TENDO COMO FOCO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, BEM COMO AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ELE PARA SOLUCIONAR OU CONTORNAR ESSAS MESMAS DIFICULDADES, ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL CONHECER AS DIFICULDADES DO INTERPRETE DE LIBRAS NO PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO NESSA DISCIPLINA E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: AVERIGUAR AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO PROFISSIONAL NO ENSINO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA; ANALISAR AS NOVAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS COMO RECURSOS NA INTERPRETAÇÃO E REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE DE MATERIAIS EM LIBRAS PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. PARA O APROFUNDAMENTO SOBRE TEMA FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, E NELE UM ESTUDO DAS LEIS QUE ABORDAM O ASSUNTO, COMO POR EXEMPLO A LEI 10.436 DE 24 DE ABRIL DE 2002; O DECRETO 5.626 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005, QUE REGULAMENTA A LIBRAS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CUNHO QUALITATIVO, COM PESQUISA DE CAMPO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE PARNAÍBA-PI, NA QUAL FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS AO INTERPRETE DE LIBRAS QUE LÁ TRABALHA. MEDIANTE ANÁLISE DOS RESULTADOS, OBSERVOU-SE A GRANDE DIFICULDADE DESSE PROFISSIONAL AO EXERCER A INTERPRETAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, E COM ISSO FICOU EVIDENTE A GRANDE IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE LIBRAS NAS ESCOLAS E DO PROFISSIONAL DE LIBRAS ACOMPANHAR O ALUNO SURDO DESDE AS SERIES INICIAIS, PARA QUE NÃO OCORRA UM ATRASO COGNITIVO E LINGUÍSTICO DO DISCENTE.