ABERTAS QUANTO FECHADAS; INTERPRETAR IMAGENS E ESQUEMAS PARA MELHOR COMPREENSÃO E FIXAÇÃO DO CONTEÚDO APRESENTADO. JÁ NO 3° MOMENTO, OCORREU A OBSERVAÇÃO DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES, CONSIDERANDO SUAS SIMILARIDADES E DIFERENÇAS BEM COMO A COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NAS RESPOSTAS FECHADAS. PARA O ESTUDO DA ANÁLISE DOS DADOS, ESSA PESQUISA BASEOU NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA, VISTO QUE POR MEIO DA ATD PODE-SE DIVIDIR EM ETAPAS COMO, 1) SELEÇÃO DE CORPUS: QUE SE CARACTERIZA PELA ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS FORMULÁRIOS CONFORME ANALISADO AS RESPOSTAS DE CADA PERGUNTA; 2) UNITARIZAÇÃO: QUE CONSISTE NA SEPARAÇÃO DE TEXTOS POR MEIO DE UNIDADES COM SEUS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS. NO ENTANTO, ESSAS UNIDADES PODEM CONSEQUENTEMENTE GERAR E FORMULAR OUTRAS UNIDADES QUE DE CERTA FORMA VÃO SER VEICULADAS A INTERLOCUÇÕES EMPÍRICAS E/OU TEÓRICAS, SENDO TAMBÉM VEICULADAS ATÉ MESMO EM INTERPRETAÇÕES DO PRÓPRIO AUTOR; 3) CATEGORIZAÇÃO: ESSA ETAPA CONSISTE NA ARTICULAÇÃO DOS SIGNIFICADOS JUNTAMENTE COM SUAS CARACTERÍSTICAS, PODEM ORIGINAR OUTROS NÍVEIS CATEGÓRICOS E, 4) METATEXTOS: QUE CONSISTE NA INTERPRETAÇÃO E NA APRESENTAÇÃO DE TEXTOS QUE FUNDAMENTAM AS ANÁLISES DAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS APRESENTADAS NA PESQUISA. PARA A APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, COM BASE NOS LEVANTAMENTOS REALIZADOS, NÃO OBTIVEMOS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES A RESPEITO DAS PROPOSTAS APRESENTADAS NO DEVIDO FORMULÁRIO, VISTO QUE, COMO CONSTATADO EM OUTROS DOCUMENTOS ANTERIORES, OS ESTUDANTES, NESTE MOMENTO EM QUE O ENSINO SE ENCONTRA DE MANEIRA REMOTA APRESENTARAM DIFICULDADES TANTO ACESSO, MAS COMO TAMBÉM A CARÊNCIA DOS AMBIENTES DE ENSINO, O QUE DE CERTA FORMA IMPEDEM A CONSTRUÇÃO DOS SEUS CONHECIMENTOS E A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. EM VIRTUDE A TUDO ISSO, CONCLUÍMOS QUE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA É UM PROCESSO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO SENDO QUE ELA ESTÁ DIRETAMENTE ATRELADA COM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, NO ESTUDO E COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E PRINCIPALMENTE COMO A MESMA EVOLUIU AO LONGO DOS ANOS CIENTIFICAMENTE E TECNOLOGICAMENTE. DESTA FORMA A INSERÇÃO DE TÓPICOS RELACIONADOS A HISTÓRIA DA CIÊNCIA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA DEVIDO AO CONTEXTO PANDÊMICO AO QUAL VIVEMOS ATUALMENTE. NESTE INTUITO, PODE-SE OBSERVAR QUE, OS ESTUDANTES EM DIVERSOS MOMENTOS, NÃO APRESENTARAM UMA CONEXÃO FAVORÁVEL PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES REMOTAS, ALÉM DA DESMOTIVAÇÃO, VISTO QUE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES AFIRMARAM SENTIR FALTA DE UMA MELHOR EXPLICAÇÃO POR PARTE DOS PROFESSORES BEM COMO DAS AULAS PRESENCIAIS, MAS PRINCIPALMENTE PODE-SE PERCEBER QUE ESTES SÃO FATORES CRUCIAIS PARA QUE MUITOS DELES TENHAM DIFICULDADES PARA ENTENDER E REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO PLANO DE ESTUDO TUTORADO, GERANDO UMA FALTA DE INTERESSE DE GRANDE PARTE DO ESTUDANTES NA REALIZAÇÃO DESTAS ATIVIDADES.