RESUMO
O OBJETIVO DESSE ARTIGO É REALIZAR UM ENFOQUE SOB OS OLHARES DE VÁRIOS AUTORES, SOBRE A EDUCAÇÃO ALTERNATIVA COM DESTAQUE AO INÍCIO DO SÉCULO XX COM A ESCOLA DO POETA E AO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO ATRAVÉS DAS ESCOLAS TRANSFORMADORAS NO BRASIL. DURANTE ESTE DIÁLOGO ABORDAREMOS A NECESSIDADE DE UMA PRATICA ALTERNATIVA URGENTE NA EDUCAÇÃO COMO AÇÃO COLETIVA, AO INVÉS UMA PRATICA CONFIGURADA POR UMA PEDAGOGIA MODERNA QUE PREPARA O ALUNO PARA VIVER ALGO FUTURO, NEGANDO O PRESENTE. ENFOCAMOS AINDA, QUE NÃO EXISTE UM MODELO PADRÃO DE EDUCAÇÃO E QUE ESSA NÃO DEVE SER REVOLUCIONÁRIA, MAS SIM EVOLUCIONÁRIA NÃO SENDO RESUMIDA A FORMAÇÃO INTELECTUAL OU UM SIMPLES PREPARO PARA O MERCADO DE TRABALHO, MAS PROVEDORA DE UMA EDUCAÇÃO EFETIVA QUE PROVOCA A INQUIETUDE, A REFLEXÃO DE UM SUJEITO QUESTIONADOR, TRANSFORMADOR, LIVRE E ACIMA DE TUDO FELIZ.