A ESCRITA DE SI É CARACTERIZADA POR SER UMA NARRATIVA NA QUAL O NARRADOR, USANDO A PRIMEIRA PESSOA E APRESENTANDO-SE, AO MESMO TEMPO, COMO O AUTOR, O NARRADOR E O PERSONAGEM, CONTA SITUAÇÕES DA SUA VIDA, PODENDO FAZER O USO DE ASPECTOS FICCIONAIS. A AUTOFICÇÃO, NESSE CAMPO, GANHA RELEVO POR FUNDIR DUAS FORMAS DE ESCRITA QUE, EM PRINCÍPIO, SÃO VISTAS COMO OPOSTAS: A AUTOBIOGRAFIA E A FICÇÃO. FERNANDO SABINO (1923-2004) É UM ESCRITOR BRASILEIRO QUE INCLUI ENTRE AS SUAS PRODUÇÕES OBRAS QUE EXPLORAM ASPECTOS DE SUA PRÓPRIA VIDA. O MENINO NO ESPELHO, PUBLICADO EM 1982, É UMA NARRATIVA EM PRIMEIRA PESSOA NA QUAL SABINO CONTA A HISTÓRIA DA SUA INFÂNCIA EM BELO HORIZONTE, INTERCALANDO COM VÁRIOS ACONTECIMENTOS FICCIONAIS. COM BASE NISSO, O PRESENTE ESTUDO SE PROPÕE A FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O ROMANCE O MENINO NO ESPELHO, DE FERNANDO SABINO, À LUZ DAS DISCUSSÕES TEÓRICAS QUE VERSAM SOBRE A AUTOFICÇÃO E A MEMÓRIA. PARA TANTO, UTILIZAR-SE-ÃO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS TAIS COMO PHILIPPE LEJEUNE (2008), MANUEL ALBERCA (2007), EURÍDICE FIGUEIREDO (2013), MAURICE HALBWACHS (1990), IVÁN IZQUIERDO (2002) DENTRE OUTROS QUE, SIMILARMENTE, CONTRIBUIRÃO PARA ESTA DISCUSSÃO. A OBRA DE SABINO, A PARTIR DAS PERIPÉCIAS QUE COMPÕEM O ENREDO DO ROMANCE, TRAZ IMPORTANTES CONTORNOS PARA A LITERATURA BRASILEIRA, À PROPORÇÃO QUE, MESCLANDO FATOS REAIS E FABULOSOS, NOS CONVIDA A RECORDARMOS A NOSSA INFÂNCIA, O QUE FAZ COM QUE O LIVRO SEJA LIDO, COM O MESMO DESLUMBRAMENTO, POR CRIANÇAS E ADULTOS.