Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO E AS DIVERSIDADES CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA

Palavra-chaves: AMÉRICA LATINA, DIVERSIDADES CULTURAIS, EDUCAÇÃO, , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82354
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 502
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO E AS DIVERSIDADES CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA"
    "resumo" => "A SOCIEDADE ATUAL NA AMÉRICA LATINA ENFRENTA\u{A0}REFLEXOS DA COLONIZAÇÃO, CAUSANDO MOMENTOS DIFÍCEIS, DE CRISE FINANCEIRA E ECONÔMICA, COM SUJEITOS COM UMA AMBIÇÃO QUE VAI CONTRA A SOLIDARIEDADE COM OS OUTROS, O QUE FAZ COM QUE A EDUCAÇÃO ACABA SE TORNANDO REPRODUTORA DE CULTURAS DA ELITES DOMINANTES.\u{A0}NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO\u{A0} DESTE TRABALHO É APRESENTAR UMA SÍNTESE COM UM DIÁLOGO ENTRE DUAS AUTORAS QUE REFLETEM SOBRE AS DIVERSIDADES CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA, SENDO ELAS, CATHERINE WALSH, COM O TEXTO “INTERCULTURALIDADE CRÍTICA E PEDAGOGIA DECOLONIAL: IN-SURGIR, RE-EXISTIR E RE-VIVER” E FABÍOLA PINEDA, COM O TEXTO “É HORA DE SACUDIR OS VELHOS PRECONCEITOS E DE CONSTRUIR A TERRA: SOBRE A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL”. AS AUTORAS APRESENTAM UMA PERSPECTIVA PÓS CULTURALISTA E PÓS CRÍTICA, NOS TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE OS DIFERENTES GRUPOS QUE FORMAM A SOCIEDADE E A IMPORTÂNCIA DE TODOS ESSES GRUPOS NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE.\u{A0}ESTA É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, PARA A ESCRITA DO TRABALHO NOS ALICERÇAMOS NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM BASE NOS ESTUDOS DE GIL (2002, P. 45), AO DESCREVER QUE “A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TAMBÉM É INDISPENSÁVEL NOS ESTUDOS HISTÓRICOS. CONSTATOU-SE QUE AS PERSPECTIVAS\u{A0} PÓS CULTURALISTA E PÓS CRÍTICA APRESENTAM PARA A EDUCAÇÃO O DESAFIO DE OLHAR A HISTÓRIA A PARTIR DE VÁRIAS NARRATIVAS E AO MESMO TEMPO QUESTIONAR AS GRANDES NARRATIVAS QUE DERAM SENTIDO A HISTÓRICA, ASSIM, ENCONTRAMOS NAS DUAS LITERATURAS EVIDÊNCIAS QUE OS RASTROS DO PROCESSO HISTÓRICO\u{A0} DE COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA REFLETEM NA EDUCAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "AMÉRICA LATINA, DIVERSIDADES CULTURAIS, EDUCAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA106_ID502_13042021144456.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA COSTA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA APARECIDA COSTA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "maria.oliveira1981@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82354
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 502
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO E AS DIVERSIDADES CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA"
    "resumo" => "A SOCIEDADE ATUAL NA AMÉRICA LATINA ENFRENTA\u{A0}REFLEXOS DA COLONIZAÇÃO, CAUSANDO MOMENTOS DIFÍCEIS, DE CRISE FINANCEIRA E ECONÔMICA, COM SUJEITOS COM UMA AMBIÇÃO QUE VAI CONTRA A SOLIDARIEDADE COM OS OUTROS, O QUE FAZ COM QUE A EDUCAÇÃO ACABA SE TORNANDO REPRODUTORA DE CULTURAS DA ELITES DOMINANTES.\u{A0}NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO\u{A0} DESTE TRABALHO É APRESENTAR UMA SÍNTESE COM UM DIÁLOGO ENTRE DUAS AUTORAS QUE REFLETEM SOBRE AS DIVERSIDADES CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA, SENDO ELAS, CATHERINE WALSH, COM O TEXTO “INTERCULTURALIDADE CRÍTICA E PEDAGOGIA DECOLONIAL: IN-SURGIR, RE-EXISTIR E RE-VIVER” E FABÍOLA PINEDA, COM O TEXTO “É HORA DE SACUDIR OS VELHOS PRECONCEITOS E DE CONSTRUIR A TERRA: SOBRE A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL”. AS AUTORAS APRESENTAM UMA PERSPECTIVA PÓS CULTURALISTA E PÓS CRÍTICA, NOS TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE OS DIFERENTES GRUPOS QUE FORMAM A SOCIEDADE E A IMPORTÂNCIA DE TODOS ESSES GRUPOS NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE.\u{A0}ESTA É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, PARA A ESCRITA DO TRABALHO NOS ALICERÇAMOS NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM BASE NOS ESTUDOS DE GIL (2002, P. 45), AO DESCREVER QUE “A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TAMBÉM É INDISPENSÁVEL NOS ESTUDOS HISTÓRICOS. CONSTATOU-SE QUE AS PERSPECTIVAS\u{A0} PÓS CULTURALISTA E PÓS CRÍTICA APRESENTAM PARA A EDUCAÇÃO O DESAFIO DE OLHAR A HISTÓRIA A PARTIR DE VÁRIAS NARRATIVAS E AO MESMO TEMPO QUESTIONAR AS GRANDES NARRATIVAS QUE DERAM SENTIDO A HISTÓRICA, ASSIM, ENCONTRAMOS NAS DUAS LITERATURAS EVIDÊNCIAS QUE OS RASTROS DO PROCESSO HISTÓRICO\u{A0} DE COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA REFLETEM NA EDUCAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "AMÉRICA LATINA, DIVERSIDADES CULTURAIS, EDUCAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA106_ID502_13042021144456.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA COSTA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA APARECIDA COSTA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "maria.oliveira1981@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A SOCIEDADE ATUAL NA AMÉRICA LATINA ENFRENTA REFLEXOS DA COLONIZAÇÃO, CAUSANDO MOMENTOS DIFÍCEIS, DE CRISE FINANCEIRA E ECONÔMICA, COM SUJEITOS COM UMA AMBIÇÃO QUE VAI CONTRA A SOLIDARIEDADE COM OS OUTROS, O QUE FAZ COM QUE A EDUCAÇÃO ACABA SE TORNANDO REPRODUTORA DE CULTURAS DA ELITES DOMINANTES. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO  DESTE TRABALHO É APRESENTAR UMA SÍNTESE COM UM DIÁLOGO ENTRE DUAS AUTORAS QUE REFLETEM SOBRE AS DIVERSIDADES CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA, SENDO ELAS, CATHERINE WALSH, COM O TEXTO “INTERCULTURALIDADE CRÍTICA E PEDAGOGIA DECOLONIAL: IN-SURGIR, RE-EXISTIR E RE-VIVER” E FABÍOLA PINEDA, COM O TEXTO “É HORA DE SACUDIR OS VELHOS PRECONCEITOS E DE CONSTRUIR A TERRA: SOBRE A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL”. AS AUTORAS APRESENTAM UMA PERSPECTIVA PÓS CULTURALISTA E PÓS CRÍTICA, NOS TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE OS DIFERENTES GRUPOS QUE FORMAM A SOCIEDADE E A IMPORTÂNCIA DE TODOS ESSES GRUPOS NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE. ESTA É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, PARA A ESCRITA DO TRABALHO NOS ALICERÇAMOS NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM BASE NOS ESTUDOS DE GIL (2002, P. 45), AO DESCREVER QUE “A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TAMBÉM É INDISPENSÁVEL NOS ESTUDOS HISTÓRICOS. CONSTATOU-SE QUE AS PERSPECTIVAS  PÓS CULTURALISTA E PÓS CRÍTICA APRESENTAM PARA A EDUCAÇÃO O DESAFIO DE OLHAR A HISTÓRIA A PARTIR DE VÁRIAS NARRATIVAS E AO MESMO TEMPO QUESTIONAR AS GRANDES NARRATIVAS QUE DERAM SENTIDO A HISTÓRICA, ASSIM, ENCONTRAMOS NAS DUAS LITERATURAS EVIDÊNCIAS QUE OS RASTROS DO PROCESSO HISTÓRICO  DE COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA REFLETEM NA EDUCAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.