Este estudo parte da necessidade de avaliar a implementação de uma Escola de Educação de tempo integral na rede pública municipal de ensino. Tem como questão principal conhecer as vantagens e desvantagens desse novo modelo de escola para toda a comunidade escolar. Assim sendo, apresenta como objetivos, conhecer algumas experiências das escolas de tempo integral no Brasil, compreender a participação do poder público municipal e aceitação de toda a comunidade escolar na implementação da Escola de Educação de Tempo Integral. A pesquisa de campo se desenvolve acompanhando o funcionamento da escola municipal Profº Arnaldo Arsênio no bairro Maria Terceira município de Parelhas – RN. Tem como procedimentos metodológicos: 1) Análise documental, como fonte de informação para contextualizar o antes e o depois da escola em estudo. 2) Observação cotidiana escolar com foco no processo ensino aprendizagem. 3) Entrevistas semiestruturadas e questionários realizados com o Prefeito Municipal, Diretores, Secretaria de Educação, Professores, Pais, Alunos. Nesta perspectiva, os resultados evidenciaram alguns dos desafios enfrentados: condições precárias ao nível de trabalho, recursos humanos e materiais, formação inicial e continuada dos professores, dificuldades em relação à organização (tempo e espaço) e a proposta pedagógica. Apesar disso, os depoimentos, bem como os resultados coletados mostram um avanço significativo no processo ensino aprendizagem após a implementação da Escola de Educação de Tempo Integral onde a pesquisa se desenvolveu.