UM OLHAR SOBRE A INDÚSTRIA CULTURAL NA ESCOLA
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No Brasil, essa indústria não é homogênea e, por isso, alvo de críticas de estudiosos, uma vez que foca temas, assuntos e culturas estrangeiros e pouco incentiva ou instiga o interesse sobre a história e as tradições do nosso país. Ou seja, são focados apenas objetos de compra e venda e não a cultura propriamente dita.Este artigo tem por objetivo analisar a influência da indústria cultural nas escolas a partir do artigo “A indústria cultural invade a escola brasileira”, de Medrano e Valentim (2001). Para isso, além das autoras supracitadas, esse trabalho contará com os estudos de: Adorno e Horkheimer (1985), Bucci (2001[2004]), Soares (2008) e Aquino (2002).Os dados foram coletados durante o ano letivo de 2010, através de pesquisa bibliográfica e documental. A análise mostra a forte influência exercida pelos produtos da Indústria Cultural, tendo a televisão como veículo principal de divulgação e cabe aos educadores ter esclarecidas as concepções ideológicas vigentes na sociedade, como estas se articulam aos meios de comunicação, o que é veiculado pelos produtos da Indústria Cultural e ainda, que tenham condições de articular estes conceitos a uma educação significativa, relevante, democrática e emancipadora." 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