A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO ENFERMEIRO COMO EDUCADOR DA SAÚDE NAS AÇÕES PREVENTIVAS CONTRA A COVID - 19 EM AMBIENTES ESCOLARES. O PANORAMA DESSE COMBATE PASSOU A VER O PAPEL DA ENFERMAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR COMO CONQUISTA EM MEIO À PANDEMIA. PARA FUNDAMENTAR, SE BUSCOU LEITURAS DE LITERATURAS EXTRAÍDAS DE LIVROS, ARTIGOS, TRABALHOS CIENTÍFICOS, DOCUMENTOS LEGAIS COMO: BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE E MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, COFEN, ENTRE OUTROS. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FOCARAM NUMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL COM ESTUDOS EXPLORATÓRIOS DE MATERIAIS JÁ PUBLICADOS. ESTA APRESENTOU UMA ANÁLISE QUALITATIVA BUSCANDO INTERPRETÁ-LO EM TERMOS DO SEU SIGNIFICADO, TRAZENDO INFORMAÇÕES NOS MATERIAIS UTILIZADOS QUE ABRANGESSE O CONTEXTO DO PAPEL DO ENFERMEIRO NAS PREVENTIVAS CONTRA A COVID-19 PARA O AMBIENTE ESCOLAR. OS RESULTADOS ENCONTRADOS NA PESQUISA APONTARAM SOLUÇÕES PREVISÍVEIS E QUE PERMITIRAM DESENVOLVER AÇÕES DE INOVAÇÃO, E NA TENTATIVA DE BUSCA DAS ESTRATÉGIAS E PROPÔS PROMOÇÃO DE CURSOS NO PERÍODO ESCOLAR, MINISTRADO POR UM ENFERMEIRO. AS CONSIDERAÇÕES FINAIS PROPÕEM UM CONTEXTO NACIONAL QUE FOI SIGNIFICATIVO E CONTRIBUI PARA O AVANÇO DO CONHECIMENTO NA ÁREA DA ENFERMAGEM, COM A NECESSIDADE DE ACELERAR E MINIMIZAR AS CONSEQUÊNCIAS CAUSADAS PELA COVID-19, POR MEIOS DE AÇÕES DE INTERVENÇÃO E INOVAÇÕES DE ORIENTAÇÃO NAS ESCOLAS, ORIUNDAS DE PROFISSIONAIS ATIVAMENTE ACIONADOS, AINDA QUE APRESENTE DESIGUALDADES REGIONAIS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DESSE CONHECIMENTO.