O CRESCENTE AVAN?O TECNOL?GICO ESTABELECEU O CIBERESPA?O COMO UM AMBIENTE F?RTIL PARA O LIVRE TR?NSITO DE INFORMA??ES E EXPERI?NCIAS MARCADAS POR INTERSEC??ES CULTURAIS. NAS REDES SOCIAIS, A PRODU??O/RECEP??O E COMPARTILHAMENTO DE PR?TICAS COMUNICATIVAS, MATERIALIZADAS PELOS G?NEROS DE NATUREZA MULTIMODAL, RESSIGNIFICAM AS FINALIDADES DA LEITURA E OS MODOS DE SER LEITOR. POSTO ISSO, O OBJETIVO DESSA INVESTIGA??O ? O DE REFLETIR SOBRE O POTENCIAL DO G?NERO MEME COMO VETOR DE UMA PROPOSTA EDUCATIVA DE FORMA??O LEITORA PROBLEMATIZADORA, NAS AULAS DE L?NGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL. ACREDITA-SE QUE ESSA PERFORMANCE PEDAG?GICA, ORIENTADA ? AMPLIA??O DO PROCESSO DE DESCONSTRU??O DE ESTERE?TIPOS OPRESSIVOS, QUE VISAM ? IMOBILIZA??O DAS MINORIAS, ? LATENTE PARA FORTALECER UM MOVIMENTO DE TRANSFORMA??O SOCIAL. O QUADRO TE?RICO DE REFER?NCIA BASEOU-SE NAS PREMISSAS DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS, NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO REFLEXIVO, E NA ABORDAGEM DA CONCEITUA??O E DA FUN??O SOCIAL DO G?NERO SUPRACITADO. NO TOCANTE ? METODOLOGIA, OPTOU-SE PELA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, COM O INTUITO DE FIRMAR O CONTATO DIRETO COM AS PRODU??ES DO DOM?NIO CIENT?FICO QUE REFLETISSEM O TEMA E PROP?SITOS DA PESQUISA. OS RESULTADOS ACENARAM AS POTENCIALIDADES DO QUE-FAZER PEDAG?GICO PAUTADO NA UTILIZA??O DO G?NERO MEME COMO RECURSO DID?TICO DE PR?TICA LEITORA.
PALAVRAS-CHAVE: CIBERESPA?O; MULTILETRAMENTOS; FORMA??O LEITORA CR?TICA; MEME.