NO BRASIL, COM A EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO EM ÁGUAS PROFUNDAS A UTILIZAÇÃO DE TUBOS FLEXÍVEIS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO TEM UM AUMENTO SIGNIFICATIVO. AS PLATAFORMAS OFFSHORE USADAS PARA PERFURAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO PODEM SOFRER FALHAS EM SUA ESTRUTURA DEVIDO À CORROSÃO. UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE DECADÊNCIA EM ESTRUTURAS OFFSHORE DE PETRÓLEO É A CORROSÃO. A CORROSÃO DE UMA FORMA GERAL É CONSIDERADA MUITO PERIGOSA, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE OLEODUTOS MARÍTIMOS E RISERS DE TRANSPORTE DE PETRÓLEO. TAIS FATOS SÃO ORIUNDOS DA INSTALAÇÃO OU DURANTE A OPERAÇÃO OU ATÉ MESMO CONTATOS COM OUTROS RISERS QUANDO SE TEM UM CURTO ESPAÇO DE INSTALAÇÃO. A VIDA ÚTIL DE UM DETERMINADO MATERIAL LANÇADO AO MAR PODE FAZER COM QUE O MESMO TENHA FALHAS EM SUAS ESTRUTURAS, GERANDO VAZAMENTOS DE FLUIDO, POR EXEMPLO, PETRÓLEO E CONSEQUENTEMENTE CAUSANDO GRANDES DANOS AO MEIO AMBIENTE E TAMBÉM A PERDA DE VIDAS. POR MENOR QUE SEJA A PERDA DO MATERIAL EM UMA ESTRUTURA OFFSHORE A MESMA PODE GERAR GRANDES CATÁSTROFE. DIANTE DISTO, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO UM ESTUDO DE REVISÃO DE PROBLEMAS E FENÔMENOS DO EFEITO DA CORROSÃO DE COMPONENTES ESTRUTURAIS METÁLICOS UTILIZADOS EM TUBOS FLEXÍVEIS DE PRODUÇÃO DE ÓLEO DE CAMPOS OFFSHORE. SÃO ANALISADAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO FENÔMENO DE CORROSÃO NO QUE NO QUE DIZ RESPEITA A POSSÍVEIS FALHAS ESTRUTURAIS E SUAS RESPECTIVAS GRAVIDADES EM RISERS DE PETRÓLEO OFFSHORE.