A VALORIZA??O DO CONHECIMENTO POPULAR QUE OS ALUNOS TRAZEM SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS POTENCIALIZA O INTERESSE DESTES SOBRE OS CONHECIMENTOS CIENT?FICOS. COM O SURGIMENTO DA COVID-19, O MUNDO PRECISOU SE ADEQUAR ?S NOVAS MUDAN?AS, E FEZ-SE NECESS?RIO ADOTAR UM NOVO MODELO DE AULAS, ONDE OS PROFESSORES PRECISARAM SE REINVENTAR E ADOTAR NOVOS M?TODOS DE ENSINO. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI SENSIBILIZAR O CORPO DISCENTE E DOCENTE DAS ESCOLAS P?BLICAS DE HUMAIT?-AM PARA A IMPORT?NCIA DO CONHECIMENTO DESSAS ESP?CIES VEGETAIS NO ESPA?O ESCOLAR POR MEIO DA CONSTRU??O DE UMA HORTA MEDICINAL EM SUAS CASAS RESGATANDO ASSIM A SABEDORIA POPULAR. AS ATIVIDADES INICIALMENTE FORAM DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS DO ENSINO M?DIO CONSISTINDO NAS SEGUINTES ETAPAS: PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE AS ESP?CIES VEGETAIS POR MEIO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS; COLETA DE MATERIAL PROVENIENTE DE REUTILIZA??O (GARRAFAS PL?STICAS) E IMPLANTA??O DA HORTA DE PLANTAS MEDICINAIS. NA COLETA E NA AN?LISE DOS DADOS, FORAM UTILIZADAS AS SEGUINTES ESTRAT?GIAS: OBSERVA??ES PARTICIPANTES E AN?LISE DOCUMENTAL. A EQUIPE TRABALHOU EM CONJUNTO, DIVULGANDO O PROJETO PELAS REDES SOCIAIS (FACEBOOK E INSTAGRAM) A FIM DE ESPALHAR E DESPERTAR INTERESSE DO P?BLICO INTERNO E EXTERNO DA UFAM. COMO RESULTADO, NOTOU-SE QUE OS PROFESSORES E ALUNOS ENVOLVIDOS NO TRABALHO FORAM SUJEITOS ATIVOS NA CONSTRU??O DO CONHECIMENTO COLETIVO, CADA QUAL DESEMPENHANDO SEU PAPEL, A FIM DE COMPREENDER A MELHOR FORMA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR, AL?M DO RESGATE (USO POPULAR) DO CONHECIMENTO TRADICIONAL DE ESP?CIES VEGETAIS RELATADAS PELOS FAMILIARES BEM COMO NA MELHORARIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BOT?NICA.