ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RECORTE DA MONOGRAFIA DEFENDIDA NO ANO DE 2019, NO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). LANÇA UM OLHAR SOBRE AS QUESTÕES DO SUICÍDIO E A JUVENTUDE LGBTQ+ QUE ESTÁ INSERIDA NO TERRITÓRIO DA ESCOLA. UTILIZA-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO, DURKHEIM (1973), TEIXEIRA (2001), SILVA (2018), ALÉM DE DOCUMENTOS OFICIAIS E DEMAIS PESQUISAS NA ÁREA DE ANÁLISE DESTE ARTIGO. CONSTATA-SE QUE O FENÔMENO SUICÍDIO CONTÉM UM VIÉS SOCIAL QUE INCIDE NO ESPAÇO ESCOLAR, NAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NESSE AMBIENTE E QUE RECAEM DE MANEIRA INCISIVA NA POPULAÇÃO ESTUDANTIL LGBTQ+, EXIGINDO ASSIM QUE A ESCOLA COMO UMA INSTITUIÇÃO HEGEMÔNICA, JUNTAMENTE A TODA A SOCIEDADE PROMOVA AÇÕES QUE PREVINAM E POSSAM RESGUARDAR DE FATO AS VIDAS E CORPOS LGBTQ+.