UM DOS FENÔMENOS DE MAIOR AGRAVANTE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, É A EVASÃO ESCOLAR, E ISSO OCORRE NA CONTRAMÃO DE UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, REFORÇANDO NA SOCIEDADE UM JULGO DE UMA EDUCAÇÃO EXCLUDENTE E ANTIDEMOCRÁTICA. NOSSO PRESENTE TRABALHO BUSCA ENTENDER COMO SE DÁ OS FATORES QUE VÃO CORROBORAR PARA ESSE ACONTECIMENTO. VIMOS A NECESSIDADE DE COMPREENDER A PROBLEMÁTICA EXPOSTA A PARTIR DE DADOS VEICULADOS POR ÓRGÃOS OFICIAS E DOCUMENTOS QUE NORTEIAM A TEMÁTICA, ANALISANDO ASSIM OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE CORROBORAM PARA OS ALTOS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL, DEIXANDO O PAÍS COM O TERCEIRO LUGAR NO RANKING ENTRE OS 100 PAÍSES COM MAIORES IDH’S, DE ACORDO COM O PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PNUD. NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, COLOCA COMO DIREITO DO CIDADÃO E OBRIGAÇÃO DO ESTADO O ACESSO À EDUCAÇÃO E NA LDB – 9394/96, ASSEGURA AS MODALIDADES DE ENSINO AS QUAIS CRIANÇAS E JOVENS DEVEM FAZER CAMINHO AO LONGO DE SUA VIDA ESCOLAR. POR FIM, BUSCARMOS ANALISAR NUM PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO A PARTIR DE BOURDIEU E DURKHEIM, O QUE PORQUE A EVASÃO ESCOLAR NADA MAIS É DO QUE A REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE COMO UM TODO.