O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É PERMEADO POR DIVERSOS FATORES, DENTRE ELES A AFETIVIDADE, QUE SE CONFIGURA COMO ÁREA DO CONHECIMENTO FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO. A AFETIVIDADE ESTÁ RELACIONADA COM AS EMOÇÕES, OS SENTIMENTOS, AS PAIXÕES E PERPASSA PELA CAPACIDADE DO SER HUMANO SER AFETADO POSITIVA OU NEGATIVAMENTE, TANTO POR SENSAÇÕES INTERNAS COMO EXTERNAS, AGRADÁVEIS OU DESAGRADÁVEIS. NESTE SENTIDO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER UMA PESQUISA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE FORMA A INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E DOS DISCENTES DOS 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DA REDE MUNICIPAL DE PICUÍ – PB. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA SE DARÃO POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO COM ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA, QUE FOI REALIZADA, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO POR MEIO DE FORMULÁRIO GOOGLE. ESSE ARTIGO É FUNDAMENTADO NA TEORIA DE ALGUNS AUTORES, ENTRE ELES: GRATIOT, WALLON, FREIRE, CURY. ESPERA-SE ATRAVÉS DESSE ESTUDO PROVOCAR REFLEXÕES SOBRE O TEMA NA PRÁTICA DOS ENVOLVIDOS NA INVESTIGAÇÃO, FAZER UMA ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA, BEM COMO EXPOR/DISCUTIR OS RESULTADOS DA PESQUISA REALIZADA SOBRE AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A AFETIVIDADE E A RELAÇÃO COM O ENSINO E APRENDIZAGEM.