O PRESENTE ARTIGO BUSCA REFLETIR COMO A PEDAGOGIA DECOLONIAL CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NAS ESCOLAS. TENDO POR OBJETIVOS ESPECÍFICOS DESCREVER OS IMPACTOS CAUSADOS PELO RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR, IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA PEDAGOGIA DECOLONIAL E APONTAR OS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NAS ESCOLAS. PARA ATENDER AS METAS SUPRACITADAS FOI UTILIZADO METODOLOGICAMENTE PROCEDIMENTOS BIBLIOGRÁFICOS COMO A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ABORDAGEM QUALITATIVA. PORTANTO, O REFERIDO TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE CONCEITOS EPISTEMOLÓGICOS DE ESTUDIOSOS DAS CATEGORIAS ANALÍTICAS, COMO PEREIRA (2001), BERNARDO E MACIEL (2008), BRYM (2008), FERREIRA (2018), OLIVEIRA E CANDAU (2010), ALMEIDA E SILVA (2015), GUIMARÃES (1995) E LIMA (2005). CONCLUÍMOS QUE A PEDAGOGIA DECOLONIAL CONTRIBUI PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA À MEDIDA QUE USA DE PRÁTICAS QUE EXPLORAM CONHECIMENTOS OUTROS E VALORIZA A CULTURA DE INDIVÍDUOS QUE FORAM/SÃO SUBALTERNIZADOS.