A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA, ESCOLA E PSICÓLOGO NA ESCOLHA DO TRATAMENTO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO-TEA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8390 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1341 "inscrito_id" => 3359 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA, ESCOLA E PSICÓLOGO NA ESCOLHA DO TRATAMENTO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO-TEA" "resumo" => "Introdução: Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, crônica, incapacitante que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Os comprometimentos clássicos do Autismo estão relacionados à interação social, comunicação e comportamentos, vistos como prioritários ultimamente pela Educação Especial na perspectiva da inclusão na Escola regular. É indispensável a relação família, Escola e Terapeuta, na escolha do tratamento mais adequado para o aluno com TEA, haja vista que cada aluno é singular, e o trabalho é mais eficaz quando professor trabalha em parceria com o Psicólogo, onde juntos podem traçar a escolha da abordagem. Objetivos: Enfatizar a importância da relação entre o profissional de Psicologia e professor dentro das escolas. Elaborar modelos de intervenção com a busca de recursos e/ou estratégias de atendimento. Trabalhar a relação emocional da família a fim de que haja a extensão das atividades no ambiente familiar. Metodologia: Realizou-se na Associação de Amigos dos Autistas do Piauí – AMA/PI, localizado no Bairro Primavera, na Cidade de Teresina, Piauí, Brasil, onde funciona há quatorze anos nesta Cidade. Contou com a participação de um aluno (um), com 7 anos de idade. Conclusão: Observou-se que existem várias estratégias de atendimento que são importantes, porém a escolha da abordagem correta para cada aluno pode trazer resultados mais significativos para estes. Percebeu-se que o compromisso e um conhecimento amplo do professor de educação especial para o tratamento adequado e desenvolvimento do aluno autista, permitindo o apoio do profissional de psicologia para auxiliá-lo nos aspectos comportamentais desse aluno, bem como suporte à família, proporcionou avanços na aquisição de habilidades e melhoria na qualidade de vida desse aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "AUTISMO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRATAMENTO TERAPÊUTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_10_33_41_idinscrito_3359_b92065bfea907b699358828907a845da.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA LIMA CARVALHO VIDAL" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA VIDAL" "autor_email" => "natalialcarvalho@yahoo.co" "autor_ies" => "UNINOVAFAPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8390 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1341 "inscrito_id" => 3359 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA, ESCOLA E PSICÓLOGO NA ESCOLHA DO TRATAMENTO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO-TEA" "resumo" => "Introdução: Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, crônica, incapacitante que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Os comprometimentos clássicos do Autismo estão relacionados à interação social, comunicação e comportamentos, vistos como prioritários ultimamente pela Educação Especial na perspectiva da inclusão na Escola regular. É indispensável a relação família, Escola e Terapeuta, na escolha do tratamento mais adequado para o aluno com TEA, haja vista que cada aluno é singular, e o trabalho é mais eficaz quando professor trabalha em parceria com o Psicólogo, onde juntos podem traçar a escolha da abordagem. Objetivos: Enfatizar a importância da relação entre o profissional de Psicologia e professor dentro das escolas. Elaborar modelos de intervenção com a busca de recursos e/ou estratégias de atendimento. Trabalhar a relação emocional da família a fim de que haja a extensão das atividades no ambiente familiar. Metodologia: Realizou-se na Associação de Amigos dos Autistas do Piauí – AMA/PI, localizado no Bairro Primavera, na Cidade de Teresina, Piauí, Brasil, onde funciona há quatorze anos nesta Cidade. Contou com a participação de um aluno (um), com 7 anos de idade. Conclusão: Observou-se que existem várias estratégias de atendimento que são importantes, porém a escolha da abordagem correta para cada aluno pode trazer resultados mais significativos para estes. Percebeu-se que o compromisso e um conhecimento amplo do professor de educação especial para o tratamento adequado e desenvolvimento do aluno autista, permitindo o apoio do profissional de psicologia para auxiliá-lo nos aspectos comportamentais desse aluno, bem como suporte à família, proporcionou avanços na aquisição de habilidades e melhoria na qualidade de vida desse aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "AUTISMO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRATAMENTO TERAPÊUTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_10_33_41_idinscrito_3359_b92065bfea907b699358828907a845da.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA LIMA CARVALHO VIDAL" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA VIDAL" "autor_email" => "natalialcarvalho@yahoo.co" "autor_ies" => "UNINOVAFAPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }