O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO SOCIALIZAR ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PIBID/PEDAGOGIA DA UFRPE EM TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROCURANDO AVALIAR AS CONTRIBUIÇÕES DESSE PROGRAMA PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA. PARA TANTO, UTILIZAMOS PARA SUPORTE TEÓRICO OS AUTORES QUE CONSIDERAM O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA A PARTIR DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO (SOARES, 2004; MORAIS, 2012). AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DISCUTIDAS FORAM DESENVOLVIDAS EM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, PELOS BOLSISTAS PIBID, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRPE, EM TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (GRUPO IV E V) E ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO). AS VIVÊNCIAS DURANTE AS ATIVIDADES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA TÊM SE REVELADO COMO UMA EXPERIÊNCIA RICA EM DIFERENTES SENTIDOS PARA A FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS. O PIBID ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA, TAMBÉM COLABOROU PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NA MEDIDA EM QUE, POR MEIO DOS ESTUDANTES, BUSCA-SE SOCIALIZAR NOVAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS, TENDO O PAPEL, PORTANTO, DE REOXIGENAR O FAZER DOCENTE EM SALA DE AULA. O PROFESSOR QUE ESTÁ EM EXERCÍCIO TEM ACESSO A NOVOS CONHECIMENTOS, A FORMAÇÃO PODE SE CONSTITUIR EM MOMENTOS FAVORECEDORES DE PARCERIA E TROCAS ENTRE OS DOCENTES DA UNIVERSIDADE, OS FUTUROS PROFESSORES EM FORMAÇÃO E OS JÁ NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA (C.F. TARDIF, 2002).