A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS TÉCNICOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
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Buscando atingir o objetivo fixado elencamos os seguintes objetivos específicos: identificar elementos da concepção dos professores sobre a avaliação da aprendizagem; identificar os instrumentos de avaliação que eles utilizam; analisar a materialização da avaliação da aprendizagem a partir dos instrumentos utilizados na prática pedagógica. O interesse pela temática tratada nesta pesquisa provém de uma inquietação diante do alto índice de retenção dos estudantes nas disciplinas de formação técnica. Para compreendermos a relação da avaliação da aprendizagem com nossa inquietação fazemos uma discussão aprofundada de vários aspectos que compõem nossa problemática. Discorremos sobre a história da educação no Brasil, enfocando a implantação da educação profissional, tratando também da consolidação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ilustrando o IFPE. Como suporte teórico nos embasamos nos estudos de Saviani (2011), Aranha (2006) e Romanellie (2003). 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