OS BENS MINERAIS, DIFERENTEMENTE DA AGRICULTURA, ENCONTRAM-SE, GERALMENTE, EM LOCAIS DE DIFÍCIL ACESSO E POUCO HABITÁVEL. QUANDO EXISTE A EXTRAÇÃO MINERAL POUCOS TEM ACESSO A ESSA ATIVIDADE, PRINCIPALMENTE A PERFURAÇÃO E O DESMONTE DE ROCHAS POR SER UMA ATIVIDADE DE ALTO RISCO. O FUNCIONAMENTO DE UMA MINERAÇÃO, SOBRETUDO, NA ATIVIDADE DA EXPLOTAÇÃO MINERAL NÃO É DE FÁCIL ENTENDIMENTO. ASSIM, UTILIZAR MAQUETES COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS PRÁTICAS, CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A MAQUETE É CONSIDERADA UMA FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NO APRENDIZADO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PRINCIPALMENTE, VISUAIS QUE CONSEGUEM ENTENDER E APRENDER ATRAVÉS DAS SENSAÇÕES TÁTEIS E SINESTÉSICAS. A CONSTRUÇÃO DE MAQUETE SIMULANDO A PERFURAÇÃO E O DESMONTE DE ROCHAS FOI CONFECCIONADA EM UMA ROCHA GRANÍTICA DE TAMANHO 30X60X10CM, UTILIZANDO PARA A PERFURAÇÃO DOS FUROS UMA FURADEIRA DOMÉSTICA. A AULA PRÁTICA FOI REALIZADA COM DUAS TURMAS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO E SUBSEQUENTE EM MINERAÇÃO DO IFPB. NESSA AULA OS ALUNOS COLOCARAM EM PRÁTICA A CONFECÇÃO DE UM PLANO DE FOGO RETIRANDO AS INFORMAÇÕES DA MAQUETE, ATRAVÉS DE MEDIDAS, PARA CALCULAR O VOLUME E OS CUSTOS DO DESMONTE DE ROCHAS. APÓS AULA PRÁTICA FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE MAQUETES NA DISCIPLINA DE PERFURAÇÃO E DESMONTE DE ROCHAS E 90 % DOS ALUNOS ACHAM QUE A UTILIZAÇÃO DE MAQUETE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA É IMPORTANTE NO APRENDIZADO. 80 % E 20 % DOS ALUNOS ACHARAM, RESPECTIVAMENTE, ÓTIMA E BOA A METODOLOGIA APLICA NA CONFECÇÃO DE UM PLANO DE FOGO, ATRAVÉS DO USO DE MAQUETE.