Este trabalho objetiva conhecer a Pedagogia do Griô nas interpretações e significações das crianças que participaram, no ano letivo de 2009, na Escola de Ensino Fundamental Dom Vicente de Paula Araújo Matos, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, do projeto de educação popular, “Historias em Retalhos” desenvolvido pela Griô Dona Fanca e viabilizado pela parceria entre a escola, a ONG Instituto de Ecocidadania Juriti e a política pública Ação Griô Nacional, do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva do Ministério da Cultura – MinC. Metodologicamente nos apoiamos na proposta de pesquisa qualitativa com instrumentais da história oral que visa a partir das memorias, interpretações e significações das crianças, apresentar à pedagogia do Griô, experiência de educação popular desenvolvida na escola. A pesquisa aponta para a importância dos encontros institucionais e intergeracionais desenvolvendo e consolidando as artes de saber e artes de dizer das expressões culturais locais que fortalecem as relações e o pertencimento cultural e ancestral da e na sociedade, revelando ainda a necessidade de potencializarmos metodologias criativas que desenvolva o sentimento de presença, pertença e o prazer no ato de conhecer e ensinar, valorizando todos os lugares de fala dos processos e propostas educacionais.