Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: INTERVENÇÕES ESCOLARES

Palavra-chaves: TDAH, CRIANÇA, AMBIENTE ESCOLAR Comunicação Oral (CO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um dos quadros mais comuns da infância, apontado como uma porcentagem de 3% a 5% em crianças em idade escolar. No Brasil, pesquisas indicam uma prevalência 3% a 6% (segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção e Hiperatividade). A inclusão de tais estudantes nas escolas regulares tem trazido muitos questionamentos e dúvidas por parte de professores, escolas, pais e profissionais envolvidos. No presente artigo, temos como objetivo destacar o conceito de TDAH, suas características, implicações no processo educativo e o que pode ser feito nas escolas para a educação desses alunos. Foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica; e a seleção dos artigos se deteve à abrangência do tema proposto. O ambiente escolar é o local mais favorável para a percepção dos fatores de TDAH, visto que a agitação ou a desatenção são vivenciadas pela maior parte dos estudantes na infância. O déficit de atenção, associados ou não à hiperatividade, frequentemente compromete o rendimento escolar do aluno. Conclui-se que as dificuldades no decorrer da aprendizagem escolar são manifestas de diversas maneiras e que algumas não caracterizam um transtorno ou déficit. Cabe ao professor e demais profissionais da educação se empenharem na compreensão de seus alunos e de cada indivíduo em particular; e assim perceber se os mesmos possuem alguma dificuldade além do convencional, para então encaminhá-los a uma equipe médica, para que haja a avaliação, e caso seja constatado um caso de TDAH, proporcionar os cuidados necessários no ambiente escolar.

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