O PRESENTE TRABALHO, PERMEIA UM ESTUDO DE INTERCONEXÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO COM A FORMAÇÃO PERMANENTE DOS DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA. COMO PRINCÍPIO PARTE-SE DA ANÁLISE DOS INDICADORES DE MATRÍCULAS E EVASÃO DA EJA/EPT E A PARTIR DESTA ANÁLISE, DIALOGAR COM OS DOCENTES, E BUSCAR POSSIBILIDADES PARA UMA PRÁTICA MAIS EFETIVA NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO INTEGRADO E CONSEQUENTEMENTE UM AVANÇO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE. ESTE TRABALHO TEM APORTE METODOLÓGICO, NO PARADIGMA INTERPRETATIVO COM A FINALIDADE DE COMPREENDER E INTERPRETAR A REALIDADE, SENDO DE NATUREZA QUALITATIVA, COM ANÁLISE DESCRITIVA. PARA COLETA DE DADOS FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADA COM COORDENADORES DE CURSO E DOCENTES DA EJA QUE ATUAM NO IFFAR. E A PESQUISA DOCUMENTAL. COM ESTA INVESTIGAÇÃO BUSCA-SE APONTAR ESTRATÉGIAS E POSSIBILIDADES PARA MELHOR REPENSAR O CURRÍCULO INTEGRADO NA FORMAÇÃO PERMANENTE DOCENTE E REPENSAR AS PRÁTICAS, AS FORMULAÇÕES SOBRE POLITECNIA, ESCOLA UNITÁRIA, TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E LIBERTADORA, AO MESMO TEMPO QUE SE PROCUROU GARANTIR O ACESSO AOS JOVENS E ADULTOS POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.