RESUMO
O PRESENTE TEXTO SE PROPÕE ANALISAR A IMPRENSA PERIÓDICA E OS IMPRESSOS PEDAGÓGICOS QUE SERVIRAM
COMO DOCUMENTOS PARA ILUMINAR A TRAJETÓRIA DE VIDA, E O PROJETO EDUCACIONAL APRESENTADO POR MARTHA
HAIRSTON À JUNTA ADMINISTRATIVA DA ESCOLA DE TRABALHADORAS CRISTÃS (ETC) E A JUNTA DE RICHMOND NO
PERÍODO DE 1953-1979. O PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO EM RELEVO ESTÁ ANCORADO NA PESQUISA HISTÓRICA,
NA PERSPECTIVA DE RECONSTRUIR PARTE DA HISTÓRIA DE VIDA DE HAIRSTON, ENQUANTO GESTORA DO SEMINÁRIO DE
EDUCADORAS CRISTAS (SEC). PARA ESCREVER SUA TRAJETÓRIA BUSCOU-SE FONTES EM DIFERENTES ARQUIVOS NO BRASIL
E ESTADOS UNIDOS. O SEC É UMA INSTITUIÇÃO DE ORIENTAÇÃO PROTESTANTE DO RAMO BATISTA VOLTADA PARA A
EDUCAÇÃO DAS MOÇAS, BATISTAS. O PENSAMENTO DE CARVALHO, NÓVOA, AZEVEDO E LOPES CONTRIBUÍRAM PARA
ENTENDER O PROJETO DE HAIRSTON NA (ETC) E NO SEC. AS FONTES UTILIZADAS FORAM COLETADAS NOS ARQUIVOS
PÚBLICOS E PRIVADOS ENTRE ELES ESTÃO: ATAS, JORNAL, CARTAS, RELATÓRIOS E LIVROS. OS PROSPECTOS, O BOLETIM
INFORMATIVO E A IMPRENSA PEDAGÓGICA FORAM VEÍCULOS DE PROPAGAÇÃO DO IDEÁRIO DE HAIRSTON NO NORDESTE
DO BRASIL, POIS TRATAVAM DA PARTE ADMINISTRATIVA, ACADÊMICA E RELIGIOSA. O JORNAL BATISTA UTILIZOU SUAS
PÁGINAS PARA DAR VISIBILIDADE AO SEU PROJETO, BEM COMO ÀS QUESTÕES EDUCACIONAIS, COM TEOR POLÍTICO, EM
QUE OS BATISTAS SE ENVOLVERAM, REINVIDICANDO AÇÕES DO ESTADO PARA ATENDER AOS SETORES MARGINALIZADOS
DA SOCIEDADE. A POSTURA DE HAIRSTON É RELEVANTE NO SENTIDO DE VALORIZAR A MULHER. OS BATISTAS SE
ENVOLVERAM NA CAMPANHA PARA AJUDAR NA ALFABETIZAÇÃO DOS MEMBROS DAS IGREJAS.