O TRABALHO DESENVOLVIDO PROPÕE A UTILIZAÇÃO DO MODELO AVALIATIVO DAS COMPETÊNCIAS DOS ESTUDANTES DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE RUBRICA, QUE SE CONSTITUI EM UM INSTRUMENTO DE PONTUAÇÃO EM FORMATO DE TABELA, COM CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS. A VISIBILIDADE DESTA APLICAÇÃO SURGIU DECORRENTE DA OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL DOS ALUNOS EM TODAS AS FASES DA AVALIAÇÃO, LEVANTANDO QUESTIONAMENTOS E INDAGAÇÕES, CONDIÇÃO QUE FOI POTENCIALIZADA DURANTE O ANO DE 2020, MOMENTO NO QUAL FOI IMPLANTADO O MODELO DE AULAS REMOTAS, COMO MEDIDA EMERGENCIAL, CIRCUNSTÂNCIA DO QUADRO MUNDIAL DE ISOLAMENTO SOCIAL PARA CONTENÇÃO DO COVID-19. É FATO QUE O DESENVOLVIMENTO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS INFLUENCIA DE FORMA DIRETA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. FAZ-SE NECESSÁRIO UMA AVALIAÇÃO BASEADA NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E ADEQUADA PARA A REALIDADE ESCOLAR. A RUBRICA TRÁS A PROPOSTA DE ESTABELECER AS REGRAS PARA O ÊXITO NA AVALIAÇÃO PREVIAMENTE, LOGO, TENDEM A MELHORAR OS RESULTADOS DO ENSINO, JÁ QUE FORNECE FEEDBACK, AJUDANDO OS ALUNOS A IDENTIFICAREM O NÍVEL DE DESEMPENHO DA SUA ATIVIDADE, ANTES MESMO DE ENTREGÁ-LAS, DANDO-OS A OPORTUNIDADE DE APERFEIÇOAR, CONTRIBUINDO ASSIM PARA UMA AVALIAÇÃO CONSISTENTE. A PESQUISA EXPLORATÓRIA PROCESSOU-SE POR DOIS BIMESTRES DA DISCIPLINA DE QUÍMICA EM DUAS TURMAS DA MODALIDADE EJA, SENDO ESTAS CICLO V E CICLO VI,
CORRESPONDEM AO 1º/2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO RESPECTIVAMENTE. A ESCOLA É INTEGRANTE DA REDE ESTADUAL, SITUADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. OPORTUNIZARAM-SE AS ETAPAS DE APRESENTAÇÃO, CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DAS RUBRICAS JUNTO COM OS ALUNOS. CONSIDERANDO OS RESULTADOS OBTIDOS NOS DOIS BIMESTRES INICIAIS DO ANO DE 2021 E COMPARANDO-OS COM O MESMO PERÍODO DO ANO 2020, VERIFICADA A ACEITAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS, PODE-SE AFIRMAR QUE A AVALIAÇÃO POR RUBRICA IMPLANTADA SE DEU DE FORMA SATISFATÓRIA, PROMOVENDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COLOCANDO O ALUNO NA POSIÇÃO DE PROTAGONISTA.