A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM TERMOS DE POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL, JUSTIFICA-SE EM GRANDE PARTE, EM FUNÇÃO DE REFORMAS CURRICULARES ANUNCIADAS EM DOCUMENTOS OFICIAIS. O OBJETIVO FOI ANALISAR AS PROPOSTAS DA BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PESQUISA BASEIA-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA TANTO, REALIZOU-SE A ANÁLISE DE CONTEÚDO DO DOCUMENTO A PARTIR DE TRÊS CATEGORIAS ESTABELECIDAS A PRIORI: FORMAÇÃO CONTINUADA, REFERENCIAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MATRIZ DE COMPETÊNCIAS. FORAM REALIZADAS REFLEXÕES A PARTIR DOS REFERENCIAIS QUE ORIENTAM AS PROPOSTAS DE FORMAÇÕES CONTINUADAS DA ATUALIDADE. O ESTUDO DOS DOCUMENTOS APONTA PARA UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PAUTADA EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, ALÉM DE DIRECIONAR DE FORMA DOMINADORA AS DISCUSSÕES PERTINENTES A PRÁTICA DOS PROFESSORES.