Com os avanços tecnológicos, as práticas sociais de leitura e escrita sofrem mudanças significativas e isso influencia no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. O trabalho com gêneros multimodais proporciona aos educandos o desenvolvimento da habilidade de inter-relacionar elementos verbais e visuais, compreendendo-os como um todo que gera significação. Sendo assim, essa pesquisa, do tipo etnográfica, objetiva caracterizar a linguagem utilizada em publicações, compartilhamentos e comentários realizados no facebook. Especificamente, pretendemos analisar as peculiaridades da escrita nessa rede social; observar a influência dos elementos não verbais na construção de sentidos; e discutir a necessidade de levar essas novas formas de interação para estudo nas aulas de Língua Portuguesa. Utilizamos o método indutivo (MEDEIROS, 2004) para análise dos dados. Tivemos como orientação para o nosso trabalho as considerações de Marcuschi (2003, 2005) e Dionísio (2006, 2011), entre outros, que levantam discussões acerca dos gêneros textuais, multimodalidade, além das novas possibilidades comunicativas e educacionais proporcionadas pelas recentes tecnologias. Procuramos mostrar que o professor pode utilizar as redes sociais para ampliar os horizontes da sala de aula e discutir acerca das novas práticas de leitura e escrita presentes no meio virtual.