Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO NA PANDEMIA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA FRAGILIDADE LATENTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, AULA REMOTA, PRECARIZAÇÃO, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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NESSE SENTIDO, ESTES ELEMENTOS CORROBORAM PARA VIABILIZAR OU NÃO A TRÍADE ACESSO, QUALIDADE E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO (SAVIANI, 2019), INTERFERINDO DIRETAMENTE NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS. NESSE RACIOCÍNIO, TANTO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUANTO À TRÍADE MENCIONADA TORNA-SE PRECÁRIOS À MEDIDA QUE MUITOS ESTUDANTES NÃO POSSUEM ACESSO À INTERNET OU MESMO A CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA O ESTUDO (SAVIANI; GALVÃO, 2021). ASSIM, O PRESENTE TRABALHO, A QUAL TEM ORIGEM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) UNINTER, TEM POR OBJETIVO ANALISAR O CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, DEMONSTRANDO AS FRAGILIDADES DESSE CONTEXTO ATRAVÉS DE SEUS PRINCIPAIS CONCEITOS. COM RELAÇÃO À METODOLOGIA, COMPREENDEMOS QUE O MÉTODO SE REFERE A UM COMPLEXO PERCURSO PARA SE APROXIMAR DE UM OBJETO DO CONHECIMENTO, CONSIDERANDO AS INFLUÊNCIAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS, SOCIAIS, HISTÓRICAS, CULTURAIS E PESSOAIS. 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CONSIDERANDO O EXPOSTO E RETOMANDO O RACIOCÍNIO, A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, DESENVOLVIDA PELO PROFESSOR DERMEVAL SAVIANI, TEM FORNECIDO SUBSÍDIOS METODOLÓGICOS DE GRANDE VALIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ESCLARECENDO ASSIM SUA ESPECIFICIDADE, NATUREZA, RELAÇÃO POLÍTICA E CONTRADIÇÕES, BEM COMO A POSSIBILIDADE DE UMA PRÁXIS EDUCATIVA COM MAIOR QUALIDADE E CRITICIDADE, SE APROPRIANDO DE CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS E DESENVOLVENDO PLENAMENTE O ALUNO ENQUANTO “SÍNTESE DE INÚMERAS RELAÇÕES SOCIAIS” (SAVIANI, 2013, P. 71). DESTARTE, AO PROMOVER UMA ARTICULAÇÃO METODOLÓGICA EM CONSONÂNCIA COM A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE SEUS PASSOS, A SABER: A PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA, PROBLEMATIZAÇÃO, INSTRUMENTALIZAÇÃO, CATARSE E PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE CHEGADA (SAVIANI, 2018), DIALOGA COM A TRÍADE ACESSO, QUALIDADE E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO, O QUE COMPÕE UM RICO PROCESSO FORMATIVO. CONTUDO, AO PONDERAR ACERCA DAS AULAS REMOTAS INSTAURADAS NAS REDES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE ENSINO DEVIDO À PANDEMIA, INFERE-SE QUE ESTAS VÃO JUSTAMENTE CONTRA OS PRINCÍPIOS DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E MOBILIZADORA, CONFORME ADVOGA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, QUE ESTÁ DIRETAMENTE ALINHADA AOS INTERESSES DA CLASSE TRABALHADORA, PROMOVENDO ASSIM UM GRANDE RETROCESSO FORMATIVO, SOCIAL E INSTITUCIONAL. EM PRIMEIRO LUGAR, PERCEBE-SE ESSE RETROCESSO NO AMPARO METODOLÓGICO QUE, NO ÂMBITO DAS AULAS REMOTAS, INVIABILIZA-SE A “PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA”, UMA VEZ QUE SE DESCONSIDERA A DIVERSIDADE DE CONTEXTOS PROVENIENTES DOS DISCENTES E A PRÓPRIA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR, POIS OS CONTEÚDOS SEGUEM UMA ORDEM ESPECIFICA ELABORADA PELAS ESFERAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, CONTENDO UM CRONOGRAMA JÁ PRÉ-DETERMINADO. NESSE RACIOCÍNIO, CONSIDERANDO TAMBÉM AS DESIGUALDADES SOCIAIS EXISTENTES, BEM COMO A FALTA AO ACESSO AO PRÓPRIO CONTEÚDO, OS DEMAIS PASSOS ENCONTRAM-SE IGUALMENTE PREJUDICADOS. EM SEGUNDO LUGAR, CONSIDERANDO A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO, SAVIANI NOS EXPLICA QUE, “A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA EDUCAÇÃO ENQUANTO UM TRABALHO NÃO MATERIAL, CUJO PRODUTO NÃO SE SEPARA DO ATO DE PRODUÇÃO, PERMITE NOS SITUAR A ESPECIFICIDADE DE EDUCAÇÃO COMO REFERIDA AOS CONHECIMENTOS, IDEIAS, CONCEITOS, VALORES, ATITUDES, HÁBITOS, SÍMBOLOS SOB O ASPECTO DE ELEMENTOS NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DA HUMANIDADE EM CADA INDIVÍDUO SINGULAR, NA FORMA DE UMA SEGUNDA NATUREZA, QUE SE PRODUZ, DELIBERADA E INTENCIONALMENTE, ATRAVÉS DE RELAÇÕES PEDAGÓGICAS HISTORICAMENTE DETERMINADAS QUE SE TRAVAM ENTRE OS HOMENS” (SAVIANI, 2013, P. 20). NESSE SENTIDO, AS AULAS REMOTAS VÃO CONTRA A ESPECIFICIDADE EDUCATIVA, POIS IGNORA A SINGULARIDADE DOS DISCENTES, A CONCRETICIDADE DA INTENÇÃO PEDAGÓGICA, OS MEIOS DE ASSIMILAÇÃO PARA O CONTEÚDO E AO ATRIBUIR MAIS RESPONSABILIDADES AO CORPO DOCENTE, OCASIONA UM PREJUÍZO À PRÓPRIA SAÚDE DO PROFESSOR, ALÉM DE CRIAR CONDIÇÕES PARA SUA CULPABILIZAÇÃO RELACIONADA AO ENSINO (SAVIANI; GALVÃO, 2021, P. 38-39), TRATANDO-SE ASSIM DE UM AMPLO MOVIMENTO DIRECIONADO PARA A PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, SEJA EM QUESTÕES METODOLÓGICAS OU NO CERNE DA PRÓPRIA NATUREZA EDUCATIVA. DIANTE DA SITUAÇÃO EXCEPCIONAL OCASIONADA PELA PANDEMIA DA COVID-19, O GOVERNO BRASILEIRO, TANTO NAS ESFERAS ESTADUAIS QUANTO MUNICIPAIS, PROMOVEU A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA UM CONTEXTO DE AULAS REMOTAS, ATRAVÉS DA INTERNET, RESPEITANDO AS MEDIDAS DE SEGURANÇA NECESSÁRIAS. 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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A PANDEMIA OCASIONADA PELA COVID-19 (SARS-COV-2) ALTEROU PROFUNDAMENTE DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE, INSTAURANDO NAS ESFERAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DO BRASIL DIVERSAS MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA CONTER O AVANÇO E A PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS, OCASIONANDO DESSA FORMA UMA MUDANÇA NO ÂMBITO EDUCACIONAL, COM A TRANSIÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS PARA AULAS REMOTAS NO AMBIENTE VIRTUAL (SAVIANI; GALVÃO, 2021). DIANTE DESSE CONTEXTO, CABE AINDA CONSIDERAR QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DECORRENTE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PERPASSA POR DIVERSOS FATORES INTERLIGADOS, COMO: AS QUESTÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS; AS RELAÇÕES FAMILIARES; A ESTRUTURA E INSUMOS DISPONÍVEIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO; A APROPRIAÇÃO METODOLÓGICA RELACIONADA À DETERMINADA PEDAGOGIA; E A PRÓPRIA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR. NESSE SENTIDO, ESTES ELEMENTOS CORROBORAM PARA VIABILIZAR OU NÃO A TRÍADE ACESSO, QUALIDADE E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO (SAVIANI, 2019), INTERFERINDO DIRETAMENTE NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS. NESSE RACIOCÍNIO, TANTO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUANTO À TRÍADE MENCIONADA TORNA-SE PRECÁRIOS À MEDIDA QUE MUITOS ESTUDANTES NÃO POSSUEM ACESSO À INTERNET OU MESMO A CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA O ESTUDO (SAVIANI; GALVÃO, 2021). ASSIM, O PRESENTE TRABALHO, A QUAL TEM ORIGEM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) UNINTER, TEM POR OBJETIVO ANALISAR O CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, DEMONSTRANDO AS FRAGILIDADES DESSE CONTEXTO ATRAVÉS DE SEUS PRINCIPAIS CONCEITOS. COM RELAÇÃO À METODOLOGIA, COMPREENDEMOS QUE O MÉTODO SE REFERE A UM COMPLEXO PERCURSO PARA SE APROXIMAR DE UM OBJETO DO CONHECIMENTO, CONSIDERANDO AS INFLUÊNCIAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS, SOCIAIS, HISTÓRICAS, CULTURAIS E PESSOAIS. NESSE SENTIDO, O MÉTODO CONTÉM, EXPLICITA OU IMPLICITAMENTE, CERTA VISÃO DE MUNDO, HOMEM, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO. EM SUMA, NÃO É NEUTRO (SEVERINO, 2016). DESSE MODO, PARA RESPONDER AO OBJETIVO PROPOSTO, ESTE TRABALHO UTILIZOU A ABORDAGEM QUALITATIVA (SEVERINO, 2016, P. 125), A QUAL CONTEMPLA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE “SE REALIZA A PARTIR DO REGISTRO DISPONÍVEL, DECORRENTE DE PESQUISAS ANTERIORES, EM DOCUMENTOS IMPRESSOS” OU VIRTUAIS, “COMO LIVROS, ARTIGOS, TESES ETC.” (SEVERINO, 2016, P. 131). NO QUE TANGE A RELAÇÃO ESCOLAR E SEUS PRINCÍPIOS NORTEADORES, EMBASOU-SE NAS FUNDAMENTAÇÕES DE SAVIANI (2013, 2018, 2019) E, A CONTEXTUALIZAÇÃO DO AMBIENTE REMOTO, ASSIM COMO SUAS ANÁLISES PAUTARAM-SE EM SAVIANI E GALVÃO (2021). CONSIDERANDO O EXPOSTO E RETOMANDO O RACIOCÍNIO, A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, DESENVOLVIDA PELO PROFESSOR DERMEVAL SAVIANI, TEM FORNECIDO SUBSÍDIOS METODOLÓGICOS DE GRANDE VALIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ESCLARECENDO ASSIM SUA ESPECIFICIDADE, NATUREZA, RELAÇÃO POLÍTICA E CONTRADIÇÕES, BEM COMO A POSSIBILIDADE DE UMA PRÁXIS EDUCATIVA COM MAIOR QUALIDADE E CRITICIDADE, SE APROPRIANDO DE CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS E DESENVOLVENDO PLENAMENTE O ALUNO ENQUANTO “SÍNTESE DE INÚMERAS RELAÇÕES SOCIAIS” (SAVIANI, 2013, P. 71). DESTARTE, AO PROMOVER UMA ARTICULAÇÃO METODOLÓGICA EM CONSONÂNCIA COM A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE SEUS PASSOS, A SABER: A PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA, PROBLEMATIZAÇÃO, INSTRUMENTALIZAÇÃO, CATARSE E PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE CHEGADA (SAVIANI, 2018), DIALOGA COM A TRÍADE ACESSO, QUALIDADE E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO, O QUE COMPÕE UM RICO PROCESSO FORMATIVO. CONTUDO, AO PONDERAR ACERCA DAS AULAS REMOTAS INSTAURADAS NAS REDES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE ENSINO DEVIDO À PANDEMIA, INFERE-SE QUE ESTAS VÃO JUSTAMENTE CONTRA OS PRINCÍPIOS DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E MOBILIZADORA, CONFORME ADVOGA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, QUE ESTÁ DIRETAMENTE ALINHADA AOS INTERESSES DA CLASSE TRABALHADORA, PROMOVENDO ASSIM UM GRANDE RETROCESSO FORMATIVO, SOCIAL E INSTITUCIONAL. EM PRIMEIRO LUGAR, PERCEBE-SE ESSE RETROCESSO NO AMPARO METODOLÓGICO QUE, NO ÂMBITO DAS AULAS REMOTAS, INVIABILIZA-SE A “PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA”, UMA VEZ QUE SE DESCONSIDERA A DIVERSIDADE DE CONTEXTOS PROVENIENTES DOS DISCENTES E A PRÓPRIA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR, POIS OS CONTEÚDOS SEGUEM UMA ORDEM ESPECIFICA ELABORADA PELAS ESFERAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, CONTENDO UM CRONOGRAMA JÁ PRÉ-DETERMINADO. NESSE RACIOCÍNIO, CONSIDERANDO TAMBÉM AS DESIGUALDADES SOCIAIS EXISTENTES, BEM COMO A FALTA AO ACESSO AO PRÓPRIO CONTEÚDO, OS DEMAIS PASSOS ENCONTRAM-SE IGUALMENTE PREJUDICADOS. EM SEGUNDO LUGAR, CONSIDERANDO A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO, SAVIANI NOS EXPLICA QUE, “A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA EDUCAÇÃO ENQUANTO UM TRABALHO NÃO MATERIAL, CUJO PRODUTO NÃO SE SEPARA DO ATO DE PRODUÇÃO, PERMITE NOS SITUAR A ESPECIFICIDADE DE EDUCAÇÃO COMO REFERIDA AOS CONHECIMENTOS, IDEIAS, CONCEITOS, VALORES, ATITUDES, HÁBITOS, SÍMBOLOS SOB O ASPECTO DE ELEMENTOS NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DA HUMANIDADE EM CADA INDIVÍDUO SINGULAR, NA FORMA DE UMA SEGUNDA NATUREZA, QUE SE PRODUZ, DELIBERADA E INTENCIONALMENTE, ATRAVÉS DE RELAÇÕES PEDAGÓGICAS HISTORICAMENTE DETERMINADAS QUE SE TRAVAM ENTRE OS HOMENS” (SAVIANI, 2013, P. 20). NESSE SENTIDO, AS AULAS REMOTAS VÃO CONTRA A ESPECIFICIDADE EDUCATIVA, POIS IGNORA A SINGULARIDADE DOS DISCENTES, A CONCRETICIDADE DA INTENÇÃO PEDAGÓGICA, OS MEIOS DE ASSIMILAÇÃO PARA O CONTEÚDO E AO ATRIBUIR MAIS RESPONSABILIDADES AO CORPO DOCENTE, OCASIONA UM PREJUÍZO À PRÓPRIA SAÚDE DO PROFESSOR, ALÉM DE CRIAR CONDIÇÕES PARA SUA CULPABILIZAÇÃO RELACIONADA AO ENSINO (SAVIANI; GALVÃO, 2021, P. 38-39), TRATANDO-SE ASSIM DE UM AMPLO MOVIMENTO DIRECIONADO PARA A PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, SEJA EM QUESTÕES METODOLÓGICAS OU NO CERNE DA PRÓPRIA NATUREZA EDUCATIVA. DIANTE DA SITUAÇÃO EXCEPCIONAL OCASIONADA PELA PANDEMIA DA COVID-19, O GOVERNO BRASILEIRO, TANTO NAS ESFERAS ESTADUAIS QUANTO MUNICIPAIS, PROMOVEU A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA UM CONTEXTO DE AULAS REMOTAS, ATRAVÉS DA INTERNET, RESPEITANDO AS MEDIDAS DE SEGURANÇA NECESSÁRIAS. CONTUDO, AO DESCONSIDERAREM DIVERSOS FATORES QUE PERMEIAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BEM COMO A GRANDE DESIGUALDADE SOCIAL E ECONÔMICA DO BRASIL, OBSERVOU-SE QUE A MEDIDA ADOTADA TEVE CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA A EDUCAÇÃO, COMO A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO, A SOBRECARGA DOCENTE E A SECUNDARIZAÇÃO DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO ESCOLAR (SAVIANI, 2013, P. 84). DESSA FORMA, COM BASE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A QUAL SE MANTÉM ALINHADA AOS INTERESSES DA CLASSE TRABALHADORA E CONSCIENTE DE SEUS CONDICIONANTES HISTÓRICOS (SAVIANI, 2019), PUDERAM-SE INFERIR ALGUMAS FRAGILIDADES DESSE PROCESSO EDUCATIVO NO AMBIENTE VIRTUAL, DEMONSTRANDO QUE ELE VAI CONTRA A UMA METODOLOGIA CRÍTICA E A PRÓPRIA ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO. EM SUMA, A FALTA DE UM PLANEJAMENTO EDUCATIVO COERENTE COM A REALIDADE BRASILEIRA, SOMADO AO AVANÇO DE POLÍTICAS MERCADOLÓGICAS E PRIVATISTAS, INVIABILIZA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL, CRÍTICA E SIGNIFICATIVA.

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Comentários

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  • Pedro Pereira dos Santos

    Ótimo material

    31/08/2022 17:19:51

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