Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA, ESCOLA E PSICÓLOGO NA ESCOLHA DO TRATAMENTO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO-TEA

Palavra-chaves: AUTISMO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRATAMENTO TERAPÊUTICO Pôster (PO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Introdução: Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, crônica, incapacitante que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Os comprometimentos clássicos do Autismo estão relacionados à interação social, comunicação e comportamentos, vistos como prioritários ultimamente pela Educação Especial na perspectiva da inclusão na Escola regular. É indispensável a relação família, Escola e Terapeuta, na escolha do tratamento mais adequado para o aluno com TEA, haja vista que cada aluno é singular, e o trabalho é mais eficaz quando professor trabalha em parceria com o Psicólogo, onde juntos podem traçar a escolha da abordagem. Objetivos: Enfatizar a importância da relação entre o profissional de Psicologia e professor dentro das escolas. Elaborar modelos de intervenção com a busca de recursos e/ou estratégias de atendimento. Trabalhar a relação emocional da família a fim de que haja a extensão das atividades no ambiente familiar. Metodologia: Realizou-se na Associação de Amigos dos Autistas do Piauí – AMA/PI, localizado no Bairro Primavera, na Cidade de Teresina, Piauí, Brasil, onde funciona há quatorze anos nesta Cidade. Contou com a participação de um aluno (um), com 7 anos de idade. Conclusão: Observou-se que existem várias estratégias de atendimento que são importantes, porém a escolha da abordagem correta para cada aluno pode trazer resultados mais significativos para estes. Percebeu-se que o compromisso e um conhecimento amplo do professor de educação especial para o tratamento adequado e desenvolvimento do aluno autista, permitindo o apoio do profissional de psicologia para auxiliá-lo nos aspectos comportamentais desse aluno, bem como suporte à família, proporcionou avanços na aquisição de habilidades e melhoria na qualidade de vida desse aluno.

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