Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SOB A PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAIBA- UFDPAR

Palavra-chaves: ADAPTAÇÃO EDUCACIONAL, ENSINO NA PANDEMIA, MONITORIA, , Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80496
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1385
    "inscrito_id" => 7291
    "titulo" => "MONITORIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SOB A PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAIBA- UFDPAR"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO ATUAL VIVE UM MOMENTO ATÍPICO, CAUSADO PELA PANDEMIA DA COVID-19. TAL SITUAÇÃO FEZ COM QUE O MUNDO SE VOLTASSE PARA PROMOVER ESTRATÉGIAS EM TODOS OS SEGUIMENTOS SOCIAIS, INCLUSIVE O DA EDUCAÇÃO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO BUSCA VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SOB A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA- UFDPAR. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM 12 ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS. ASSIM, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO VIA PLATAFORMA DO GOOGLE FORMS, NA QUAL APRESENTAVA CINCO QUESTÕES, SENDO TRÊS OBJETIVAS E DUAS DESCRITIVAS. TENDO COMO RESULTADO QUE EM RELAÇÃO AS MONITORIAS CERCA DE 50% DOS ESTUDANTES ÀS CONSIDERAM BASTANTE RELEVANTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, JÁ 41,7% DOS ALUNOS ENFATIZAM QUE AS MONITORIAS SÃO ESSÊNCIAS PARA O SEU APRENDIZADO, E APENAS 8,3% CONSIDERAM RAZOAVELMENTE IMPORTANTES ESSA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM. EM OUTRA QUESTÃO, FOI PERGUNTADO SE AS MONITORIAS FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS, ONDE NOTOU-SE QUE 58,3% CONCORDAM BASTANTE COM AS INFORMAÇÕES PRESTADAS PELAS MONITORIAS, 25 % CONCORDAM POUCO E APENAS 16,7% DAS RESPOSTAS ACREDITAM QUE AS AÇÕES DE MONITORIA SÃO RAZOÁVEIS. FOI NOTÁVEL QUE OS PRINCIPAIS PONTOS POSITIVOS DAS MONITORIAS ESTAVAM RELACIONADOS COM UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, UMA VEZ QUE O ALUNO CONSEGUE SANAR SUAS DÚVIDAS. ALÉM DISSO, O MONITOR PODE PROPORCIONAR UMA MELHOR COMUNICAÇÃO DA TURMA COMO PROFESSOR E ASSIM CRIAR LAÇOS PARA FORTALECER O PROCESSO DE ENSINO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO EDUCACIONAL, ENSINO NA PANDEMIA, MONITORIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA117_ID8791_28072021152654.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA MARIA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA ALVES"
    "autor_email" => "antoniaama937@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80496
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1385
    "inscrito_id" => 7291
    "titulo" => "MONITORIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SOB A PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAIBA- UFDPAR"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO ATUAL VIVE UM MOMENTO ATÍPICO, CAUSADO PELA PANDEMIA DA COVID-19. TAL SITUAÇÃO FEZ COM QUE O MUNDO SE VOLTASSE PARA PROMOVER ESTRATÉGIAS EM TODOS OS SEGUIMENTOS SOCIAIS, INCLUSIVE O DA EDUCAÇÃO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO BUSCA VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SOB A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA- UFDPAR. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM 12 ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS. ASSIM, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO VIA PLATAFORMA DO GOOGLE FORMS, NA QUAL APRESENTAVA CINCO QUESTÕES, SENDO TRÊS OBJETIVAS E DUAS DESCRITIVAS. TENDO COMO RESULTADO QUE EM RELAÇÃO AS MONITORIAS CERCA DE 50% DOS ESTUDANTES ÀS CONSIDERAM BASTANTE RELEVANTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, JÁ 41,7% DOS ALUNOS ENFATIZAM QUE AS MONITORIAS SÃO ESSÊNCIAS PARA O SEU APRENDIZADO, E APENAS 8,3% CONSIDERAM RAZOAVELMENTE IMPORTANTES ESSA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM. EM OUTRA QUESTÃO, FOI PERGUNTADO SE AS MONITORIAS FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS, ONDE NOTOU-SE QUE 58,3% CONCORDAM BASTANTE COM AS INFORMAÇÕES PRESTADAS PELAS MONITORIAS, 25 % CONCORDAM POUCO E APENAS 16,7% DAS RESPOSTAS ACREDITAM QUE AS AÇÕES DE MONITORIA SÃO RAZOÁVEIS. FOI NOTÁVEL QUE OS PRINCIPAIS PONTOS POSITIVOS DAS MONITORIAS ESTAVAM RELACIONADOS COM UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, UMA VEZ QUE O ALUNO CONSEGUE SANAR SUAS DÚVIDAS. ALÉM DISSO, O MONITOR PODE PROPORCIONAR UMA MELHOR COMUNICAÇÃO DA TURMA COMO PROFESSOR E ASSIM CRIAR LAÇOS PARA FORTALECER O PROCESSO DE ENSINO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO EDUCACIONAL, ENSINO NA PANDEMIA, MONITORIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA117_ID8791_28072021152654.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA MARIA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA ALVES"
    "autor_email" => "antoniaama937@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A EDUCAÇÃO ATUAL VIVE UM MOMENTO ATÍPICO, CAUSADO PELA PANDEMIA DA COVID-19. TAL SITUAÇÃO FEZ COM QUE O MUNDO SE VOLTASSE PARA PROMOVER ESTRATÉGIAS EM TODOS OS SEGUIMENTOS SOCIAIS, INCLUSIVE O DA EDUCAÇÃO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO BUSCA VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SOB A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA- UFDPAR. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM 12 ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS. ASSIM, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO VIA PLATAFORMA DO GOOGLE FORMS, NA QUAL APRESENTAVA CINCO QUESTÕES, SENDO TRÊS OBJETIVAS E DUAS DESCRITIVAS. TENDO COMO RESULTADO QUE EM RELAÇÃO AS MONITORIAS CERCA DE 50% DOS ESTUDANTES ÀS CONSIDERAM BASTANTE RELEVANTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, JÁ 41,7% DOS ALUNOS ENFATIZAM QUE AS MONITORIAS SÃO ESSÊNCIAS PARA O SEU APRENDIZADO, E APENAS 8,3% CONSIDERAM RAZOAVELMENTE IMPORTANTES ESSA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM. EM OUTRA QUESTÃO, FOI PERGUNTADO SE AS MONITORIAS FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS, ONDE NOTOU-SE QUE 58,3% CONCORDAM BASTANTE COM AS INFORMAÇÕES PRESTADAS PELAS MONITORIAS, 25 % CONCORDAM POUCO E APENAS 16,7% DAS RESPOSTAS ACREDITAM QUE AS AÇÕES DE MONITORIA SÃO RAZOÁVEIS. FOI NOTÁVEL QUE OS PRINCIPAIS PONTOS POSITIVOS DAS MONITORIAS ESTAVAM RELACIONADOS COM UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, UMA VEZ QUE O ALUNO CONSEGUE SANAR SUAS DÚVIDAS. ALÉM DISSO, O MONITOR PODE PROPORCIONAR UMA MELHOR COMUNICAÇÃO DA TURMA COMO PROFESSOR E ASSIM CRIAR LAÇOS PARA FORTALECER O PROCESSO DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.