Pretendeu-se, através dessa pesquisa, formular uma estratégia pedagógica para incentivar os alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus de Sousa, antiga Escola Agrotécnica Federal de Sousa-PB, a desenvolverem competências na construção dos seus saberes ambientais, na elaboração de composto orgânico, a través da familiarização com conceitos de ecossistemas, preservação ambiental e reciclagem de lixo, que é o processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico, ou seja, o composto orgânico. Objetiva-se o aprendizado promovido pelo estímulo à pesquisa, integrando a mesma ao desenvolvimento e produção no ensino técnico. A pesquisa é caracterizada como pesquisa experimental, aplicadas em duas turmas, denominadas AP (Agricultura) e AI (Agroindústria). Os discentes da Turma AP, com 15 alunos, foram estimulados a inquirir, questionar, e complementar as informações recebidas através da elaboração do composto orgânico, desenvolvendo competências. Enquanto que na Turma AI, também com 15 alunos, foi aplicada a metodologia tradicionalmente empregada na instituição de ensino, numa abordagem somente informativa sem discorrer sobre as bases científicas do processo biotecnológico empregado. Elaborou-se compostos orgânicos utilizando matérias como resíduos da agroindústria e podas das plantas e aparas do gramado do Instituto sem revolvimento e avaliando a qualidade do composto orgânico. As amostras apresentaram boa qualidade. A verificação do aprendizado foi feita aplicando-se questionário antes e após o desenvolvimento da pesquisa nas duas turmas, fazendo-se o acompanhamento e a comparação do desempenho dos alunos nas etapas da pesquisa. Observou-se que os alunos envolvidos na pesquisa (turma AP) desenvolveram as competências necessárias para elaboração do composto orgânico sem revolvimento e tiveram a oportunidade de construir um conhecimento que foi além do simples fazer instrumental, mas do aprender integralmente. A estratégia didática usada para provocar a reflexão através do desenvolvimento de um projeto teórico-prático proporcionou ao grupo vivenciar uma experiência multidisciplinar e contextualizada. Com resultados de pH variando entre 8,2 a 8,4, apresentando-se portanto, um resultado acima da média dos compostos orgânicos com revolvimento, que é de 7,8. Desta forma, pode-se concluir que a apropriação do conhecimento dos discentes deu-se a partir da interação do fazer coletivo e da construção do saber reflexivo sobre alternativas de preservação do meio ambiente através da reciclagem dos resíduos sólidos.