A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NO ÂMBITO EDUCACIONAL BRASILEIRO ESTÁ SE EXPANDINDO BASTANTE, PORÉM, ASSIM COMO O ENSINO PRESENCIAL, ESSA MODALIDADE POSSUI OS SEUS DESAFIOS EM TORNO DO ENSINO E APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, OBJETIVOU-SE INVESTIGAR O QUE OS TEXTOS CIENTÍFICOS NO GOOGLE ACADÊMICO, DENTRE O PERÍODO DE 2018 A 2020, VEM DISCUTINDO ACERCA DE POSSÍVEIS DIFICULDADES DEPARADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EAD. PARA PRODUÇÃO DE DADOS, USOU-SE A REFERIDA PLATAFORMA E O VIÉS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E, EM TERMOS PROCEDIMENTAIS SE CARACTERIZOU-SE COMO REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL). CONFORME AO PEQUENO NÚMERO DE TRABALHOS ENCONTRADOS, FOI PERCEBIDO QUE MUITOS INDIVÍDUOS BUSCAM/ BUSCARAM ESSA MODALIDADE DE ENSINO DEVIDO À FLEXIBILIZAÇÃO DE TEMPO, CUSTOS MAIS ACESSÍVEIS DO QUE OS DEPARADOS NO MODO PRESENCIAL, DISTANCIA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, PORÉM, ESSAS POTENCIALIDADES SE APRESENTARAM PARA OUTROS ALUNOS COMO SENDO DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS DEVIDO A AÇÕES EXTERNAS AO CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA. ALÉM DISSO, FOI CONSTATADO A NECESSIDADE DO REFERIDO CURSO NA EAD PERMITIR E AUXILIAR OS SEUS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, BEM COMO, PARTICIPAR DE AÇÕES QUE POSSIBILITEM ELES EXPERIENCIAREM À DOCÊNCIA.