O FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE NOVA XAVANTINA -MT, REPRESENTA NO CENÁRIO ATUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS A NEGAÇÃO DE DIREITOS HISTORICAMENTE CONQUISTADOS PELAS COMUNIDADES RURAIS. O OBJETIVO DESSA PESQUISA É COMPREENDER AS NARRATIVAS ENVOLVERAM O FECHAMENTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO CAMPO E AS CONSEQUÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS QUE OS NÚCLEOS FAMILIARES ESTÃO SUJEITOS, COM A SAÍDA DOS ESTUDANTES DA ESCOLA TAMBORIL II NO PROJETO DE ASSENTAMENTO PIAU PARA AS ESCOLAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE NOVA XAVANTINA-MT.A ABORDAGEM METODOLÓGICA É DE NATUREZA BÁSICA, QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA, COMO PROCEDIMENTO DE ESTUDO UTILIZAREMOS O ESTUDO DE CASO, COM LEVANTAMENTO DE DADOS CONTIDOS NOS ATOS ADMINISTRATIVOS, DOCUMENTOS E ENTREVISTAS COM OS PARTICIPANTES DA PESQUISA QUE SERÃO A COMUNIDADE ESCOLAR E REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES. A PESQUISA SERÁ REALIZADA NA ESCOLA TAMBORIL II NO P.A PIAU.NA COLETA DE DADOS SERÃO UTILIZADOS GRAVAÇÃO POR VÍDEO CHAMADAS POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE MEET E APLICATIVO DE TROCAS DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS (WHATSAPP).A ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS DAS FONTES DOCUMENTAIS E ENTREVISTAS, SERÁ REALIZADA POR MEIO DE ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), SENDO UMA METODOLOGIA QUE POSSUI A FINALIDADE DE PRODUZIR NOVAS COMPREENSÕES A RESPEITO DOS FENÔMENOS E DISCURSOS. A PESQUISA ESTÁ EM ANDAMENTO E PRETENDE-SE APONTAR QUESTIONAMENTOS PARA A GARANTIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TERRITÓRIOS RURAIS, OBJETO DE DISPUTAS HISTÓRICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E ALMEJA TRAZER PARA A SOCIEDADE AS VOZES DAQUELES QUE NO MOMENTO DO FECHAMENTO DAS ESCOLAS NÃO PUDERAM SER OUVIDAS E SE OUVIDAS SILENCIADAS.