JUSTIFICA-SE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS ALIADO AO ENSINO REMOTO, TROUXE A NECESSIDADE DOS DOCENTES
TEREM QUE SE ADAPTAREM, DE MANEIRA INESPERADA, AO FORMATO DE ENSINO, PARA SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DA
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) PARA NÃO CORROBORAR COM A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS DA COVID-19.
EVIDENTEMENTE OS PROFESSORES TIVERAM DIFICULDADES EM REPASSAR O CONTEÚDO DE QUÍMICA DEVIDO SER UMA
CIÊNCIA EXPERIMENTAL E CONSIDERADA DIFÍCIL PELOS OS ALUNOS, POIS EXIGE BASTANTE DEDICAÇÃO PARA
COMPREENDER A DISCIPLINA POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA ABSTRATA. A PARTIR DESSA SITUAÇÃO, SURGIU A
NECESSIDADE DOS PROFESSORES BUSCAREM NOVAS METODOLOGIAS E FORMAS DE PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O
ENEM. ASSIM, O ENSINO REMOTO EXIGIU QUE PROFESSORES E ALUNOS SUBSTITUÍSSEM AS AULAS PRESENCIAIS PELO
AMBIENTE VIRTUAL, NO QUAL SERIA O ESPAÇO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL É
COMPREENDIDO COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO ONDE EXISTE O DISTANCIAMENTO ENTRE DOCENTE E DISCENTE,
MAS PERMITE ATENDER AO ALUNO, QUE MESMO EM CASA PODE ESTUDAR E SE MANTER ATIVO NO PROCESSO
EDUCACIONAL. DIANTE DO EXPOSTO, OS PROFESSORES TIVERAM UMA GRANDE MUDANÇA NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL,
POIS COM A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), TUDO MUDOU DE REPENTE, SEM QUE HOUVESSE TEMPO
DE PREPARAÇÃO. DESSA FORMA, OS DOCENTES TIVERAM QUE GRAVAR E EDITAR AULAS, USAR AS FERRAMENTAS
TECNOLÓGICAS QUE ANTES NÃO ESTAVAM HABITUADOS A USAR E SE ADAPTAR AS NOVAS FORMAS DE ENSINAR, ALÉM DE
LIDAR COM PROBLEMAS NO QUE SE REFEREM ÀS DISPARIDADES SOCIAIS E ECONÔMICAS BRASILEIRAS. A PRESENTE
PESQUISA RETRATA AS DIFICULDADES DO PROFESSOR DE QUÍMICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DE BOA
VIAGEM-CE EM MINISTRAR OS CONTEÚDOS VOLTADOS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) NA
MODALIDADE DE ENSINO REMOTO. OBJETIVA-SE COM O PRESENTE ESTUDO ANALISAR OS IMPASSES QUE O DOCENTE
ENFRENTA PARA LECIONAR OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA COM FOCO PARA A PREPARAÇÃO PARA O ENEM, MAPEANDO
AS PERCEPÇÕES, AS METODOLOGIAS EMPREGADAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COMO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A QUÍMICA ESTÁ PRESENTE EM TUDO, MAS NAS ESCOLAS ESTA MATÉRIA É CONSIDERADA A
DISCIPLINA MAIS DIFÍCIL, POIS COMPREENDEM MUITAS FÓRMULAS E EQUAÇÕES, DESSE MODO OS ALUNOS NÃO SE
INTERESSAM MUITO, MAS TAMBÉM PODE ACONTECER QUE A METODOLOGIA QUE É USADA PARA ABORDAR O CONTEÚDO
NÃO É FAVORÁVEL PARA QUE POSSA CHAMAR A ATENÇÃO DO DISCENTE. PARA MODIFICAR ESSA REALIDADE É NECESSÁRIO
QUE O DOCENTE APLIQUE METODOLOGIAS EFICAZES, RELACIONANDO O ASSUNTO AO COTIDIANO, DE FORMA QUE HAJA
INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR. É COMUM SE DEPARAR COM OS DISCENTES COM DIFICULDADES DE
APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, POR TER UMA CONCEPÇÃO ERRADA DAS DISCIPLINAS DAS EXATAS, ENTÃO
É DEVER DO PROFESSOR MUDAR ESSA VISÃO, TENTANDO SE APROXIMAR DA REALIDADE DOS ALUNOS E DANDO EXEMPLOS
QUE CORRESPONDAM COM O DIA A DIA. O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) É UMA PROVA QUE
ACONTECE ANUALMENTE, ORGANIZADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), TEM O OBJETIVO DE AVALIAR A
QUALIDADE DE ENSINO, VISANDO ANALISAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS PELOS
DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DE TODO O BRASIL. O ENEM POR MAIS DE 10 ANOS ERA EXCLUSIVAMENTE, PARA
1LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE,
LUCIANA.LUZ.SANTOS61@ALUNO.IFCE.EDU.BR;
2LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE,
CINTIA.MARCIEL.SOUSA07@ALUNO.IFCE.EDU.BR;
3LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE,
IRANEIDE.MOREIRA.ARAUJO04@ALUNO.IFCE.EDU.BR;
4PROFESSOR ORIENTADOR - MESTRANDO EM QUÍMICA PLENA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UF,
PROFESSORWESCLLE@HOTMAIL.COM.
AVALIAR A QUALIDADE DE ENSINO, A PARTIR DO ANO DE 2009 GANHOU MAIS DESTAQUE, DEVIDO ÀS AÇÕES
GOVERNAMENTAIS QUE ESTIMULOU O ACESSO DO ESTUDANTE AO NÍVEL SUPERIOR. O ENEM É UMA PORTA DE ACESSO
PARA O JOVEM ENTRAR NA UNIVERSIDADE. DE ACORDO COM A NOTA OBTIDA NO EXAME, PODERÁ PARTICIPAR DE
PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS COMO O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU), PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA
TODOS (PROUNI) E FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) QUE FACILITAM O ACESSO A UNIVERSIDADES
PÚBLICAS E PRIVADAS DO NOSSO PAÍS. A EDIÇÃO ENEM 2021 JÁ FOI ENCERRADA AS INSCRIÇÕES, O EXAME ESTÁ
MARCADO PARA ACONTECER NOS DIAS 21 E 28 DE NOVEMBRO, SENDO APLICADO EM DOIS DOMINGOS CONSECUTIVOS,
NO ENTANTO, OCORREU UM RECORDE NEGATIVO NO NÚMERO DE INSCRITOS, COGITA-SE QUE SERÁ A MENOR EDIÇÃO EM
13 ANOS, FORAM MAIS DE 3 MILHÕES DE INSCRITOS PARA REALIZAR A PROVA. EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO NOVO
CORONAVÍRUS, QUE ULTRAPASSA A MARCA DE 564 MIL MORTES, VIVENCIAMOS UM CONTEXTO EM QUE AS ESCOLAS
ESTÃO FECHADAS DESDE MARÇO DE 2020 E DIANTE DESSA REALIDADE INSTAUROU-SE O ENSINO REMOTO, SABEMOS QUE
NEM TODOS OS ESTUDANTES TÊM ACESSO ÀS AULAS VIRTUAIS E AO APARATO TECNOLÓGICO OCASIONADO PELA
DESIGUALDADE SOCIAL QUE ENFRENTAMOS, POR OUTRO LADO TEMOS O DOCENTE QUE É UM DOS PROTAGONISTAS E
RESPONSÁVEL PELA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA REALIZAR O EXAME, QUE TAMBÉM ENFRENTA
OBSTÁCULOS EM LIDAR COM AS TECNOLOGIAS, COM O ACESSO À INTERNET, A FALTA DE INFRAESTRUTURA E A FALTA DE
MATERIAIS TECNOLÓGICOS. DIANTE DESSA REALIDADE, É NOTÓRIO QUE O ENSINO REMOTO TEM UM ALCANCE LIMITADO
E CONSEQUENTEMENTE EXCLUI ESTUDANTES QUE NÃO POSSUEM MEIOS TECNOLÓGICOS E ACESSO À INTERNET, DESSA
FORMA, O DOCENTE EM MEIO A ESTES PANORAMAS, VEM SE RESSIGNIFICANDO E ADAPTANDO-SE ÀS FERRAMENTAS
DIGITAIS BUSCANDO MANEIRAS DE EFETIVAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NESTA MODALIDADE. COMO
METODOLOGIA, UTILIZOU-SE ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, POIS, FOI ADOTADA A PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA, E PARA COLETA DE DADOS, APLICOU-SE UM FORMULÁRIO COM 13 PERGUNTAS NO GOOGLE FORMULÁRIOS
PARA UM DOCENTE DE DETERMINADA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DA CIDADE DE BOA VIAGEM-CE.
COMO RESULTADOS, ATRAVÉS DO FORMULÁRIO, CONSTATOU-SE QUE O PROFESSOR TEM FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM
QUÍMICA, ATUA 1°, 2° E 3° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO REGULAR, ATUANDO EM SETE TURMAS COM EM MÉDIA 40
ALUNOS POR SALA, NO QUAL AVALIA O ENSINO REMOTO COMO UMA FORMA NECESSÁRIA PARA NÃO INTERROMPER O
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AS ESTRATÉGIAS USADAS DURANTE O ENSINO REMOTO, INICIALMENTE FOI A
FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO WHATSAPP, APÓS SURGIU UMA NECESSIDADE DE UM CONTATO DE FORMA SÍNCRONA
ENTRE PROFESSOR E ALUNO, DESSA FORMA IMPLEMENTOU-SE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS COMO GOOGLE CLASSROOM,
MEET E FORMS. MESMO USANDO ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS AINDA O DOCENTE ENFRENTA DIFICULDADES
PERTINENTES, QUE É ESTABELECER O CONTATO COM OS ALUNOS. EM MEIO AO ENSINO REMOTO, HOUVE A PREPARAÇÃO
DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA COM FOCO NO ENEM, ATRAVÉS DE AULAS COM RESOLUÇÕES DE QUESTÕES
DA PROVA DO ENEM DAS EDIÇÕES ANTERIORES. CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO MODIFICOU COMPLETAMENTE A
FORMA DE ENSINAR E ESTUDAR, JÁ QUE O DOCENTE TEVE QUE SE ADAPTAR A ESSE MODELO DE ENSINO, SEM
TREINAMENTO NO INÍCIO, PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. MAS DIANTE DE TODOS OS OBSTÁCULOS DO PROFESSOR
EM MINISTRAR AULAS COM FOCO NO ENEM, PERCEBE-SE QUE TANTO A ESCOLA COMO O DOCENTE CONSEGUIRAM
INSCREVER QUASE TODOS OS ALUNOS APTOS A FAZER O EXAME, E DE CERTA FORMA USAR OS RECURSOS PEDAGÓGICOS A
SEU FAVOR, A FIM DE PREPARAR OS DISCENTES PARA UMA PROVA TÃO IMPORTANTE NA VIDA DOS ALUNOS QUE DESEJAM
INGRESSAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FORMA GRATUITA.