O ARTIGO TEM O OBJETIVO DE TRAZER A DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, EVIDENCIANDO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A REALIZAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA APRESENTADO NA FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIA E CULTURA DA CREDE 18 (18ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO), NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS, DESENVOLVIDO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO TEODORICO TELES DE QUENTAL NO MUNICÍPIO DE CRATO - CEARÁ, NO ANO DE 2014. A PROPOSTA BUSCA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA E CARACTERÍSTICAS DE DOIS DISTRITOS DA CIDADE, EVIDENCIANDO SUAS RIQUEZAS CULTURAIS, NATURAIS E HISTÓRICAS EM CONTRAPARTIDA A DOIS MOVIMENTOS DISTINTOS QUE DISTORCEM A MANEIRA COMO ENTENDEMOS O QUE É VIVER EM UM SÍTIO OU DISTRITO ISOLADO DE TUDO E TODOS. O IMPACTO DE UMA GRANDE OBRA GOVERNAMENTAL E UM PROJETO DE EMANCIPAÇÃO MUDAM A COMPREENSÃO DOS MORADORES E FAZENDO COM QUE ELES DESPERTEM UM ESPÍRITO COOPERATIVO E SOLIDÁRIO, AO PASSO QUE O DESEJO DE MARCAR E DELIMITAR O SEU ESPAÇO TORNA-SE UMA CARACTERÍSTICA BEM EVIDENCIADA PARA OS ESTUDANTES QUE ESTÃO EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SABER E PESQUISA CIENTÍFICA. O ARTIGO BUSCA, METODOLOGICAMENTE, DESCREVER E RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DA PESQUISA VIVENCIADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUE, ORIENTADOS PELO PROFESSOR, APLICARAM SEUS CONHECIMENTOS NA ANÁLISE E COMPREENSÃO DOS ESPAÇOS ESTUDADOS, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA CARACTERIZADA DE QUALITATIVA, COM A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE SENDO A PRINCIPAL FERRAMENTA NORTEADORA DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, POSSIBILITANDO AOS ESTUDANTES A OBSERVAÇÃO E O CONVÍVIO NO CAMPO DE ESTUDO. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA PERMITIRAM QUE OS ESTUDANTES VIVENCIASSEM REALIDADES ÍMPARES EM SUAS VIDAS, POIS OUVIRAM E CONSTATARAM COMO OS GRUPOS SOCIAIS, SEJAM DE GRANDES CENTROS URBANOS OU DE PEQUENAS COMUNIDADES AGRÍCOLAS DO INTERIOR DO CEARÁ, LUTAM POR SEUS IDEAIS PARA MANTER SUA HISTÓRIA, MEMÓRIA E LARES PRESERVADOS, RECORRENDO A CULTURA E OUTRAS FORMAS MAIS QUE LEGÍTIMAS, DEMONSTRANDO COMO VIVEM E SOFREM PARA MANTER SUAS COMUNIDADES E SÍTIOS SEMPRE PRESERVADOS.