ESTE TRABALHO APRESENTA UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II ACERCA DAS DESIGUALDADES SOCIAIS EVIDENCIADAS NA PANDEMIA DO COVID-19, NA QUAL TROUXE MUDAN?AS NO CEN?RIO MUNDIAL EM TODOS OS ?MBITOS POSS?VEIS, PRINCIPALMENTE NA ?REA DA EDUCA??O. BUSCA ENTENDER SOBRE AS IMPLICA??ES DO ENSINO REMOTO E A ATUAL SITUA??O DAS ESCOLAS COM A VOLTA AS AULAS. COM ISSO, PARTE DO OBJETIVO DE ANALISAR A INFRAESTRUTURA E OS FATORES SOCIOECON?MICOS DESSES AMBIENTES E DOS ALUNOS. O DESENVOLVIMENTO SE DEU A PARTIR DO M?TODO QUANTITATIVO (AN?LISE ESTAT?STICA) E QUALITATIVO (AN?LISE DE CONTE?DO), SENDO DIVIDIDA EM TR?S ETAPAS: 1) LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO; 2) APLICA??O DOS QUESTION?RIOS; E 3) TABULA??O DOS DADOS. COMO RESULTADO, FOI POSS?VEL IDENTIFICAR AS MUDAN?AS OCORRIDAS NESSE PER?ODO PAND?MICO E AS DIFICULDADES OBTIDAS PELOS ALUNOS TANTO EM RELA??O AS AULAS COMO AO ACESSO A INSTITUI??O. PORTANTO, A PESQUISA SE JUSTIFICA POR SER UMA TEM?TICA EXTREMAMENTE NECESS?RIA, ENFATIZANDO QUE O MEIO T?CNICO-CIENTIFICO-INFORMACIONAL FOI ESSENCIAL NESSE PER?ODO, CONTUDO, CONSTATOU AINDA MAIS OS PROBLEMAS SOCIOECON?MICOS QUE AS ESCOLAS DO BRASIL V?M PASSANDO, DEIXANDO MAIS EVIDENTE AS DESIGUALDADES SOCIAIS.