VÁRIOS ESTUDOS MOSTRAM QUE O ENSINO DE QUÍMICA É, EM GERAL, BASEADO EM EXPOSIÇÕES TEÓRICAS DE
CONTEÚDOS E INFORMAÇÕES, SEJA POR APRESENTAÇÃO ORAL OU ESCRITA DE CONTEÚDOS, INFORMAÇÕES SOBRE
FÓRMULAS E SUBSTÂNCIAS. TAIS AULAS EXIGEM ALTO GRAU DE ABSTRAÇÃO, COM POUCO OU NENHUM REFORÇO
EMPÍRICO DE OBSERVAÇÕES DE FENÔMENOS. ENTRETANTO, MUITOS DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA PODEM SER
TRABALHADOS TENDO COMO BASE O USO DE EXPERIMENTOS SIMPLES, QUE PODEM SER REALIZADOS COM MATERIAIS
DE FÁCIL AQUISIÇÃO, BAIXO CUSTO E DE FORMA LÚDICA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA NO CONTEXTO CIRCENSE, QUE SOAM COMO MÁGICA AOS OLHOS DE LEIGOS,
MAS QUE SE PROPÕE MESCLAR CIÊNCIA E LUDICIDADE. O TRABALHO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE
NATUREZA QUALITATIVA. COMO PÚBLICO ALVO TRABALHOU-SE COM ALUNOS DO 3° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO
ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE EM PERNAMBUCO. FOI NOTÓRIA A EMPOLGAÇÃO DOS
ALUNOS DURANTE A MANIPULAÇÃO DOS EXPERIMENTOS, BEM COMO O ENVOLVIMENTO DA PLATEIA QUE OS ASSISTIAM.
DENTRE OS EXPERIMENTOS CIRCENSES APRESENTADOS QUE MAIS SE DESTACARAM ESTÃO O SOPRO MÁGICO, SANGUE
DO DIABO, ESPECTRO VISÍVEL, CAMALEÃO, PURIFICAÇÃO QUÍMICA E TESTE DA CIGANA. CONCLUI-SE ASSIM, SER
MUITO IMPORTANTE O PAPEL DE SE OPORTUNIZAR AOS ALUNOS O PROTAGONISMO, VIA PRÁTICAS CIRCENSES, PARA A
ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS NO AMBIENTE ESCOLAR. DE MODO QUE POSSAM REPRESENTAR SUA
ESCOLA COMO REFERÊNCIA PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E PARTICULARES DA REGIÃO, CONVIDADAS PARA
ASSISTIREM O ESPETÁCULO.