O PRESENTE ESTUDO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR AS DISCUSSÕES E AS MUDANÇAS QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, MAS ESPECIFICAMENTE, DA EDUCAÇÃO INFANTIL PASSAM CONSTANTEMENTE COM AS MODIFICAÇÕES EM NOSSA SOCIEDADE. O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRECISA SER DISCUTIDO E ARTICULADO PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS SUJEITOS QUE ESTÃO INSERIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO. SENDO ASSIM, É IMPRESCINDÍVEL TRAZER PARA A SALA DE AULA, PLANOS BEM SISTEMATIZADOS, INCLUSIVE, TRAÇANDO OBJETIVOS, METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS A SER APLICADO PARA SE ALCANÇAR O OBJETIVO MAIOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE É O DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO PLENO E INTEGRAL. CONTUDO, DEFENDEMOS QUE O PLANEJAMENTO É UMA DAS FERRAMENTAS QUE MEDIA E AUXILIA A PRÁTICA DO PROFESSOR. DIANTE DESSA REALIDADE, E BUSCANDO ENTENDER AS RAZÕES PELOS QUAIS OS EDUCADORES APRESENTAM TANTA RESISTÊNCIA NA HORA DE SE PLANEJAR AS AÇÕES QUE ENVOLVEM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM