A SOCIEDADE ATUAL NA AMÉRICA LATINA ENFRENTA REFLEXOS DA COLONIZAÇÃO, CAUSANDO MOMENTOS DIFÍCEIS, DE CRISE FINANCEIRA E ECONÔMICA, COM SUJEITOS COM UMA AMBIÇÃO QUE VAI CONTRA A SOLIDARIEDADE COM OS OUTROS, O QUE FAZ COM QUE A EDUCAÇÃO ACABA SE TORNANDO REPRODUTORA DE CULTURAS DA ELITES DOMINANTES. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR UMA SÍNTESE COM UM DIÁLOGO ENTRE DUAS AUTORAS QUE REFLETEM SOBRE AS DIVERSIDADES CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA, SENDO ELAS, CATHERINE WALSH, COM O TEXTO “INTERCULTURALIDADE CRÍTICA E PEDAGOGIA DECOLONIAL: IN-SURGIR, RE-EXISTIR E RE-VIVER” E FABÍOLA PINEDA, COM O TEXTO “É HORA DE SACUDIR OS VELHOS PRECONCEITOS E DE CONSTRUIR A TERRA: SOBRE A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL”. AS AUTORAS APRESENTAM UMA PERSPECTIVA PÓS CULTURALISTA E PÓS CRÍTICA, NOS TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE OS DIFERENTES GRUPOS QUE FORMAM A SOCIEDADE E A IMPORTÂNCIA DE TODOS ESSES GRUPOS NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE. ESTA É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, PARA A ESCRITA DO TRABALHO NOS ALICERÇAMOS NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM BASE NOS ESTUDOS DE GIL (2002, P. 45), AO DESCREVER QUE “A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TAMBÉM É INDISPENSÁVEL NOS ESTUDOS HISTÓRICOS. CONSTATOU-SE QUE AS PERSPECTIVAS PÓS CULTURALISTA E PÓS CRÍTICA APRESENTAM PARA A EDUCAÇÃO O DESAFIO DE OLHAR A HISTÓRIA A PARTIR DE VÁRIAS NARRATIVAS E AO MESMO TEMPO QUESTIONAR AS GRANDES NARRATIVAS QUE DERAM SENTIDO A HISTÓRICA, ASSIM, ENCONTRAMOS NAS DUAS LITERATURAS EVIDÊNCIAS QUE OS RASTROS DO PROCESSO HISTÓRICO DE COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA REFLETEM NA EDUCAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.